Quando propaganda e marketing se confundem

Quando propaganda e marketing se confundem

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Quando propaganda e marketing se confundem
Quando propaganda e marketing se confundem

Quando propaganda e marketing se confundem.Empreendedores iniciantes costumam cometer a confusão de acreditar que propaganda e marketing são a mesma coisa. Embora sejam áreas que estão relacionadas, elas são de conhecimentos distintos.

Compreendendo o conceito de marketing

A maioria das pessoas está acostumada a ter uma visão bem específica do modo como funciona o seu próprio empreendimento. Mas o ponto principal é que o principal objetivo de cada empreendimento não está nele, mas sim em atender certas demandas de um determinado público – ou seja, seus desejos e necessidades.

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Desse modo, se faz necessário que se percorra estradas que façam com que você chegue a consumidores que venham a eleger a sua marca entre todas as outras que são encontradas no mercado, que irão fortalecer a ideia de que o produto que você está ofertando realmente é a melhor opção ao cliente.

Logo, é necessário que se crie uma base sólida para a sua marca e uma boa forma é integrar os quatro pilares do marketing: público, produto, preço e praça.

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Entre esses, o produto (ou serviço), deve ser imaginado dentro daquilo que o mercado já está oferecendo. Se for possível entregar diferenciais, isso o tornará melhor aos olhos do cliente e a frente da concorrência. Por sua vez, o processo de venda precisa incluir, logicamente, o público.

Logo, se faz necessário que você saiba qual é o seu público alvo e o que seu empreendimento pode oferecer a ele, quais são as principais dúvidas que ele possui e como elas serão resolvidas após a compra.

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Por sua vez, a praça irá registrar a forma como será feito a distribuição, ou seja, como o público poderá chegar até o seu produto, se por pontos de venda virtuais ou físicos. Por último, é necessário que você tenha um preço acessível e competitivo estabelecido entre o seu público. Logo, é necessário que se faça um desenho que considere a importância de cada um dos pontos destacados acima, tanto em conjunto quanto separadamente, que seu empreendimento precisa alcançar para ter sucesso.

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Desse modo, o marketing deve agregar cada vez mais valor para a sua marca, conseguindo assim que você venha a conquistar uma fatia cada vez mais relevante do mercado.

O marketing somente é uma parte da sua estratégia

Antes de você querer fazer uma propaganda persuasiva, a análise de marketing já terá começado muito tempo antes. É pelo marketing que você irá definir que tipo de empresa é a sua, qual é o seu cliente e quais são os diferenciais dos seus produtos ou serviços.

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É da soma desse conjunto de ações que você irá conseguir definir com clareza qual é o tipo de propaganda que irá transmitir com extrema exatidão a sua mensagem de marketing. Assim, como parte de qualquer boa estratégia, o marketing também irá exigir a definição de objetivos a médio, longo e curto prazo, assim como a priorização de ações e da definição de quais serão os indicadores de sucesso.

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De forma clara, isso irá significar pensar de uma forma realista, conseguindo traçar metas que sejam possíveis de serem realizadas dentro de um curto prazo e que a realidade da sua empresa e do mercado estejam alinhadas dentro do investimento que irá ser realizado.

E o que é a propaganda

Para conseguir distinguir claramente a diferença entre propaganda e marketing, é necessário que você conheça cada um dos assuntos. Então, na propaganda é fundamental que você saiba utilizar os mais diferentes canais de comunicação, sejam virtuais ou físicos, para que você possa conseguir difundir publicamente a sua mensagem da maneira mais atraente o possível.

Nenhuma propaganda é meramente informativa e também nenhuma delas é jornalística, embora exista um compromisso com a verdade. Logo, é necessário que você consiga convencer o indivíduo que vê o comercial, que lê o seu flyer, que ele fique curioso o suficiente para dar uma chance para a sua marca ou para o seu produto. Logo, é necessário que cada item que esteja na sua propaganda seja essencial, já que este será o seu cartão de visitas perante a todo o seu mercado de clientes.

A propaganda se constitui como uma parte do marketing

Após ter entendido profundamente quais são as demandas que você possui como cliente e como você pode fazer para satisfazê-las, é preciso que você lide como uma questão difícil: o seu cliente não conhece a sua marca. É natural. Diante de tanta informação, com tantas marcas, o seu cliente não tem que estar diante de algo que ele irá conseguir reconhecer e identificar.

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É somente desse modo que será possível pra ele dar conta da sua presença e que ele consiga entender qual a relação de confiança dentro de um grau o suficiente para que ele possa vir a efetuar sua compra. Assim, tanto o marketing quanto a propaganda possuem como denominador comum o foco do cliente.

É para o cliente que são voltados todos os esforços para fortalecer e para mostrar as funcionalidades do que vem a ser oferecido. É para ele que tanto a propaganda quanto o marketing irão trabalhar.

Existem duas coisas sensacionais sobre a propaganda:

Uma delas é que você nunca irá saber com toda certeza se ela irá mesmo conseguir alcançar todos os objetivos do seu plano de marketing. Isso, porque o que acaba funcionando para uma empresa, acaba não funcionando, necessariamente, para outra empresa.

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Tendo esse tipo de premissa em mente, é necessário que você tenha a consciência para saber que no seu mercado é essencial que você interaja o máximo possível com indivíduos (sejam parceiros, clientes, fornecedores e ou formadores de opinião). Somente assim terá um conhecimento maior sobre qual deve ser o seu posicionamento no mercado dentro da sua área de atuação.

Além disso, é fundamental que você teste várias maneiras de fazer propaganda. Como a maioria das coisas da vida, as experiências e o tempo fazem com que você saiba o que traz melhores resultados. Assim, ao mesmo tempo que você ganha conhecimento sobre o que funciona e sobre o que não funciona, aumenta as chances de acerto.

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