Google Top 10. Como alcançar o topo nos sites de busca

Google Top 10. Como alcançar o topo nos sites de busca

0
SHARE

O sonho de todo empreendedor da Internet é colocar seu site entre os top 10 nos principais sites de buscas. Isso é compreensível tendo em vista que uma posição entre as dez primeiras ocorrências no Google ou Yahoo pode render à página alguns milhares de visitantes todo mês a um custo irrisório. É fato que aparecer entre os top 10 para uma palavra popular não é uma tarefa fácil e exige algum conhecimento sobre os sites de busca. Por outro lado, qualquer empreendedor que se dedique a preparar o seu site de forma adequada, pode atingir esse objetivo. De forma simplificada, existem quatro ações que o empreendedor da Internet deve fazer para tentar colocar o seu site no topo da classificação.  São as seguintes:

Encontrar as palavras-chave mais adequadas para o seu negócio:.

Palavra-chave é aquela que presumivelmente, o internauta vai digitar nos sites de busca ao tentar encontrar o seu produto e que, portanto, deve existir em seu site. Encontrar a melhor palavra-chave a ser trabalhada é provavelmente a tarefa mais importante no processo de otimizar um site. Para isso é interessante você saber qual é a quantidade de buscas realizada para as palavras associadas ao seu produto e qual a quantidade de páginas que disputam o ranking dos sites de busca. O interessante é que nem sempre a palavra óbvia ou com maior quantidade de buscas é a que vai lhe dar uma maior chance de sucesso, mas aquela palavra que tenha um equilíbrio entre oferta e procura.  É muito difícil conseguir uma boa classificação para palavras genéricas como  “sexo” por exemplo, que, embora tenha uma infinidade de buscas, tem ocorrência em mais de nove milhões de páginas concorrentes, somente no Yahoo.

Colocar as palavras-chave nos locais corretos:

Tendo escolhido as palavras-chave, a próxima etapa é colocá-las nas páginas de seu site de forma que as ferramentas de buscas “que andam perambulando” pela Internet as encontrem com facilidade e as coloquem no topo do ranking.  As ferramentas de buscas varrem toda a página em busca da palavra-chave, porém em alguns locais como o título e subtítulos da página, primeiro parágrafo,  links e Url., a sua existência vai representar mais pontos e melhor classificação.  A quantidade de vezes que a palavra-chave deve aparecer no texto vai depender do tamanho da página, sendo que um eventual excesso aqui, também pode ser punido pelos sites de buscas com perda de pontos . Uma freqüência ao redor de 5% em relação ao total de palavras é bem interessante.

Preparar a página com as meta-tags:

Tags  são trechos de código com informações sobre a página e que são decodificadas pelos sites de busca. Existem diversos tipos de tags, porém as de especial interesse dos sites de busca são as tags “title”, “description”, e “keywords”.  Colocando-se essas tags no código fonte da página, ficará bem mais fácil para ossites de busca, descreverem o conteúdo do site e fazerem a sua classificação.

Tornar o site popular por meio de links de entrada :

A quarta e última tarefa é tornar o site mais popular na Internet e isso, para os sites de busca significa possuir muitos e bons links de entrada de outras páginas.  Observe que não se trata apenas de aumentar a quantidade de links com qualquer site, mas sim com aqueles que tenham alguma similaridade de conteúdo e que estejam bem posicionados nos sites de busca.
Outra ação interessante é realocar os links internos de forma a privilegiar as páginas mais importantes.

Embora as ações acima pareçam trabalhosas, não é nada que não possa ser realizado pelo empreendedor. É recomendável a leitura de bons livros sobre o assunto e, se possível, algum curso que possibilite esse a consolidação desse conhecimento. O resultado pode ser extremamente compensador em termos de visitação e vendas.

  Veja mais sobre esse assunto em SITES DE BUSCA

LEAVE A REPLY