Plano de Marketing

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Plano de Marketing: Como fazer?
Plano de Marketing: Como fazer?

O plano de marketing é essencial para traçar estratégias de impulsionamento de sua empresa

O plano de marketing é essencial para traçar estratégias de impulsionamento de sua empresa com intuito de vender mais e se relacionar melhor com seus clientes.

Um bom plano de marketing é essencial para qualquer tipo de empresa, seja pequena, média ou grande. Ele ajuda a valorizar a empresa, auxilia no controle de gastos e pensar em ações para aumentar o número de vendas. Podemos afirmar que sem um plano de marketing consistente é muito difícil algum negócio caminhar bem.

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Sendo assim, nesse texto, iremos tirar todas as dúvidas a respeito desse tema tão conhecido e pouco valorizado. Confira só.

Por onde devo começar o planejamento de marketing para a minha empresa?

Antes de começar a pensar no marketing propriamente dito, você precisa analisar o seu negócio. Considere os motivos que te levaram empreender e abrir uma pequena empresa, decida o quanto você está disposto a lutar para o seu negócio crescer, analise como é a sua empresa, se ela realmente atende ao público e se é viável.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Não deixe de lado os fatores externos e internos que influenciam a sua empresa, o segmento e o produto e as capacidades do negócio. É preciso ter humildade para nomear as forças e fraquezas e o capital real disponível.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Ademais, você precisa saber sobre qual o tipo de mercado em que o seu negócio está inserido. Nesse momento, é ideal saber se você tem muitos concorrentes – que não darão brecha para o seu sucesso – ou se tem espaço para você lidar com sua inovação e criatividade, não apresentando uma concorrência tão grande. É importante fazer uma pesquisa do seu mercado e do público, juntamente com a famosa análise SWOT – forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

É imprescindível entenda quem são os seus clientes, pois às vezes, o público alvo de sua empresa não é seu consumidor. Por isso, sugerimos que você faça uma análise das personas de sua empresa – para quem não sabe, personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário que consomem uma marca ou produto de um modo similar. Dessa forma, você vai saber quem é exatamente a cara do seu negócio e para quem direcioná-lo.

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Assim, você poderá dar os primeiros passos e montar o business plan, um planejamento geral do seu negócio, que deverá englobar todos os assuntos relacionados a ele. Esse planejamento deve conter suas metas, seus planos de expansão, necessidade de investimento inicial e outras informações sobre o seu negócio. O objetivo do plano deve conter explicitamente quais os reais objetivos, seja aumento de vendas, expansão do negócio ou presença nas redes sociais.

Depois disso, estabeleça metas consistentes, claras e condizentes com a sua realidade. Elas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais – define uma data limite para mensurar se realmente cumpriu, caso seja positivo, trace novas metas seguindo as mesmas características.

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Em seguida, avalie quais serão as medidas utilizadas pela empresa. Existem uma série de medidas que podem ser tomadas, porém, nem são todas ideais para o seu negócio. Por exemplo, se quer ter presença online, precisa criar um site, páginas nas redes sociais e e-mail marketing e, depois, traçar novas estratégias para eles.

Não esqueça de fazer monitoramento cada ação, observar os resultados e os recursos que precisarão utilizar. É de extrema importância deixar tudo registrado para evitar qualquer tipo de problema e ajudar para próximas ações.

Ao final de todo o plano, certifique-se de que você passou e considerou os famosos 4 ps do marketing que são:

Produto: qual é o seu produto? Como ele é? Qual é o nome utilizado para ele? Como será usado?
Preço: qual é o preço? Mensal? Anual? Paga uma vez só? E quais são as formas de pagamento?
Praça: onde será vendido? Quais os canais de distribuição? Onde os concorrentes vendem? Seus concorrentes possuem mais de um ponto ou canal de distribuição? Vende online e / ou offline?
Promoção: qual o conceito do produto? Em quais canais será anunciado? Existe alguma sazonalidade? Será online e / ou offline?

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Assim, você terá a orientação necessária e saberá ao certo de qual forma organizar sua empresa e distribuir seus produtos os serviços. Dessa forma, iremos oferecer algumas dicas riquíssimas para esse momento da sua empresa. Olha só:

● Pense como e para o cliente!

● Se for optar por uma distribuição e promoção online, não se limite apenas ao site ou e-commerce. É necessário criar uma estratégia bem pensada de marketing digital e oferecer uma verba honesta. Dentro desse mundo virtual, sugerimos de ter um blog, com artigos ricos sobre seu mercado e produto, marcar presença nas redes sociais mais relevantes para o seu mercado e com maior índice de público-alvo e criar um relacionamento forte com seus seguidores, profissionais do mercado e influenciadores para impulsionar a divulgação do produto.
● Use o Google Analytics para anunciar para o seu público dentro do Google, o Mailchimp para disparar os e-mail marketing e outras ferramentas para mensurar e monitorar resultaods online.

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● Faça bom uso do marketing de conteúdo: é barato e rentável, além de estabelecer uma imagem forte com seu público.

● Para as divulgações offlines, é importante investir em anúncios de jornal, rádio, televisão, outdoores e fundo de ônibus.

● Monte seu espaço próprio – seja ele online ou offline – considerando a melhor experiência e acolhimento para o cliente e funcionários.

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Agora, temos certeza que você está mais do que apto para desenvolver e pensar em uma estratégia forte e que condiz com seu negócio. O mais importante é atender aos interesses do seu público alvo, do mercado, inovar em relação aos concorrentes e ter disposição para aprender e estar sempre atualizado de tudo que acontece no mundo dos negócios e das suas personas.

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