Planejamento de vendas: Como fazer seu plano de vendas?

Planejamento de vendas: Como fazer seu plano de vendas?

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O seu planejamento de vendas não tem sido lucrativo? Você quer começar o seu planejamento estratégico de vendas e não sabe como? Aqui você VAI aprender a melhor forma para tornar suas vendas mais lucrativas! Confira o nosso tutorial!

Como iniciar seu planejamento de vendas?

Um bom planejamento de vendas deve ser curto, simples e objetivo. Deve conter, essencialmente, as metas de lucro para uma época específica (semestre, final de ano, festividades, feriado etc) e objetivos a serem traçados ao longo deste período, bem como captação de clientes com potencial de compra para o produto em questão.

A partir do momento em que estes três pontos estão organizados (meta de lucro, método e captação de clientes), começaremos a colocar em prática tudo o que planejamos.

Meta final:

A meta é o cerne de todo o planejamento de vendas. Arrisco dizer que é o ponto mais importante a ser abordado quando se inicia um projeto, pois a partir do que é traçado para alcançar a meta final que organizaremos nosso método de trabalho e a captação de clientes. Ela é um elemento essencial do planejamento de vendas, e vamos explicar com alguns exemplos a importância dela:

  • Quando estudamos o mercado e vemos a área de atuação na qual iremos progredir, podemos observar que o planejamento estratégico de vendas e as oportunidades de negócios são dois elementos que fazem parte da meta de crescimento que dá sentido a existência da empresa;
  • Delimitar um objetivo que norteará o plano de negócio evita possíveis erros e reduz imprevistos indesejáveis.
  • Planejar o quanto será necessário investir para alcançar um determinado lucro também contribui, assim sendo, evita gastos desnecessários e despesas inesperadas.

 

CUIDADO!

Há um perigo enorme em traçar metas exageradas! Temos que ser bastante realistas na hora de planejarmos o nosso negócio, pois metas exigentes demais podem ser perigosas, trazendo esgotamento mental, frustrações e diversos problemas para você e para todos que estão trabalhando juntos no negócio, pois, uma vez que não consigamos alcançá-la, ou aumenta-se o ritmo ou desiste-se dela de vez, o que acaba sendo, nas duas hipóteses um péssimo fim pro seu planejamento de vendas.

Alguns questionamentos importantes

  • As pessoas que precisarão te ajudar estão sendo bem recompensadas?
  • A motivação da sua equipe também será grande com o avanço da escala de cumprimento da meta, ou trará frustrações?
  • Se depender só de você, qual o tempo diário você está disposto a se dedicar ao cumprimento de suas tarefas sem prejudicar o alcance do seu objetivo?
  • Se houver uma data e você perceber que não está tendo o rendimento esperado, o que está disposto a fazer? Já previu todos os possíveis problemas ao longo do caminho?

 

Método de aplicação

Como dito acima, a meta é um elemento essencial, mas nada que se planeje poderá ser alcançado sem um método de aplicação adequado.

Este método é observado da seguinte forma: digamos que você precise abrir um site para vender seus produtos em sua loja virtual. Como você vai gerir o negócio? Você sabe mexer em html, programação, edição, formatação etc? Ou pretende pagar um profissional para fazer o trabalho por você? E quanto a segurança do seu site? Os métodos de pagamento, serão organizados de que forma? Quais as opções?

Bom, vimos que em algo que aparentemente é tão simples, quando olhamos de fora, existe uma complexidade imensa mesmo antes de você iniciar o seu negócio!

A meta é importante, claro, pois mantém o foco do planejamento de vendas sempre no objetivo alvo, mas somente o método pode delimitar a eficiência (ou não) do seu negócio.

Alguns exemplos básicos do que devem ser pensados quando falamos de método de aplicação do seu planejamento de vendas são:

  • Você pode fazer sozinho?
  • Quantas pessoas serão necessárias para o negócio funcionar?
  • Quanto terá de ser investido em nova tecnologia ou em pessoal capacitado ao trabalho?
  • Observar se o produto a ser vendido tem facilidade de venda numa determinada época do ano é um ótimo modo de potencializar as vendas e consecutivamente o lucro;
  • Atualizar sobre o mercado e a concorrência para sempre aplicar novas tendências e nunca ficar desatualizado sobre o assunto, pode ajudar no rendimento e evitar perda de clientes para aquele vizinho que faz um preço “mais em conta”.

 

Problemas na aplicação do método

É possível que ocorram alguns problemas na hora de botar a mão na massa. Se algo que você não previu começou a acontecer, pare TUDO o que está fazendo e foque suas atenções em resolver as suas prioridades. Se um funcionário faltou dois dias e você não pensou em ter um substituto pra ele, é bem provável que você terá uma perda considerável no rendimento da empresa.

É perfeitamente normal que problemas surjam, mas você tem que estar atento para resolvê-los o mais rápido possível ou terá uma dificuldade imensa de alcançar a tão desejada meta…

 

Captação de clientes

O público-alvo é a força motriz do planejamento de vendas. Sem compradores, não há um porquê para as vendas, concorda?

Atualmente existem diversas técnicas de captação de clientes: Marketing digital, propaganda, publicidade, telemarketing…

As empresas buscam todos os dias atrair mais clientes, indiscriminadamente, para seus respectivos negócios, assim como você deverá fazer e provavelmente pautará no seu planejamento de vendas. Mas será que você está fazendo da maneira certa?

Siga algumas das instruções abaixo para conferir:

  • Para manter clientes antigos e atrair clientes novos, é necessário observar o balanço entre produtos que atraiam ambos os gostos. Não adianta lançar produto novo no mercado e esquecer dos velhos clientes que são fiéis compradores há meses ou anos;
  • Um crescimento econômico também se dá ao fato de compradores em potencial. O marketing tem que ser direcionado para um público-alvo seleto, o que economizará gastos de dinheiro com marketing e potencializará a sua captação de compradores que irão comprar o seu produto;
  • Tal crescimento só será possível com o balanço entre produtos que atraiam novos clientes e produtos que atraiam antigos clientes, por isso é importante estar atualizado e inovar seu arsenal de propostas constantemente.

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