Quanto Custa Montar Uma Loja Virtual?

Quanto Custa Montar Uma Loja Virtual?

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Você já se perguntou quanto custa montar uma loja virtual? Bom, para as pessoas com interesse em investir na área de e-commerce, mas não possuem muita experiência no assunto, fica a questão de quanto deve ser gasto para montar uma loja virtual. Definir o valor de custo da montagem de uma loja virtual não é algo exato e não pode ser feito sem uma análise detalhada do que se pretende em questão.

No mercado virtual, existe um crescimento cada vez maior tanto de investidores quanto de consumidores. Portanto, não é tão caro para se montar uma loja virtual em comparação às lojas físicas, mas é necessário possuir um valor de investimento para que o seu negócio tenha destaque. Existem provedores de hospedagem que oferecem um caminho aparentemente mais fácil para conseguir uma loja virtual, mas não vale tanto a pena quanto parece.

A forma mais simples de se descobrir quanto você vai gastar em uma loja virtual é fazer em primeiro lugar um planejamento de tudo o que você pretende ter e desenvolver em sua loja, todos os pontos essenciais que no fim do seu projeto irão mudar o valor total de custo.

Defina os custos da criação de um e-commerce

Para definir de forma precisa quanto você vai gastar na montagem de sua loja virtual, é necessário antes conhecer as áreas que estão compreendidas em seu negócio. Existem três elementos que devem ser analisados por partes para uma melhor avaliação de custos, que são: a plataforma da loja e seus recursos adicionais, a divulgação e marketing de sua loja e os custos de operação

Apesar de a plataforma de e-commerce ser um elemento importantíssimo na montagem do negócio, o investimento em sua loja virtual não deve ser concentrado nesse item. Existe uma receita de custos com loja virtual seguida pela maior parte dos investidores nesse segmento que revela o uso de apenas 30% de seus recursos para a plataforma, e a maior parte dele voltada para a divulgação de seu negócio.

Gastos com uma plataforma

Nessa parte do processo, muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena confiar em lojas virtuais grátis, e você pode até optar por isso, mas tenha em mente que esse tipo de opção pode te fazer gastar tanto quanto ou até mais dinheiro que uma plataforma com maior capacidade. O valor que será gasto com uma plataforma depende diretamente de como você quer que a sua loja seja. Você ainda pode escolher qual tipo de plataforma será a ideal para o negócio que planeja montar.

Plataformas open source

Nesse tipo de plataforma, existem diversas opções de sistemas no mercado que você pode instalar. Sistemas como o Magento ou PrestaShop são os mais comuns oferecidos pelos provedores e além de executar a instalação automaticamente, também oferecem algumas opções de personalização. O problema é que se você não tiver conhecimento básico em programação, você precisará contratar um técnico para te ajudar, o que aumentará seu custo na loja virtual do mesmo jeito. Existem técnicos de programação que estipulam o valor de seus serviços em torno de R$ 6000 para configurar e instalar um sistema como o Magento Commerce, por exemplo.

Plataformas alugadas

Essa opção apresenta preços variados. Diversos fornecedores com propostas diferentes e projetos diversos, para embarcar nessa oportunidade é preciso ter em mente o que você deseja e procurar a opção que mais se aproxima do que você espera em uma loja virtual. Você pode levar alguns fatores em consideração para não errar na sua escolha, como observar as funcionalidades e outros quesitos técnicos que a plataforma oferece. Para utilizar uma plataforma de e-commerce alugada na montagem de sua loja, você encontrará propostas de valores que vão de R$ 30 a mais de R$ 8000.

Plataformas Exclusivas

Para quem está chegando agora no mercado de e-commerce, essa é a opção menos aconselhável. Não há como estipular uma faixa de preço, pois assim como na plataforma alugada, diversos fatores devem ser levados em conta para definir o valor, mas pode-se avisar de antemão que este é um investimento muito alto.

Gastos com a divulgação de sua loja

Se você quer saber quanto custa para montar uma loja virtual, saiba que essa é a parte mais importante e onde você precisará investir mais pesado em seu negócio. É por isso que os melhores consultores desse ramo orientam os novos empreendedores a separar a maior parte de seu investimento para a divulgação da loja virtual.
Antes de mais nada, deve ser feito um planejamento estratégico de marketing, e a partir dele você traçará medidas para alcançar uma visibilidade maior.

No e-commerce, existem opções principais que auxiliam em uma divulgação eficaz de sua loja, como:

Links patrocinados

Sua loja ficará entre os links de destaque nos sites de busca, e você paga ao Google por cada clique em seu link. Existem pesquisas que indicam que a visitação de seu site aumenta em até 90% com esse método

E-mail marketing

Através do e-mail marketing, seus clientes poderão receber suas novas campanhas e promoções de produtos. O cliente pode aceitar receber boletins informativos no ato da compra ou através do cadastro em sua loja virtual.

Redes Sociais

Você pode tanto utilizar essas ferramentas para divulgar sua loja, criando páginas para o negócio e expandindo através de sua rede de contatos, ou através de anúncios nas páginas, assim como nos links patrocinados do Google.

Investimento em qualificação digital

Para gerenciar o seu negócio, é importante saber como o e-commerce funciona, quais ferramentas você pode explorar nessa área para que sua loja virtual cresça e receba mais acessos, gere mais lucros. Dessa forma, você será capaz de identificar oportunidades de sucesso, assim como situações de risco, e se tornará um empreendedor muito mais independente.

Gastos operacionais

Quando se trata de custos de uma loja virtual, você não pode deixar de lado questões logísticas de seu negócio. Pesquisar as melhores opções de fornecedores de serviços e-commerce, preços de produtos, até tamanho e peso do produto são elementos que irão influenciar diretamente em quanto você irá gastar com sua loja virtual.

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