Reclame Aqui: Saiba se sua loja virtual está na lista negra dos...

Reclame Aqui: Saiba se sua loja virtual está na lista negra dos consumidores

0
SHARE
Saiba se sua loja virtual está na lista negra dos consumidores
Saiba se sua loja virtual está na lista negra dos consumidores

Saiba se sua loja virtual está na lista negra dos consumidores e o que pode ser feito para evitar isso

Você sabia que, todos os dias, cerca de 600 mil consumidores realizam pesquisas sobre a reputação de empresas, tanto físicas quanto virtuais, no Reclame Aqui? Esse site é famoso por reunir todo o tipo de reclamação que os clientes possuem dos estabelecimentos nos quais realizaram compras.  A partir da reclamação, a equipe do site procura ajudar o consumidor a ter o seu problema resolvido, intermediando a comunicação. Depois que o cliente é atendido (ou não) pela empresa ele deve dizer ao site se voltaria a fazer negócios com essa mesma empresa.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

A partir dessa informação, do número de reclamações que cada empresa tem e da porcentagem de reclamações que são resolvidas, bem como do tempo médio para resolver o problema do consumidor e de uma nota que ele pode dar à empresa, o site faz um cálculo que define qual o selo que a empresa vai receber.

São eles RA 1000, ótimo, bom, regular, ruim e não recomendada. Dessa forma, o Reclame Aqui é também muito usado, portanto, pelos consumidos que querem saber quais são as lojas mais indicadas para adquirir produtos e serviços. Para saber se sua loja virtual está na lista negra dos consumidores basta acessar a plataforma e pesquisar pelo nome do seu negócio.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Importância de acompanhar as avaliações do Reclame Aqui

É por tudo isso que as avaliações do Reclame Aqui devem ser consideradas pelos gerentes de e-commerce preocupados em garantir a credibilidade e a boa reputação do seu negócio online.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Um empreendedor de visão, portanto, não deve enxergar esse site como um inimigo que apenas quer prejudicar a sua imagem. E sim, ao contrário, uma ferramenta que ajuda a identificar como está a satisfação (ou a falta dela) dos seus clientes a respeito do atendimento prestado pela sua loja virtual.

No entanto, é importante que o seu e-commerce disponha de mecanismos próprios para realizar o pós-vendas e assim controlar também por meio deles como foi a experiência de compra do consumidor. Com essas informações o empreendedor virtual pode saber onde precisa melhorar, a fim de proporcionar ao seu cliente uma compra confortável, simples e rápida.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Além disso, com uma boa reputação no Reclame Aqui e em demais sites de avaliação de marcas e empresas, o seu volume de vendas pode crescer, pois mais consumidores se sentirão seguros em adquirir mercadorias do seu e-commerce.

Dicas para a sua loja virtual não estar na lista negra dos consumidores

Já que o Reclame Aqui é um site muito usado pelos consumidores que tem se mostrado bastante confiável e transparente, o melhor é evitar que a sua loja virtual fique com uma má reputação, como ruim ou mesmo não recomendada. Mesmo o selo regular pode atrapalhar as suas vendas, sendo que o bom, o ótimo e o RA 1000, com certeza, são os selos mais desejados.

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS

>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX 
>O QUE É E-PROCUREMENT

Portanto, o primeiro passo para receber boas avaliações dos seus clientes é sempre priorizar a resolução rápida dos problemas que eles estão tendo com o seu e-commerce. Existe uma série de situações que podem ser relatadas, sendo que entre algumas delas estão: atraso na entrega, produto com defeito, produto não recebido e troca-devolução.

Outros problemas que podem levar o consumidor a registrar a sua queixa no Reclame Aqui são propaganda enganosa, estorno do valor pago, produto errado, divergência de valores, problemas na finalização da compra, entre outros. Por outro lado, é preciso evitar que novas reclamações sobre antigos problemas voltem a aparecer.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Para tanto, pode ser preciso fazer mudanças em seu sistema de compras ou mesmo negociar com novos fornecedores, sendo que para cada situação existem as soluções mais adequadas. A questão é que você, sabendo de um problema que ocorre com alguma frequência em seu e-commerce, não pode ficar sem fazer nada.

Mesmo quando está difícil de encontrar a solução ou é preciso investir financeiramente para resolver uma falha é importante tomar uma providência. Assim, você não corre o risco de perder clientes e mesmo de ficar sem conquistar novos consumidores. Além disso, é preciso levar em consideração que as pessoas que compram na internet estão cada vez mais exigentes. Dessa forma, mesmo algo que você não imaginaria que poderia render uma reclamação pode sim ser o motivo para uma queixa.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Conhecer o seu público alvo, aliás, vai ajudar você saber qual é o grau de exigência que possui o perfil do consumidor que costuma adquirir os produtos que você vende. Ou seja, para agradar os seus clientes em potencial não deve apenas oferecer um produto de qualidade, mas também um atendimento do nível que eles esperam.

Como evitar reclamações dos seus clientes

Para muitas pessoas pode parecer simples ter uma loja virtual, mas a verdade é que qualquer empreendimento é muito mais do que apenas vender um produto. Existe a necessidade de toda uma estrutura para garantir o sucesso da negociação, como um site seguro, de fácil navegabilidade, que ofereça formas de pagamento atrativas, que calcule o frete, etc.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Isso é apenas uma parte e até agora só foram citados características importantes daplataforma. Além disso, existe toda a questão administrativa, que engloba o sistema de logística (estoque, entrega, etc), gestão de fluxo de caixa, gerenciamento da equipe e muito mais.

Isso significa que não é pouco tudo o que se deve estar no controle para que as compras sejam realizadas adequadamente, até a hora da encomenda chegar na casa do cliente e ele ficar satisfeito. Para evitar reclamações dos seus clientes, portanto, o gerente do e-commerce  deve ter essa visão, perceber todos esses aspectos como importantes na sua loja virtual.

➜ Datas comemorativas

No entanto, nem sempre ele poderá fazer tudo sozinho, ainda mais à medida que a empresa cresce e, por isso, em uma determinada altura terá que contratar colaboradores. Para que o atendimento ao cliente seja de excelência, a equipe toda deve ter essa mesma noção. Dessa forma, os seus membros podem ter que passar por capacitações para atuarem de forma satisfatória, sendo um campo no qual é preciso investir para se obter sucesso de vendas e clientes satisfeitos.

Por fim, é importante ainda dispor de canais eficientes na sua plataforma para que os seus clientes possam se comunicar com a equipe do seu e-commerce a fim de registrar reclamações e mesmo esclarecer dúvidas. Dessa forma, é possível até mesmo evitar que o cliente insatisfeito publique em outros sites reclamações sobre a loja virtual.

LEAVE A REPLY