Quem tem direito ao benefício INSS?

Quem tem direito ao benefício INSS?

0
SHARE

O INSS concede uma série de benefícios para o povo brasileiro, variando de acordo com a necessidade. Existem auxílios que podem ser solicitados em qualquer momento, desde que o indivíduo contribua mensalmente com o órgão, enquanto que há outros que só podem ser solicitados após o segurado preencher determinados requisitos, como é o caso das aposentadorias.

De modo geral, podem solicitar benefícios do INSS? aqueles que contribuem com o órgão, ou seja, são segurados e arcam mensalmente com um determinado valor, de acordo com a categoria que se enquadram e com o serviço que realizam.

Direito aos benefícios INSS

Para solicitar os auxílios do INSS, como auxílio-doença, salário-maternidade, pensão e outros, é preciso ser segurado do órgão. No caso de auxílio-doença, o segurado precisa marcar uma consulta com um perito do órgão, para que ele afirme a necessidade de ser afastado do trabalho e receber o auxílio. Esse auxílio dura alguns dias e, caso o segurado ache que ainda não pode voltar a trabalhar, pode solicitar que continue com o auxílio por mais um tempo.

Para solicitar o salário-maternidade, há determinadas regras e requisitos que a segurada deve estar atenta, como solicitar cerca de 28 dias antes do parto, entre outras.

Benefício Concedido

Benefício concedido é um termo utilizado quando o auxílio ou aposentadoria que foi solicitado, acabou sendo aprovado e concedido ao segurado. Esse termo consta no sistema do INSS, em uma consulta de situação de benefício que pode ser feita por qualquer segurado que solicitou um benefício.

Ao efetuar a consulta de situação de benefício, vários termos podem aparecer e o “Benefício Concedido” é um deles. Isso significa que todas as informações e documentos foram analisados pelo INSS e que o benefício lhe será pago. Você deverá aguardar a Carta de Concessão chegar com mais instruções em sua residência.

Quanto tempo para recebimento

A Carta de Concessão é entregue na residência do segurado em até 15 dias úteis após o benefício for concedido. A tendência é que o auxílio comece a ser pago logo no mês seguinte à concessão, na conta bancária informada no momento da solicitação. Dependendo do valor do benefício e do número final do mesmo, os pagamentos são feitos em determinados dias a cada mês.

A Previdência libera o calendário de pagamento, para que todos saibam o dia em que serão pagos e que o dinheiro cairá na conta.

LEAVE A REPLY