Planilha de análise swot 3.0.

Planilha de análise swot 3.0.

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Análise SWOT a tática de guerra colocada dentro da empresa
Análise SWOT a tática de guerra colocada dentro da empresa

Planilha de análise SWOT é a ferramenta usada para acompanhar o desempenho da empresa, uma análise interna e externa é realizada e está planilha auxilia o trabalho da gestão da empresa.

Identificando qual setor está trazendo prejuízo, o que precisa ser alterado, eliminado, implantado é através dessa planilha que a análise passa um pente fino na empresa e mostra claramente seu desempenho, auxiliando de uma maneira simples e objetiva cada setor da empresa.

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Sua definição o que é SWOT:

Strengths – Forças que significa os pontos positivos no processo interno da empresa.

Exemplos: qualidade do produto, controle interno, sólidas finanças.

Questões:

 Qual a vantagem da sua empresa e produto?
 O que sua empresa faz melhor do que as outras?
 Qual seu diferencial?
 Qual a capacidade de reação da força das vendas?

Weaknesses – Fraquezas que significa pontos fracos no processo interno da empresa. Exemplo: Altos custos de produção, instalações inadequadas, marca fraca, imagem ruim.

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Questões:

 O que pode ser aperfeiçoado?
 O que pode ser excluído?
 Possui meios suficientes para atingir seus objetivos?
 O que pensa seu mercado e concorrentes sendo sua fraqueza?

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Opportunities – Oportunidades que significa forças externas positivas da empresa.

Exemplo: mudança nos hábitos dos clientes, falência da empresa concorrente, etc.

Questões:

 Onde estão as boas oportunidades de negócio?
 As condições de trabalho são vantajosas?
 Existe espaço no mercado para mais uma empresa?
 O consumidor precisa de um produto como o seu?

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Threats – Ameaças que significa obstáculos externos que prejudicam a empresa.

Exemplo: Novos competidores, perda de funcionários chave, etc.

Questões:

 Quais são os obstáculos para vencer?
 Qual é o diferencial da concorrência?
 Como está a situação econômica do país?
 Existe estabilidade política e econômica para investir?

Depois de refletir sobre esses pontos de sua empresa você poderá montar uma planilha que você usará preenchendo todos os espaços brancos conforme a indicação nos cabeçalhos, cada cabeçalho tem um comentário que são apresentados para facilitar o preenchimento das informações.

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Para cada análise da matriz você irá listar 10 itens, que interferem no resultado da empresa, conforme o cabeçalho, você também deve informar ações que são realizadas para manter os bons resultados e driblar seus aspectos negativos.

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Resumindo a metodologia é usada indicando os pontos fortes e fracos que se encontram dentro da própria empresa e as oportunidade e ameaças são pontos fortes e fracos que se encontram do lado externo da empresa.

Análise SWOT a tática de guerra colocada dentro da empresa.

Não se tem um criador definido para a SWOT, mas ela foi usada em 1960 por professores da Universidade Stanford para poder analisar as 500 maiores empresas dos EUA a partir daí também foi utilizada para empresas de pequenos portes, ferramenta indispensável para as estratégias empresariais.

Ela tem uma forte influência da escola militar que analisa o adversário e o campo de combate, para identificar oportunidade, fraqueza, ameaça e oportunidade da tropa, buscando a melhor maneira de posicionamento e a melhor ação de ataque ou defesa.

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O que é Estratégia?

Nada mais é que o caminho a ser seguido, não existe caminho melhor ou pior, mas sim caminho certo e caminho errado. Um bom planejamento necessita de estratégia pois indicara o caminho que deve ser percorrido para chegar ao objetivo de seu planejamento.

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Existem quatro questões que uma estratégia deve ter as respostas, vamos a elas.

1. Em que negócio você está? (Segmento)

2. O que você realmente vende? (Produto ou serviço)

3. Qual seu público alvo? (Foco)

4. Qual é o seu diferencial competitivo? (Vantagem competitiva)

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Baseando-se nessas quatro questões temos então um resumo da estratégia que seria:

 Reforças seus pontos fortes, para que se tornem uma vantagem competitiva.
 Reduzir seus pontos fracos, para que se reduza a vulnerabilidade de seu negócio.
 Aproveite as boas oportunidades, para se tornar mais rendável.
 Proteja-se das ameaças diárias que seu negócio passa todos os dias.

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Vamos aos exemplos:

Pontos fortes X Oportunidades = Estratégias ofensivas e desenvolvimento.

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Estratégia de ataque. Tirar vantagens da força tirando o melhor da situação.

Pontos fortes X Ameaças = Estratégia de defesa ou cruzamento nulo, caso não tenha uma preocupação da empresa. Tirar o máximo dos pontos fortes para minimizar os efeitos da ameaça.

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Pontos fracos X Oportunidades = Estratégia de reforço. Minimizar os efeitos dos pontos negativos. Fortalecer, amenizar ou eliminar as fraquezas.

Pontos fracos X Ameaças = Estratégia defensiva. Reduzia as perdas e o impacto.

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Após esses tipos de estratégias deve -se analisar as informações do mercado e transferi-las para um OKR para realizar o gerenciamento da empresa estudando todos os resultados para uma análise mais ampla e fazendo a empresa atualizada e pronta para ganhar o mercado.

OKR ( Objectives and Key Results)

É um sistema simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas, tipicamente definidas a cada trimestre. As duas ferramentas juntas auxiliam a empresa a ter menos problemas e correr menos riscos, segue fielmente cada item de seu planejamento, projetos que ficam no papel acabam causando gastos, perdas de tempo, investimento, compra de material que depois é desperdiçado, todos sabem que as empresas não podem ter perdas financeiras pois o dinheiro poderia ser investido em algo mais necessário, o ORK tem dois componentes sendo eles o Objetivo o que queremos atingir e o conjunto Keys results que é o como sabemos que vamos chegar lá.

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Andando junto com o SWOT o sucesso da empresa está bem mais garantido e seguro pois a planilha mostra os pontos da empresa suas forças, fraquezas, estratégias em seu planejamento e o ORK por sua vez mostra os objetivos e se eles estão sendo alcançados ou não sem duvida é muito importante a presença deles em uma empresa ferramentas que todos tem acesso e que podem ser analisada periodicamente fazendo com que a empresa não desperdice tempo e dinheiro e que solucione todos seus problemas, sejam eles em qual setor for essas ferramentas são adaptáveis ao e-commerce que mesmo fazendo parte do mundo digital se encaixa perfeitamente na técnica usada para empresas físicas, desde 1960 mostrando que o e-commerce pode seguir essa planilha e alcançar o sucesso em seus negócios digitais.

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