Promotor de Vendas

Promotor de Vendas

0
SHARE
Promotor de Vendas
Promotor de Vendas

Responda rápido: Você sabe o que é um promotor de vendas? Ok, você pode dizer que sabe ou falar que a “mocinha do provador do supermercado”, mas e um promotor de vendas de e-commerce? Você sabe?

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: Ecommerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Sabemos a importância que um vendedor tem em qualquer instituição, seja uma loja física ou virtual. Ele faz todo o acompanhamento no processo de venda até sua conclusão numa compra efetiva, mas o que isso tem haver com o e-commerce? Simples, quem fará o direcionamento do seu cliente para a venda? O promotor de vendas!

Agora me pergunte como, por favor!

Construindo confiança

Essa tarefa não parece tão simples. Ter experiência na área é importante para ser um excelente promotor de vendas. Afinal, seu principal objetivo é encontrar formas de atingir o consumidor em potencial do produto e assim, conseguir aumentar o número de vendas.

Então saber lidar com o público, possuir uma boa comunicação e desenvoltura é requisito básico que faz um profissional deste setor ter uma carreira promissora. Além ter conhecimentos básicos de marketing para conseguir colocar em prática todas as ações elaboradas pelos superiores.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Vamos ver um exemplo do que estou dizendo: Eu entro numa loja virtual de sapatos, e fico indecisa em qual modelo comprar, um promotor de vendas estará à disposição no chat e vai me ajudar nesta necessidade. Como?

O chat de uma loja foi feito justamente para responder todas as perguntas que o cliente tenha, e é aí que o promotor de vendas atua. Ele vai ver se tem disponível o número do calçado e a cor desejada (claro que o sistema da loja informa automaticamente, mas aqueles minutinhos de papo são responsáveis por um bom relacionamento com o cliente, não se esqueça disso).

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

E com todas as informações disponíveis ainda vai tentar vender outros produtos, como se tivéssemos em uma loja física aumentando as vendas do e-commerce.

É possível detectar quantos clientes estão navegando e a cada chamada no chat, dar atenção ao visitante tornando-o um futuro cliente satisfeito, fazendo com que a venda atinja a expectativa.

Existem vários tipos de lojas virtuais, aí você se pergunta se é necessário algum conhecimento técnico ou não? Depende. Normalmente num e-commerce, o cliente vai direcionado a comprar seu produto então sabe mais ou menos o que quer, tendo isso em vista o fechamento se torna muito mais fácil. O que não exime um atendimento bom, mas economiza metade do trabalho do famoso “só estou dando uma olhadinha”.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Normalmente o visitante não está à procura de conhecimentos técnicos e sim de atendimento. Ele quer que alguém o entenda e informe se a compra vai sair do seu agrado ou não, se a máquina que ele está comprando tem na voltagem de sua região ou se haverá algum atraso na entrega ou não.

Lembra-se do que falamos sobre atendimento? É fundamental e nisso o promotor de vendas deve ser nota dez, um bom atendimento faz a diferença entre você ter uma excelente loja ou uma simples loja.

Ele também pode ser responsável pelo estoque do e-commerce, se os produtos estão com o código correto, se alguma página apresenta erro. Nas redes sociais, pode responder questionamentos ou contornar problemas. Não é só vender, é atender bem.

Planejamento é uma das palavras que faz parte do cotidiano do promotor de vendas. Organização é a palavra chave, todo o mundo da internet pode ser a favor ou contra o e-commerce, então não adianta ser um mestre nas artes técnicas e não saber desdobrar uma reclamação ou checar o estoque.

Atendimento, desenvoltura é tudo nesse ramo.

As campanhas e promoções planejadas pelo setor de marketing podem ser executadas pelos promotores de venda do e-commerce. E ter a habilidade de saber lidar com o público é muito importante (olha o atendimento aí de novo!).

Uma boa campanha não funciona senão houver carisma, além do layout do site ajudar, responder as perguntas, lembrar das promoções, indicar produtos é fundamental. E lhe digo quase nenhuma loja faz isso, esta aí a fórmula do sucesso novamente: Atendimento!

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Outra estratégia que conta com a participação dos promotores fazendo a função de atendimento é no lançamento de um produto. Sabe aquele email marketing bacana? Quem responde? O promotor de vendas.

Ele já conhece a carteira de clientes da loja, logo sabe exatamente quem gosta do que, pois o sistema informa as preferências baseados nas últimas compras. E aí voltamos ao atendimento, nem sempre o cliente sabe disso, mas como ele foi lembrado se sentirá bem. .

Em resumo, as características necessárias para um promotor de vendas: desenvolver um bom relacionamento com o cliente, ter conhecimento sobre os produtos vendidos pela loja, saber administrar os produtos expostos no site, saber usar técnicas de negociação e vendas e capacidade de acompanhamento do processo de vendas.

Ninguém gosta de tirar suas dúvidas com quem não sabe o que esta falando, então treine seu promotor de vendas para que ele saiba o que está demonstrando, outro detalhe importante é saber negociar caso a situação precise e assim acompanhar todo o processo que uma venda tem para assim fechá-la com sucesso.

E última e não menos importante informação: Treine seu promotor, somente com treinamento e acompanhamento suas vendas vão aumentar isso é importante em qualquer área de qualquer tempo: conhecimento!

LEAVE A REPLY