Quem são os influenciadores online

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Quem são são os influenciadores online
Quem são são os influenciadores online

LEIA NESSE ARTIGO INFORMAÇÕES SOBRE QUEM SÃO OS INFLUENCIADORES DIGITAIS E COMO ELES PODEM AJUDAR O SEU E-COMMERCE

 

Talvez você nunca tenha ouvido falar da expressão “influenciadores digitais”. Essa expressão é relativamente nova, mas já é uma grande tendência, com muita gente falando sobre isso, enquanto eles, os influenciadores digitais, estão falando sobre tudo.

Mas bem, você sabe o que são influenciadores? Eles são indivíduos que são famosos nas redes sociais e conseguem colecionar seguidores e fãs seja no Instagram, SnapChat ou no Youtube.

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QUEM SÃO OS INFLUENCIADORES?

Para ficar claro, influenciadores digitais não são nada mais do que indivíduos que utilizam sua própria personalidade, aliada a tecnologia, para conseguir atrair da forma correta a atenção de outros que também pensam ou que se interessam por coisas semelhantes a eles. Sendo assim, influenciadores digitais nada mais são do que porta- vozes de determinados grupos, funcionando como um elemento agregador desse nicho de sujeitos.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceO interessante é que não é necessário ser a pessoa mais popular para conseguir ser um bom tipo de influenciador digital. E essa é uma das vantagens essenciais da internet. Ela acaba dando espaço para qualquer tipo de indivíduo que venha e queira aparecer e se conectar com indivíduos semelhantes a ele.

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Desse modo, você irá encontrar influenciadores gamers, fitness, nerds, marombados, modelos, engraçados e qualquer outra peculiaridade que você desejar.

MAS BEM, QUEM REALMENTE SÃO ESSES SUJEITOS QUE CONSEGUEM ATRAIR TANTA GENTE?

De forma simples, eles são apenas indivíduos que conseguem falar o que o público deseja ouvir (um determinado público) e por isso conseguem ter sucesso. Desse modo, você verá influenciadores digitais conversando sobre séries de TV ou jogos de vídeo game, conversando sobre as experiências como pais, ensinando receitas de comida, fazendo tutorial de cortes de cabelo e aí por diante.

Como é possível ver, as possibilidades de tema para um influenciador digital atuar são quase infinitas, ainda mais se tratando de redes sociais. Mas bem, agora que você já entendeu como ele atua, como saber utilizar ele de uma forma que auxilie nas vendas do seu comércio eletrônico?

Como você deve ter percebido, os influenciadores falam sobre tudo e aí está a principal chave dele: ou seja, encontre um influenciador digital de acordo com o seu nicho de mercado. Isso quer dizer que não faz sentido chamar um gamer para falar sobre maquiagem. É necessário que o influenciador tenha o mesmo público que a sua loja.

CONFIRA OS TIPOS DE INFLUENCIADORES

Mesmo que tratem de diferentes assuntos, os influenciadores acabam exercendo um papel comum junto aos seguidores. E atualmente, segundo a ferramenta Traackr, há dez tipos de categorias. Quer saber quais são, confira:

CONECTOR:

O influenciador que consegue conectar a sua marca com o público que lhe segue;
Celebridade: geralmente possui uma grande quantidade de seguidores;

INSIDER:

Costuma possuir um grande poder local;

MARCA:

Tem uma reputação e um nome que vale muito, sendo isso uma própria espécie de marca;

AUTORIDADE:

Tem grande moral dentro do seu nicho de atuação;

JORNALISTA:

Acaba exercendo um papel novo na cobertura de fatos, conseguindo tratar de assuntos de interesse comum de um foco bem específico de indivíduos;

ATIVISTA:

É o influenciador que deve um movimento ou uma causa que cria um movimento dos seus seguidores, conseguindo gerar mais engajamento;

DISRUPTIVO:

É aquele influenciador que possui novas ideias e consegue alimentar o debate com opiniões bem diferentes;

ANALISTA:

É o influenciador que contribui com seu conhecimento sobre o tema, apresentando muitos dados;

EXPERT:

É aquele que cria produtos focados no tema em questão, sendo um experto na área. Tendo em mente esses diferentes tipos de influenciadores digitais, é importante saber o papel que cada um tem sobre o público antes de escolher irá representar sua marca.

COMO ESCOLHER O MELHOR INFLUENCIADOR PARA A SUA CAMPANHA

Nesse ponto, é essencial que você saiba para quem deseja falar, ou seja, qual seu público e o que pode fazer com que se interessem pelo produto. Então, é fundamental que você foque em nichos de conteúdo, ainda mais quando seu serviço ou produto é focado em um grupo bem direcionado de clientes.

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Por exemplo, se você vende hambúrgueres veganos, é fundamental que seu influenciador esteja na categoria de alimentação, mas que vale sobre alimentação saudável em seu canal. Caso contrário, qual sentido faria ele para o seu público?

O QUE VOCÊ PRECISA OLHAR ANTES DE ESCOLHER UM INFLUENCIADOR

Os influenciadores digitais que já tem alguma experiência no mercado costumam ter um kit mídia. Isso é um documento com o qual o anunciante pode conseguir checar o tipo de público que mais consome os vídeos que são publicados no canal de Youtube do influenciador, além de conseguir checar quem são os milhares de seguidores do instagramer. Nesse documento, também são disponibilizados outros dados, como a região do país de quem acessa os vídeos e o tempo médio de visualização.

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Essas informações são fundamentais para a correta escolha do influenciador. Agora, não são todos os influenciadores que possuem essas informações detalhadas para que você possa conferir. Mas nesses casos, a dica é analisar o feed do influenciador que você deseja contratar.

É preciso prestar atenção no tipo de conteúdo que ele vem compartilhado, e também analisar todos os posts que já foram feitos. Gaste algum tempo lendo os comentários que foram postados e quantas curtidas e “descurtidas” o influenciador recebeu nos últimos tempos. Outra informação que pode ajudar é checar como consiste o engajamento gerado pelo influenciador, ou seja, se ele gera elogios, reclamações, dúvidas ou sugestões.

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Quando um influenciador possui um grande número de seguidores e um baixo engajamento, isso pode ser um sinal de que seu canal não é o mais indicado para o seu investimento.

Como os influenciadores contribuem na melhora das vendas do seu e-commerce

Você já sabe quais são os papéis influenciadores exercem e isso explícita a forma como eles podem auxiliar na melhora das vendas do seu comércio eletrônico. O fato de ter grande poder sobre seus seguidores e a sua confiança é fundamental para que eles inspirem potenciais clientes a adquirir produtos da sua marca. E isso, como sempre, pode ser uma excelente forma de marketing a se apostar.

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