Tipos De Lojas Virtuais – Qual Tipo Escolher?

Tipos De Lojas Virtuais – Qual Tipo Escolher?

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Você já parou para pensar quantos tipos de lojas virtuais existem? E agora, qual tipo de loja virtual escolher? O ramo de e-commerce é bem atrativo e vem crescendo cada vez mais. Diversos empreendedores se sentem, no entanto, intimidados pela proposta de investir nesse segmento porque não possuem tanta experiência ou muita informação sobre o assunto.

Se você possui interesse em adquirir ou montar uma loja virtual e está em dúvida sobre qual tipo de loja virtual é a melhor opção para você, continue lendo esta matéria.

Por onde começar?

Antes de mais nada, é essencial que você faça suas pesquisas pessoais e comece a definir mentalmente o que deseja em uma loja, com o que você gosta e quer trabalhar, e então começar a planejar e olhar os tipos de loja existentes. Abrir ou gerir uma loja virtual não é muito diferente de fazê-lo em uma loja física.

Tendo isso em mente e definindo o nicho ao qual você vai se inserir, vale a pena se preparar para encarar concorrentes e outras dificuldades que possam aparecer, pois este é um comércio. Quanto mais você se planejar e traçar suas estratégias, maiores serão as chances de seu negócio dar certo.

Outro ponto importante em relação ao planejamento é que dessa forma, você terá a chance de conhecer mais sobre o mercado, descobrir o perfil de seus clientes e perceber suas necessidades. Você só tende a ganhar com o planejamento de seu negócio, e isso tornará mais claro para você ou qualquer empreendedor o tipo de loja virtual que deve escolher. Não opte por começar com um tipo de loja já pronta, grandiosa, sem antes passar por este processo, pois isso pode trazer arrependimento e gastos extras no futuro.

Os tipos de lojas virtuais

Após fazer o planejamento de seu negócio, você pode conhecer algumas opções de lojas virtuais, suas funções operacionais e técnicas e outras informações gerais.

#1 – Loja dentro de outra Loja

Essa é a melhor opção de escolha para quem ainda se sente inseguro em relação ao e-commerce e prefere adquirir mais experiência nas vendas. Esse tipo de loja não requer investimento ou preocupação com a plataforma que vai usar, nem com montagem de loja. O vendedor vai cadastrar seus produtos em sites de venda como o Toda Oferta ou o Mercado Livre e anunciar seus produtos. Alguns sites cobram taxas para anunciar os produtos e é preciso pagar a comissão de venda de cada produto. Dessa forma, o empreendedor pode testar a área em que quer atuar sem se arriscar e investe um valor quase nulo nessa empreitada. Essa opção não é muito bem vista por outros vendedores virtuais, mas é a melhor forma de você conhecer seu público-alvo e adquirir uma base para que você futuramente monte a sua própria loja.

#2 – Loja virtual alugada

Outra opção para quem está entrando agora no comércio virtual, e tem dúvidas sobre o tipo de loja que deve escolher, é o modelo de loja virtual alugada. Essa opção também permite que a pessoa conheça mais profundamente o mercado em que quer se inserir, possa fazer testes de público e não precise fazer um investimento tão grande nisso.

Através de pacotes mensais, o empreendedor obtém um sistema criado rapidamente, que pode ser modificado ou complementado de acordo com o seu desejo. O valor da mensalidade de uma loja alugada varia de acordo com a empresa que você vai contratar e os serviços que você vai agregar à sua plataforma.

Esse tipo de serviço é oferecido por “empresas de hospedagem”, que alugam a plataforma de loja virtual e arcam com a responsabilidade técnica. Isso permite que você como investidor, possa se preocupar com outras necessidades de sua loja, como a divulgação e um atendimento de qualidade. Caso deseje desfazer o contrato de locação com a empresa, você não perderá o banco de dados do sistema utilizado.

#3 – Loja virtual própria

Outro tipo de loja virtual é a loja montada pelo próprio empreendedor. Esta modalidade não é difícil mas requer um planejamento mais consistente e um investimento maior em seu negócio. Também estão implícitos no processo, riscos com investimentos e escolhas erradas.

Um mal planejamento pode levar à perda de seu investimento e até de sua loja. Mas é a opção em que você terá maior autonomia e provavelmente se dedicará mais, aprenderá mais e por fim, conseguirá lucrar mais. Esse tipo de loja pode ser montada desde o início, através de plataforma comprada ou open source.

Nesse modelo de loja você pode desenvolver melhor seus projetos e terá maior flexibilidade na conversação com outros softwares e instalação de módulos, além de se preocupar em atender suas necessidades como empreendedor, e as necessidades de seus clientes.

Despesas

Das opções que foram citadas e as que não foram, todas irão gerar algum tipo de despesa, não tem como fugir disso. O que você pode fazer é ver a despesa como um investimento, uma oportunidade de melhorar seu negócio. Você pode investir no atendimento ao cliente, para que ele desfrute de mais canais de comunicação, de mais informação sobre a sua loja. Investir no marketing e publicidade de sua loja virtual. Para que você seja visto com destaque no mercado com credibilidade e confiança.

Você pode investir em cursos e em conhecer mais sobre o mercado digital, para acompanhar suas evoluções e novidades, para ser capaz de enxergar boas oportunidades e riscos iminentes. Além disso você pode sempre melhorar sua loja, torná-la mais agradável, mais fácil para o uso de seus clientes. Tudo isso volta para você em forma de lucro, de feedback positivo, de um espaço cativo no mercado digital.

A escolha do tipo de loja virtual é um detalhe conveniente à forma que você empreendedor quer se sentir em relação ao mercado. Mas a forma com que o cliente enxerga o seu negócio só depende de você e de sua paixão pelo que faz. Planeje, trace metas, acredite em seu negócio. Pondere o tipo de loja que mais atende as suas necessidades e expectativas e prossiga no comércio. Esse é um caminho cheio de oportunidades e formas de crescer.

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