Sites de compra online: como escolher entre tantos?

Sites de compra online: como escolher entre tantos?

0
SHARE
Sites de compra online: como escolher entre tantos?
Sites de compra online: como escolher entre tantos?

Leia nesse artigo dicas de como escolher sites de compra online e realizar bons negócios.

 

Os sites de compras online estão aos milhares na internet, apresentando produtos dos mais diversos ramos de atividades, com sites que comercializam desde brinquedos e roupas infantis até produtos para amantes do automobilismo.

Alguns sites de compras são mais específicos, atuando em nichos de mercados mais exclusivos, com produtos que atendem a um determinado tipo de público.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Com a crescente expansão da internet, os sites de compras oferecem atualmente quase todos os tipos de produtos que são vendidos em lojas físicas, além do que também os grandes magazines estão investindo em sites de compras pela internet, inclusive oferecendo a possibilidade de um internauta tornar-se um afiliado, o que pode fazer crescer a vontade de empreendedorismo no Brasil.

Um empreendedor digital possui, na própria internet, todas as ferramentas para divulgação do seu trabalho, principalmente através das redes virtuais, o que possibilita o uso de diversas estratégias e de um crescimento exponencial de vendedores online.

Como saber, no entanto, se um site de compras é confiável?

Com tanta disponibilidade de sites de compras na internet, sempre vem a dúvida: como saber se o site é confiável? Como saber se o produto será entregue, uma vez que, na internet, você paga antes de receber o produto?

Veja alguns pontos que devem ser observados nos sites de compras:

1. Um dos pontos que deve ser verificado é a reputação do site de compras, que você pode conferir em portais de reclamações e denúncias, como no Reclame Aqui, por exemplo.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

2. No próprio site de compras deve haver, além do endereço da empresa (físico), o seu número de CNPJ, garantindo que é uma loja que segue a legislação. Se você desconfiar de alguma coisa, confira o CNPJ no site da Receita Federal.

3. Ainda no site de compras, você também poderá verificar o histórico da empresa e a avaliação dos usuários, sabendo se os problemas apresentados pelos clientes foram solucionados. Os problemas mais comuns apresentados são o desrespeito ao prazo de entrega e produtos com defeito.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

4. Verifique também nas redes sociais se as empresas dos sites de compras possuem o seu perfil atualizado, lembrando que a maior parte dos clientes prefere reclamar diretamente na fanpage, deixando o conteúdo mais visível para outros compradores.

5. Desconfie sempre de preços muitos baratos nos sites de compras. Sempre o barato sai caro. Um produto de qualidade também deve ter um preço equivalente e, em promoções muito atraentes sempre pode haver algum engodo.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

6. Verifique os termos e condições de compras dos sites online.

Os termos e condições funcionam como um contrato, servindo como uma espécie de acordo comercial firmado entre você, cliente, e a empresa. Procure saber sobre como obter reembolso, as condições de entrega, a possibilidade de troca de mercadoria com defeito, etc.

Os sites de compras devem ter suporte para dúvidas

Como você é um cliente, sempre terá direito a esclarecimento de dúvidas. Os sites de compras confiáveis sempre oferecem o suporte para tirar dúvidas via char ou através de telefone e e-mails.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Se tiver algum problema quando fizer uma compra, é importante você ter como entrar em contato com os sites de compras. Desconfie dos sites de compras que não oferecem suporte por telefone. Isso pode deixar você sem saber se o seu e-mail foi lido ou não e não sabendo também quanto tempo levará para ter seu problema solucionado.

Compare os sites de compras, verifique tudo muito bem antes de fazer uma compra e tenha a certeza de que está tratando com uma empresa confiável. Como dissemos, se você pagar e não receber o produto, deverá ter os meios para lutar pelos seus direitos.

LEAVE A REPLY