Para que serve um plano de negócios

Para que serve um plano de negócios

0
SHARE
Como preparar um ótimo plano de negócios

Você sabe para que serve um plano de  negócios?Leia nesse artigo dicas importantes sobre o assunto

É muito comum ter uma ideia na cabeça, o espirito empreendedor e a vontade de criar um negócio. Mas na prática a teoria é outra, não é mesmo?

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Por isso, é sempre bom entender que detalhes, até os mais imperceptíveis são extremamente importantes no desenvolvimento de um novo negócio. E podem ser bastante úteis na reestruturação de empresas que estão em declínio ou necessitando de novos horizontes.

Faça análises e planos detalhados

Se você foi atraído até aqui é porque deseja saber para que serve um plano de negócios, pois bem, entenda que esse tipo de ferramenta é muito importante para o planejamento de um negócio. Afinal, ninguém monta uma empresa, inicia um negócio sem fazer planos e análises. Pois bem, se isso não aconteceu chegou a hora de conhecer a maneira certa de cuidar dos seus negócios.

O que é um plano de negócios

Antes de entender para que serve um plano de negócios é fundamental saber do que se trata. Um plano de negócios é um documento onde está organizada toda a estrutura do negócio. É a base do planejamento. Esse instrumento deve facilitar a vida do gestor, e servir como um guia, mas não de forma engessada, pelo contrário, deve ser observado como algo que pode ser flexibilizado diante das circunstâncias.

Ao longo do tempo as estruturas se modificam

Porque ao longo do tempo as estruturas se modificam, a economia se transforma, a relação de consumo também. Assim, o cliente pode ter a visão totalmente transformada. Isso impacta na forma como um negócio ou uma empresa se posiciona no mercado. Isso reflete em segurança, já que os passos seguintes estão sendo planejados permanentemente. O plano de negócios deve ser produzido de modo que receba as informações detalhadas sobre o ramo da atividade, sobre o produto ou serviço, sobre os clientes, sobre os concorrentes, sobre os fornecedores. Formatando um panorama sobre os pontos fracos e fortes do negócio. Assim, se torna mais ágil o mapeamento de oportunidades e o bom uso dos recursos.

Levantamento dos custos e dos recursos disponíveis

Uma das principais funções do plano de negócios é fazer um levantamento dos custos e dos recursos disponíveis. Permitindo o melhor aproveitamento do investimento realizado. Portanto, até aqui você já pode perceber que alguns pontos explicam para que serve um plano de negócios. Mas para que fixe bem essa perspectiva, reflita sobre os pontos a seguir.

Para que fazer um plano de negócios

Se você ainda não se convenceu sobre a necessidade de fazer um plano de negócios, aqui relaciono alguns pontos importantes sobre esse assunto: – A produção do plano de negócios é uma excelente oportunidade para refletir sobre a ideia, verificar se é realmente se trata de uma oportunidade de negócio, e fazer o esboço do modelo do negócio.

Esboço do modelo do negócio

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

O modelo Canvas, por exemplo, pode ajudar já no início da produção. – Buscar inspiração em modelos já existentes e em negócios bem sucedidos é uma boa maneira de reduzir os riscos do seu investimento.

– Pesquisar muito

Essa é uma regra fundamental. Pesquisar para obter informações, pesquisar para obter conhecimento, pesquisar para testar, mas principalmente, pesquisar para obter dados específicos para o seu negócio, o mercado e o público-alvo.

– O planejamento financeiro

É a alma do negócio, o que sustenta a ideia e mantém o negócio, além de ser um dos grandes objetivos de quem trabalha para fazer dar certo.

– Tratar o plano de negócios como meio de comunicação

Com um possível investidor. Portanto, entender bem e ter a capacidade de vender a ideia e o negócio também podem trazer resultados efetivos. Para que seja utilizado em possíveis acordos comerciais,acordos societários e outras oportunidades.

Como estruturar um plano de negócios

Por mais que não se tenha o conhecimento específico, de alguma forma todo empreendedor faz algum tipo de planejamento.O que se pretende aqui é criar uma ordem lógica e prática, e ressaltar a importância de dedicar um bom tempo e projetar o negócio ainda em fase embrionária. E como tudo, o processo de formatação do plano serve como período de aquisição de conhecimento para o gestor.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

É importante considerar certos questionamentos, como:

quem é o comprador de meu produto? É possível oferecer um preço comercialmente viável? Minha ideia é lucrativa? E na busca pelas respostas de todas essas questões, muito disso tudo será útil como reflexão e servirá como aprimoramento, eis mais um motivo para que serve um plano de negócios. Assim, as respostas preparam o empreendedor e colaboram na montagem do plano de negócios. Na montagem do plano de negócios, todos esses aspectos contemplados vão servir como preparação para o mercado. Mas garantia de sucesso não há. O que há é uma direção para o sucesso.

Faça exame de viabilidade

Isso porque é um exame de viabilidade, avaliando todos os aspectos. Uma oportunidade de desenvolver as ideias, refinar as estratégias, e ter a chance de cometer erros da melhor maneira, que é no papel e não na vida real.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Quando se trata de finanças, todo cuidado é bem-vindo. Por isso, para o seu plano de negócios faça um esquema sobre o assunto, dividindo em quatro temas:

– Investimentos iniciais – Outros investimentos – Custos fixos – Projeções de receitas Um grande resumo geral com o apanhado sobre os números disponíveis é o ponta pé inicial para o planejamento financeiro. Na sequência, as planilhas organizadas e detalhadas, que devem seguir sendo abastecidas vão manter os dados apurados e com fácil acesso. Assim, saberá com clareza o valor disponível, as projeções futuras, e as necessidades também.

É importante que o planejamento financeiro seja feito em blocos de menor período, mensalmente, por exemplo, e também em blocos maiores, anualmente, por exemplo. No desenvolvimento do plano de negócios, é importante ter o capital de giro garantido para dois longos períodos, pelo menos. Assim, o negócio se garante até que os lucros apareçam.

Plano de negócios para reestruturar o seu negócio

Uma finalidade para que serve um plano de negócios é para a reestruturação de um negócio já em funcionamento. Primeiramente para avaliar o desempenho momentâneo da empresa. É também uma excelente maneira de avaliar a situação financeira da empresa.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Fazer uma revisão do caminho percorrido pela empresa para traçar novas estratégias é o que pode levar o seu negócio para o caminho do sucesso. Para consultas posteriores, o plano serve para identificar possíveis desvios de rumo, e se esses desvios resultaram em algo positivo ou não.

LEAVE A REPLY