Planilha de controle de estoque

Planilha de controle de estoque

0
SHARE
Planilha de controle de estoque
Planilha de controle de estoque

O controle de estoque é uma tarefa que deve ser considerada como prioridade para qualquer empresa, principalmente em se tratando de e-commerce

No caso de haver alta rotatividade, o empresário virtual pode ficar sem mercadorias para vender e, se a movimentação for menor, muitas delas podem ficar ocupando espaço, empatando capital e trazendo prejuízos para a empresa.

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Uma planilha de controle de estoque, para uma loja virtual que tenha menos itens à venda, é uma excelente saída para a gestão de estoque, registrando entradas e saídas de mercadorias, permitindo fiscalizar todas as etapas e gerenciar a movimentação de mercadorias.

Realizando uma gestão eficiente dos estoques, o empresário virtual terá condições de identificar problemas e prever com maior exatidão a necessidade de reposição de itens, evitando compras em excesso ou deixando de comprar mercadorias que têm mais saída.

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Além disso, uma planilha de controle de estoque também possibilitar melhor organização do espaço, identificando itens e trazendo maior rapidez no atendimento aos clientes.

A correta gestão do estoque é quem vai trazer maior produtividade e lucratividade à empresa, permitindo monitorar toda a movimentação e garantindo maior eficiência no trabalho, principalmente com relação à parte financeira, o principal motor de qualquer e-commerce.

Como fazer uma boa gestão de estoque

Para fazer uma boa gestão de estoque e dependendo do tamanho de sua loja virtual, uma das melhores opções é manter uma planilha de controle de estoque atualizada. Na internet o empresário pode encontrar os mais diversos modelos, a maior parte totalmente gratuitos, bastando baixar e utilizar.

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

No caso de haver necessidade de maior controle, a planilha de controle de estoque pode não ser a melhor saída. Nesse caso, para melhorar o desempenho da empresa, existem sistemas de gestão, que funcionam de forma automática, garantindo maior controle, menor chance de erros e de retrabalho e ainda a possibilidade de gerar relatórios que irão dar o suporte necessário e otimizar o tempo gasto no controle de itens vendidos e de compras a serem efetuadas.

Analisando suas necessidades, como empresário virtual, você deve verificar alguns pontos para saber se é mais importante uma planilha de controle de estoque ou um sistema de gestão:

Verifique o seu giro de estoque

Quando o empresário tem um maior giro de estoque, a planilha de controle de estoque pode ser uma ferramenta de segunda linha. A planilha pode atender quando existem menos itens vendidos na loja, não havendo necessidade de um sistema de gestão que possa acarretar mais custos do que o necessário para a empresa.

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Informações concentradas

A planilha de controle de estoques permite ter em mãos toda a rotina de trabalho de um pequeno e-commerce, mantendo as informações em um único arquivo, possibilitando saber os itens que devem ser repostos e os que devem ser objeto de estratégias de divulgação.

Atualização constante

Para um pequeno e-commerce, a planilha de controle possibilita manter a atualização constante dos produtos em estoque, divididos em categorias, códigos, fornecedores ou outro tipo de classificação, oferecendo as informações automaticamente.

Identificando estoques mínimos

Numa boa planilha de controle de estoque você pode ter o cadastro de todos os produtos, com quantidade de compras e vendas que possibilitam saber o estoque mínimo necessário para não empatar capital. Sempre que chegar a um determinado número de mercadorias, poderá se antecipar e fazer a compra para que não falte o item em seu e-commerce.

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Tenha atenção ao seu controle de estoque

O empresário virtual pode escolher o melhor sistema, o mais adequado ao seu tipo de comércio, mas não pode prescindir de manter o controle do estoque. Seja através de um sistema de gestão ou de uma planilha de controle de estoque, o que é importante é manter as informações atualizadas para facilitar a sua movimentação e o atendimento perfeito dos seus clientes.

É claro que, para ter informações mais detalhadas, também é possível unir as duas coisas, conferindo rotineiramente o estoque e fazendo o seu inventário, não deixando de lado a responsabilidade de gestor, já que você não montou uma loja virtual para ter prejuízos.

Nesse caso, quando você precisa fazer o inventário, a planilha de controle de estoque é uma ferramenta auxiliar, ou seja, você pode ter o seu sistema de gestão online, facilitando sua vida de empresário, ao mesmo tempo em que mantém a planilha para conferência e levantamento do inventário.

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Como dissemos, você pode encontrar na internet diversos modelos de planilhas para controlar o estoque, mas também pode montar uma especial, de acordo com suas necessidades.

Como criar uma planilha de controle de estoque

O Excel é uma das ferramentas mais perfeitas da internet, permitindo personalizar uma planilha de controle de estoque de acordo com as necessidades de cada e-commerce. E você pode fazer isso, desde que coloque as informações essenciais, que se aplicam a qualquer modelo de negócio.

Numa planilha de controle para monitorar o seu estoque não podem faltar os seguintes itens:

 Entrada de mercadorias;
 Saída de mercadorias;
 Datas (com dia, mês e ano);
 Prazo de validade, quando for o caso;
 Quantidade de unidades para cada entrada ou saída;
 Custo por unidade comprada;
 Identificação do fornecedor.

Vale lembrar que, numa planilha de controle de estoques, você não precisa colocar o preço de venda. O controle de estoque é para saber quanto de capital você tem empatado em mercadorias que se transformarão em resultado financeiro para seu e-commerce.

Além disso, também é preciso descrever a quantidade de acordo com a natureza do produto, ou seja, em unidades, em litros, em quilos, etc.

Nesse controle de estoque você deve fazer os registros de entrada sempre que receber novos itens e os registros de saída de acordo com as vendas de cada dia.

Como se trata de um controle diário, é importante que a planilha seja atualizada de acordo com as compras e vendas, mantendo um rigoroso controle sobre os lançamentos para ter as informações corretas sempre que necessário.

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Se você não conhece mais a fundo o Excel, pode utilizar as planilhas já prontas. É só fazer uma boa pesquisa, baixar as mais diversas e fazer sua escolha, adaptando no que for necessário para que ela cumpra com sua finalidade, trazendo a você as informações detalhadas para que você tenha uma gestão perfeita do seu estoque.

LEAVE A REPLY