Oportunidade de negócio

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Businessman standing in front of opened doors and making decision

Oportunidades de negócios como identificar? Saiba como apostar em um empreendimento que possua mais chances de sucesso

Mesmo que abrir a própria empresa seja uma forma de alcançar o contentamento profissional, a lucratividade do empreendimento é outro fator muito importante ao buscar oportunidades de negócio, já que não adianta investir no que você sabe que não vai dar retorno financeiro. A verdade é que todas as ideias podem ser rentáveis quando se transformam em necessidades.

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Ou seja, um empreendimento pode dar certo quando ele satisfaz a necessidade de um determinado grupo de pessoas, de forma já consagrada ou diferenciada, sendo que esse último possui mais chances de obter sucesso. Embora as pessoas, muitas vezes, sintam-se mais seguras investindo em negócios que já existam, inovar é o caminho mais curto para o sucesso.

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Além disso, abrir uma empresa em um segmento consagrado faz com que a sua concorrência já nasça grande e, mais uma vez, a diferenciação é a chave para se destacar em meio aos demais negócios que atendem o mesmo público alvo que você. Quando um empreendimento segue a mesma receita da concorrência, torna-se uma batalha apenas por preço.

Não que esse cenário não seja uma boa oportunidade de negócio, desde que o ramo escolhido ainda não esteja saturado, mas nesse caso você precisa conseguir oferecer o preço mais baixo, sem que isso afete a sua lucratividade. Perante isso, especialistas apontam que negócios inovadores são que os se mostram como as melhores oportunidades de negócio.

 

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Embora sempre exista espaço para ideias realmente novas e diferentes, em geral, mesmo oferecendo produtos e serviços já conhecidos é possível inovar, seja na forma como eles chegam ao público alvo, no jeito que são adquiridos ou nos extras que a mercadoria possui.

Mas para encontrar oportunidades vantajosas de verdade é preciso pesquisar muito.

Como identificar oportunidades de negócio

Além de começar com um modelo de negócio inovador, também é possível se associar a empreendimentos de sucesso, como é o caso das franquias. A cada dia cresce o número de empresas com as quais é possível trabalhar por meio do sistema de franquias mesmo dispondo de um capital inicial reduzido.

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Claro que investir em uma franquia exige uma série de procedimentos, não apenas os burocráticos para fechar negócio, mas em relação ao avaliar se uma determinada marca vai se tornar um negócio lucrativo na região onde deseja instalá-la.

Além disso, algumas franquias são extremamente exigentes em aceitar novos franqueados.

De qualquer forma, é importante ter em mente que o fato de uma marca contar com muito sucesso em determinado lugar não significa que qualquer local onde a franquia for instalada obterá o mesmo êxito. No entanto, esse é só um exemplo e existem outros modelos de negócios com os quais é possível se associar.

Para essas e outras oportunidades de negócio, mesmo aquelas que são criadas a partir de uma ideia que você tem em mente, é preciso fazer alguma perguntas a fim de identificar se podem ser consideradas boas oportunidades. Uma delas é questionar a necessidade que o produto ou serviço oferecido supre.

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Após saber qual a utilidade do que se pretende vender, avalie, pesquise e pense sobre quem é o seu público alvo, ou seja, quem são as pessoas que mais provavelmente vão se interessar em comprar o que você tem a oferecer? Em geral, indica-se pensar na faixa etária desses consumidos, gênero, onde residem, qual a sua remuneração média, que atividade profissional exercem, etc.

No entanto, pode-se ir além disso e pensar mais especificamente onde esses consumidores em potencial iriam consumir/usar o seu produto, onde comprariam ele e o que mais estariam fazendo enquanto o consomem ou usam. Isso muitas vezes é possível saber apenas ao observar o seu público alvo.

Mesmo as empresas que funcionam pela internet podem e devem conhecer os hábitos dos consumidores em potencial do seu negócio no mundo real. Ao observar isso mais de perto é possível até mesmo identificar com mais precisão quais são os seus concorrentes em potencial.

Dicas para saber em que oportunidade investir

A melhor forma de identificar se uma oportunidade trata-se de um bom negócio é fazer um plano estratégico no qual devem constar todas as informações do empreendimento no qual deseja apostar. Ele começa como um rascunho das suas ideias, mas futuramente deve representar como o seu negócio será ao ser colocado em prática.

Um ponto muito importante desse estudo é avaliar a concorrência, mas isso não significa apenas identificá-la, é preciso conhecê-la mais profundamente. Esse pode ser, inclusive, um jeito de saber melhor quais as suas chances no mercado, já que ao reconhecer as fragilidades de cada concorrente você pode satisfazer aquela parte do público alvo que está desassistida.

Isto é, existe um tipo de produto que é vendido para um determinado público alvo, mas no meio desses consumidores em potencial uma fatia nem sempre adquire o determinado item porque é caro ou porque exige tempo que nem sempre está disponível ou por outra razão não é um cliente fiel.

Ao oferecer um produto similar, mas que atenda essa fatia de mercado desassistida o seu negócio conta com um grupo de consumidores em potencial. Esse é o diferencial do qual tanto se fala. Isso não significa que você deve atender apenas esse grupo, até porque nem sempre contar com um nicho muito fragmentado é positivo, mas ele pode integrar o seu público alvo.

Mas todas as informações para sustentar o seu plano de negócio não pode ficar apenas no empirismo. Hoje em dia, é possível buscar muitas informações na internet, fazer cursos gratuitos e ter o apoio de entidades como o Sebrae, que atua em todo o país e conta com o suporte necessário para os novos empreendedores.

Conhecer o básico de administração e em alguns casos o avançado é uma necessidade, sendo que da mesma forma é possível ter todo o conhecimento relevante mesmo sem formação superior. Com tudo isso em mãos fica mais fácil de reuniu os dados imprescindíveis para apostar em uma oportunidade de negócio lucrativa e mesmo transformar a sua ideia em um negócio de sucesso.

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