Política de troca e devolução à prova de falhas

Política de troca e devolução à prova de falhas

0
SHARE
Política de troca e devolução à prova de falhas
Política de troca e devolução à prova de falhas

Política de troca e devolução à prova de falhas

Você quer entender a importância de uma política de troca e devolução à prova de falhas? Loja virtual e fidelização combinam muito bem. Quando um cliente é bem atendido no seu e-commerce, é muito provável que voltará a comprar e indique sua loja para os amigos. Assim, é muito importante entender a resposta à seguinte pergunta:

“Como elaborar uma política de troca e devolução à prova de Benefícios de uma política de troca e devolução à prova de falhas.Quando você investe no desenvolvimento da política de troca e devolução dos produtos que você vende, sua prática de fica livre de problemas que possam vir a prejudicar o seu relacionamento com os clientes. Um bom atendimento estreita relações comerciais de forma muito intensa. Desenvolver essa prática acabará mostrando a você o quanto é importante respeitar os direitos do consumidor de seus produtos.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Regras nem sempre são bem vindas, mas quando visam o bem estar do consumidor, acabam agregando valores à sua empresa quando são aplicadas. O Código de Defesa do Consumidor é o alicerce de todas as regras que precisam ser respeitadas em seu e-commerce. Por isso, todo o tempo dedicado na leitura, entendimento e na revisão das novas regras será bem investido.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Desenvolvendo uma política de troca e devolução à prova de falhas

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, seus clientes tem um determinado prazo para entrar em contato com você e solicitar a troca do produto. O prazo para que isso seja efetivado é de até 7 dias. E o mesmo acontece quando o cliente quer devolver o produto. Ter isso em mente é fundamental par começar bem na política de troca e devolução à prova de falhas.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

O Código de Defesa do Consumidor estabelece diversas normas que precisam ser seguidas no relacionamento com seus clientes. Para que você possa exigir uma atitude dentro da Lei, é preciso antes de tudo trabalhar também dentro dela. Para que fique bem claro ao consumidor que você está totalmente disposto a respeitar os direitos dele, seria bom que sua empresa especifique em que situações ele poderá solicitar a troca e a devolução do produto ou serviço vendido.

Mas muitas vezes o cliente se pergunta: “Que certeza eu tenho de que a empresa vai honrar a parte dela?” Esse questionamento é válido sim, e deve ser respeitado acima de tudo. Por isso, é preciso esclarecer em seu e-commerce todos os detalhes de como ambas as partes, empresa e cliente, deverão agir antes que haja qualquer tipo de prejuízo por parte de um dos lados. Isso seria uma política de troca e devolução à prova de falhas no verdadeiro sentido da expressão e da ideia do seu negócio virtual.

➜ Datas comemorativas

Além dessa certeza a transmitir, é preciso deixar impostas as providências ou procedimentos que deverão ser seguidos pelos clientes, antes que ele decida pela troca ou devolução. Isso será nos melhores interesses do cliente, que quer usufruir de seu produto ou serviço, como também de você, que deseja agregar lucro o quanto antes à sua loja virtual. Um exemplo disso seria deixar bem claro em sua plataforma de vendas o seguinte detalhe:

“Se optar pela devolução, você tem 7 dias desde o recebimento do produto até a desistência da compra e devolução do mesmo.” Indo mais além, a loja virtual deve ser clara em expor que, caso o cliente quiser trocar ou devolver o produto, o mesmo passará por um sistema de análise. Isso garante que o consumidor devolveu o produto sem qualquer perda para a empresa.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Por outro lado, é preciso também fazer com que o consumidor se sinta seguro e definir que em casos de devoluções, sua empresa garante restituir de forma integral o valor para o consumidor. Uma política de troca e devolução à prova de falhas tem de deixar bem claro esse detalhe ao cliente.

A política de troca e devolução à prova de falhas de grandes lojas virtuais

Para que você entenda na prática a política de troca e devolução à prova de falhas, fizemos um resumo dos elementos que constam nos sites das grandes lojas virtuais. Note que a segurança, tanto ao cliente como à empresa, é prioridade.

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS

>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX 
>O QUE É E-PROCUREMENT

SAC

Deixe claro que o formulário de contato com a empresa está à disposição do cliente o tempo todo.
Disponibilize um número de telefone 0800, para facilitar o contato.
Deixe bem claro (talvez em negrito) o horário de atendimento do SAC.
Explique detalhes relacionados ao possível envio dele do produto pelos

Correios.

Especifique o que ele precisará notificar antes de enviar o produto.
Devolução por arrependimento
Explique quantos dias úteis o cliente tem para devolver o produto caso tenha se arrependido de comprá-lo.
Seja bem detalhado em especificar as condições em que o produto pode ser devolvido. Exemplo: condições físicas, Nota Fiscal, Etiqueta, etc.

Produtos com defeito ou avaria

Explique como o cliente deve proceder logo que receber o produto e perceber que está com algum defeito ou avaria.

Troca de produto

Modelo: muitas dúvidas surgem quando não fica claro sobre o tipo de modelo que será usado na troca de um produto avariado. Portanto, em sua plataforma de vendas, não deixe nenhuma dúvida, investindo tempo na descrição detalhada desse assunto.

Mais uma vez, certifique-se de que o cliente tem todos os detalhes de seu contato, para que sua política de troca e devolução à prova de falhas mantenha-se intacta.

Como ressarcir valores na devolução do produto

É muito importante explicar em sua loja virtual os modos em que ele ocorrerá, e procure dar opções para o cliente, a fim de que a devolução seja facilitada.

Todo tipo de negócio virtual precisa ser estudado a fundo durante o desenvolvimento de sua implementação. Pensar somente depois é o caminho do desastre! Por isso, se você quer construir uma política de troca e devolução à prova de falhas, siga nossas dicas:

Pense nos benefícios de proteger os direitos do cliente
Trabalhe muito no desenvolvimento de sua política de troca e devolução à prova de falhasObserve a maneira como as grandes lojas virtuais desenvolvem a sua política

Esse modo empreendedor de agir é proativo, assertivo e rumará você ao sucesso em seus negócios virtuais!

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

LEAVE A REPLY