Oportunidades de Negócio Para Lucrar em 2016

Oportunidades de Negócio Para Lucrar em 2016

0
SHARE
oportunidade de negócio

Você sempre quis investir no seu negócio próprio, mas devido à crise econômica pela a qual o Brasil está passando nos últimos dois anos decidiu adiar os seus planos? Em se tratando de investimentos é sempre bom ter cautela, mas os grandes empresários sabem enxergar oportunidades de negócio até mesmo nos momentos de crise. Na atualidade, há diversos nichos promissores que podem ser explorados.

Um empreendedor bem sucedido é aquele que tem visão de negócio, que sai na frente de todo mundo e inova. As oportunidades de negócio atuais estão mais segmentadas, sendo necessário estudar a área que mais tem potencial de crescimento e está de acordo com as suas características profissionais. Acompanhe abaixo algumas das principais oportunidades de negócios para lucrar em 2016:

 1 – Economia Compartilhada

A economia compartilhada é um dos negócios mais indicados para investimento em tempos de crise, visto que prega o consumo consciente e de forma moderada para quem não pode ou está com receio de gastar o seu dinheiro. Basicamente, pode-se dizer que a economia compartilhada tem como objetivo o reaproveitamento de produtos e serviços, de modo que sejam proveitosos para quem os oferece e para os consumidores.

Algumas das principais vertentes possíveis na economia compartilhada são o mercado de distribuição, que consiste na venda, reparo ou redistribuição de produtos que não são mais utilizados em um determinado lugar para outros locais em que serão mais úteis. Os lifestyles colaborativos, que se baseiam no compartilhamento de habilidades, tempo, recursos e dinheiro. Por último, a terceira possibilidade são os sistemas de produtos e serviços, em que são oferecidos bens pelos quais se paga pelos benefícios e não por eles em si.

2 – Fintech

O termo fintech deriva da combinação de finanças e tecnologia, que tem sido utilizado para se referir principalmente aos negócios do tipo startups. Esse negócio começou a ganhar o mercado em 2015 e é uma grande aposta para a próxima década. As oportunidades de negócio nessa área visam a combinação de serviços financeiros com a internet, oferecendo praticidade.

Alguns dos principais negócios que seguem o modelo fintech são o GuiaBolso, NuBank e ContaAzul, que auxiliam as pessoas que têm interesse em melhor administrar as suas finanças, o que é de fundamental em um momento em que a economia está retraída e é necessário estudar antes de fazer investimentos.

3 – Negócios Com Potencial de Exportação

A alta do dólar pode ser ruim para uns e benéfica para outros, abrindo novas oportunidades de negócio para as empresas que possuem potencial de exportação. Com o mercado nacional desaquecido e o dólar alto criou-se o cenário ideal para que os empresários busquem clientes fora do Brasil. Nesta área, destacam-se principalmente os negócios relacionados a serviços tecnológicos.

Além disso, alguns dos serviços brasileiros que têm bom potencial de exportação são os itens de artesanato e pequenas confecções. Para entrar nessa área é preciso prospectar os clientes internacionais para descobrir em quais países você poderá ter uma demanda bem sucedida.

4 – Carreira e Emprego

Um dos principais problemas que a crise econômica tem gerado no Brasil é o desemprego, esta consequência do momento mostra-se como uma ótima oportunidade de negócio para quem deseja trabalhar com os serviços voltados para carreira e emprego. Negócios relacionados à carreira e capacitação tendem a crescer muito nos próximos anos.

Para inovar na área de carreira e emprego e montar uma empresa lucrativa, uma alternativa é investir no desenvolvimento de startups que forneçam formação técnica, tendo como foco o desenvolvimento de empreendedorismo e competências socioemocionais, que servem para qualificar as pessoas que desejam ingressar no mercado de forma independente.

5 – Soluções Para a Crise Hídrica

A crise hídrica é um problema que assombra alguns dos maiores estados brasileiros, o que faz com que as soluções para esta questão sejam tidas como boas oportunidades de negócio. A falta de água encanada e saneamento básico urbano contribuem para 75% do déficit habitacional qualitativo no país. Há aproximadamente 11 milhões de pessoas que não têm acesso à rede de água e 103 milhões que não possuem tratamento de esgoto apropriado.

Algumas das principais atividades que têm potencial nesse ramo são o reaproveitamento, a limpeza e a economia de água. Portanto, se você quer empreender em uma área altamente lucrativa, a recomendação é investir na criação de projetos para solucionar o problema da água no Brasil.

6 – Manutenção e Reformas

Para economizar dinheiro, cada vez menos os brasileiros se desfazem dos seus produtos quando ocorre algum problema e buscam por serviços para consertá-los. A partir dessa perspectiva, uma oportunidade de negócio que se abre é o de manutenção e reformas, serviços que podem ser ofertados tanto para consumidores comuns quanto para empresas.

Entre os principais serviços de manutenção e reformas que estão em alta pode-se citar reparos de produtos eletrônicos, roupas, calçados, utensílios domésticos, de móveis, de máquinas e de casas. O desafio nesse setor é encontrar o seu filão do mercado e se especializar para entregar um serviço de qualidade e duradouro para os consumidores.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

7 – Negócios Digitais

Segundo os especialistas em economia, os negócios digitais devem continuar crescendo nos próximos anos, principalmente as atividades que estão ligadas aos aplicativos que desempenhem o papel de agregar praticidade e reduzir os valores de um determinado produto ou serviço.

Para empreender de forma bem sucedida no setor digital é de fundamental importância usar a criatividade para desenvolver ideias que ainda não estejam no mercado ou que sejam semelhantes as que já existem, mas que apresentem melhorias.

➜ eBook Gestão de e-commerce para PME

8 – Microfranquias

Para quem tem um dinheiro guardado para investir em um negócio próprio, uma oportunidade interessante são as microfranquias que estão aumentando consideravelmente no Brasil nos últimos anos e continuarão a crescer pela próxima década.

As microfranquias podem ser encontradas em diversos setores, que vão desde a alimentação até mesmo a prestação de serviços como, por exemplo, a manutenção de jardins, cuidadores de idosos e lavagem de carros a domicílio. A vantagem dessa oportunidade de negócio é que tem baixo custo e alto potencial de rendimento.

LEAVE A REPLY