Taxa de abertura de e-mail

Taxa de abertura de e-mail

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Abertura de e-mails

O intuito do planejamento de marketing é utilizar o ponto inicial como referência e estabelecer onde se quer chegar. E claro, as estratégias para o percurso.

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Portanto, o plano de marketing nada mais é que uma ferramenta de gestão para sua empresa se manter competitiva no mercado. Ao produzir um plano de marketing detalhado, o que é possível ser feito com poucos recursos, uma das estratégias que podem ser utilizadas é o e-mail marketing.

O que é e por que utilizar e-mail marketing?

O e-mail marketing tem grande apelo comercial, e por focar em vendas, promoções e lançamentos, é bastante utilizado por e-commerces de sucesso.

Mesmo diante de tantas tecnologias, o e-mail continua sendo um excelente canal de comunicação para manutenção de relacionamento com o cliente. Essa ferramenta é versátil, e isso faz dela muito útil, e pode ser utilizado para diversas finalidades, como: em pesquisas ou releases.

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Um dos principais aspectos que transformam o e-mail marketing em uma ferramenta forte, é a capacidade de entrega conteúdo de alta qualidade para os contatos que desejam recebem mensagens sobre o seu negócio.

Não utilizá-lo é o mesmo que cometer uma falha muito grave no relacionamento com o cliente, simplesmente porque abrir mão desse canal de comunicação, que atende exclusivamente uma parcela de consumidores que não utilizam redes sociais, por exemplo.

Um sinal de respeito ao consumidor é oferecer com a maior facilidade possível a possibilidade de cancelar o cadastro para recebimento desses e-mails, esse poder de escolha aumenta a credibilidade da marca.

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Mesmo aplicando todas as características positivas no uso do e-mail marketing, algumas preocupações permeiam os pensamentos de quem utiliza essa ferramenta como principal fonte de conversões em vendas. A partir daí se estabelece a preocupação com a taxa de abertura do e-mail marketing.

Porque e-mail marketing?

Na prática os e-mails convertem vendas se comparado entre todos os veículos, vídeos, banners, anúncios em revistas, em grande escala. Isso porque o grande trunfo é a segmentação, ponto essencial de uma campanha de e-mail marketing é muito bem feita. Ao ignorar a segmentação, o resultado será uma porção de potenciais clientes irritados com as suas caixas de mensagens cheias.

Taxa de abertura do e-mail marketing

Para melhorar as taxas de abertura não há fórmula mágica, mas uma lição você já aprendeu: a segmentação é tudo. Além disso, o mercado vem mudando e a forma como trabalhar com e-mail marketing também.

Há algum tempo taxadas de abertura entre 20% e 30%, cliques entre 2% e 3%, eram taxas normais. Mas sabe-se que atualmente um terço das vendas são de responsabilidade da efetividade do e-mail marketing.

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Algumas estratégias, como automações de e-mails colaboram com as altas taxas de efetividade dessa ferramenta.

Verifique abaixo quais estratégias podem ser aplicadas em seu negócio:

– Preparar um bom cadastro

Preparar um cadastro claro que possa ser utilizado com facilidade, para que o cliente entra ou saia da sua lista.

– Conhecer a audiência

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Essa qualidade, quando desenvolvida, está diretamente ligada a segmentação. Ao conhecer hábitos, por exemplo, permite que a taxa de abertura aumente apenas por programar corretamente o horário de envio.

Entender para quem não funciona, se baseando em análises das últimas campanhas, e para esse público aplicar outras estratégias.

– Nome no remetente

Por causar proximidade com o recebe, ao colocar o nome pessoal no e-mail marketing em vez de utilizar o nome da empresa, aumenta sensivelmente a taxa de abertura.

– Assunto do e-mail

Assuma a responsabilidade em criar assuntos muito criativos em seus e-mails, isso representa 50% do sucesso pelo interesse na mensagem. A mesma mensagem pode ser enviada com assuntos diferentes. Cuidados como uso evitar o uso de caixa alta no assunto devem ser tomados, isso afasta o leitor. Já utilizar números atrai a atenção das pessoas.

– Beleza

O design de um e-mail marketing é muito importante para manter o cliente interessado pela leitura. Os textos curtos facilitam a organização.

– Chamada para ação

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Esse é o ponto principal ao montar o seu e-mail marketing, como, quando e onde fazer a call to action, que nada mais é que indicar o caminho para o cliente seguir para a próxima etapa rumo a compra.

Lembre-se do foco: conversão.

– Dados para contato

Com dois objetivos principais: aumentar a interação com outros canais de comunicação, e aumentar a credibilidade, sempre mantenha os dados para contato em seu e-mail marketing.

– Frequência

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Inicialmente teste poucos envios semanais, mas cada lista segmentada vai responder de formas diferentes. Portanto, posteriormente, ao conhecer bem cada lista, essa interação também poderá ser adaptada.

Cuidado com a Blacklist

Quando uma pessoa recebe seu e-mail e joga para a caixa de lixo ou spam, aumentam as chances de seu e-mail entrar para a lista negra dos servidores, a temida blacklist.

Outro fator que faze seus e-mails entrarem para essas temidas listas negras são os títulos. Com as empresas se especializando cada vez mais no desenvolvimento do marketing digital, fica cada vez mais claro que os e-mails inconvenientes perderam espaço com servidores obcecados por vasculharem a bloquearem esse tipo de mensagem.

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Acontece que uma vez seu endereço de e-mail dentro dessas temidas listas, qualquer coisa enviada pode ir diretamente para a caixa de spam de seus futuros clientes.

As blacklists se tornaram um mal necessário que deve ser evitado por quem atua com conformidade. E será sempre o alvo de quem deseja burlar regras, ainda que sejam regras de boa convivência.

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