O que são Recursos Humanos?

O que são Recursos Humanos?

1063
0
SHARE
O que são Recursos Humanos
O que são Recursos Humanos

Leia nesse artigo o que são Recursos Humanos?Um dos departamentos mais importantes de uma empresa e que pode até, de certa forma, determinar seu sucesso ou fracasso, é o de Recursos Humanos.

 

Por que? Simplesmente porque eles são os responsáveis pela comunicação entre funcionário e empresa.

Simplo 7 - Loja Virtual

No artigo de hoje, vamos deixar você informado sobre tudo o que envolve Recursos Humanos e os detalhes desta profissão que é tão importante no dia a dia das empresas e dos funcionários que nela trabalham. Vamos falar hoje sobre:

  • O que é Recursos Humanos?
  • Quais as vantagens de se ter um departamento de Recursos Humanos?
  • Quais as desvantagens de se ter um departamento de Recursos Humanos?
  • Terceirizar o Recursos Humanos ou Investir em um departamento próprio?
  • Considerações finais.

Espero que o artigo seja de grande utilidade e que te oriente na melhor forma de escolher e direcionar seu departamento de Recursos Humanos. Boa leitura!

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

O Que É Recursos Humanos?

O Recursos Humanos é o departamento responsável por toda a parte de seleção, contratação, documentação de funcionários, pagamento de salários, licenças, férias, folha de ponto, e toda a comunicação entre os funcionários e a empresa.

Ainda é responsável pela parte de treinamento dos funcionários e adaptação dos mesmo em seus próprios departamentos. Todo problema que o funcionário tem com a empresa, deve ser passado ao Recursos Humanos para verificação junto aos responsáveis da empresa.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE
>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Outra responsabilidade do Recursos Humanos, é definir o cargo e salário de cada pessoa na empresa de acordo com suas funções, avaliações de desempenho, segurança do trabalho e higiene, desenvolvimento e formação profissional, controle, analise e auditorias.

Quando você tem um bom setor de Recursos Humanos, você ainda consegue que eles mantenham sua equipe motivada e alinhada aos objetivos e missão da empresa, criando assim um bom relacionamento empresa x colaborador.

Quais As Vantagens De Se Ter Um Departamento De Recursos Humanos?

Ter um bom departamento de Recursos Humanos tem vantagens muito boas. As maiores vantagens estão ligadas diretamente à estabilidade de operações que acaba ocorrendo quando temos este departamento na empresa. Dentre as vantagens temos:

Uma das melhores vantagens que o Recursos Humanos implantado na empresa, é o aumento de produtividade. Ele te permite que os processos mais complexos e que tomam mais tempo, sejam mais rápidos/dinâmicos (tal como cálculo da folha de pagamento). Com a maior rapidez, a produção também aumenta.

Outra grande vantagem é o dinamismo que se gera nos processos pois os fluxogramas e planilhas que são criados pelo RH acabam mostrando uma ampliação dos processos que ocorrem no departamento. Eles podem informatizar o sistema, permitindo que cada projeto e processo seja acompanhado em tempo real, conseguindo mais velocidade na obtenção de informações, analisando assim com mais agilidade e precisão sobre o retorno do investimento.

Com a padronização dos processos gerados pelo Recursos Humanos e a informatização, existe uma maior facilidade de obter informações sobre os colaboradores com grande velocidade. Assim, você pode identificar para quem existe a possibilidade de subir na carreira, quem se encaixa melhor em outros setores ou mesmo quem não se encaixa no perfil da empresa.

Assim, com os funcionários encaixados no melhor lugar em que se adequam, o grau de felicidade, motivação e satisfação aumenta significativamente, trazendo benefícios tanto ao colaborador quanto à empresa.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO
>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

 O departamento de Recursos Humanos permite que diferentes áreas e departamentos sejam integrados, gerando assim uma visão panorâmica dos setores, recursos e projetos da organização. Isso pode ser muito importante para ajudar a reequilibrar os orçamentos, sanar gargalos e elaborar estratégias unificadas e integradas de negócios.

Com um departamento eficiente de Recursos Humanos, você ainda tem a possibilidade de contratar apenas profissionais que se enquadrem no perfil da empresa e que tenham alto potencial. O departamento ainda fornece treinamentos e ajudam o funcionário a se integrar na equipe em que irá trabalhar.Essas são apenas algumas vantagens que o RH oferece, existem muitas outras.

Quais As Desvantagens De Se Ter Um Departamento De Recursos Humanos

Apesar de serem muitas as vantagens que existem ao se ter um departamento de RH, existem desvantagens também e é sobre isso que vamos falar agora. Confira a seguir algumas delas:

Uma das mais importantes desvantagens em se ter um RH na empresa, é que quando ele é implementado, há mudança na cultura da empresa e isso pode acabar causando grande desconforto nos funcionários, que podem vir a resistir a esta mudança. Eles geralmente trabalham da mesma forma com que foram treinados e quando é solicitada uma mudança deste método, se gera um desconforto.

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS
>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX 
>O QUE É E-PROCUREMENT

Outra desvantagem é o grande capital a ser investido. Para que se tenha um departamento de departamento de Recursos Humanos eficiente, é necessário um grande investimento para que ele se torne totalmente funcional.

Você precisa que seu departamento crie estratégias alternativas de gestão que se adequem à empresa e depois que apliquem essas estratégias. Depois de aplicadas essas mudanças, você deve treinar os outros funcionários para que eles possam aprender suas novas funções. Este gasto pode ser um peso muito grande para pequenas empresas.

Terceirizar O Recursos Humanos Ou Investir Em Um Departamento Próprio?

Para grandes e médias empresas, que possuem um bom capital e querem a estabilidade que o RH oferece, é bom que se tenha um departamento próprio. Assim você pode ter o controle e verificar todos os processos conforme eles vão sendo aplicados.

Se você possui uma empresa pequena, ou mesmo está querendo empreender, o melhor é contratar uma empresa terceirizada. O custo é menor e não há a necessidade de se ocupar espaço interno na empresa.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Considerações Finais sobre Recursos Humanos

Vimos hoje tudo sobre o departamento de Recursos Humanos, as vantagens e desvantagens que ele oferece. Você deve avaliar bem a situação de sua empresa e determinar o tipo de RH que quer ter: um departamento próprio ou uma empresa que preste este serviço a você.

Se você é um pequeno empresário, que está montando seu negócio agora, ou mesmo um empreendedor, recomendo que escolha um serviço terceirizado de Recursos Humanos para que assim sua renda não fique prejudicada.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Mas se você é uma grande ou média empresa, que já possui colocação no mercado e um fluxo de caixa estável, o melhor é que se monte um departamento na sua empresa para aproveitamento máximo do que eles podem oferecer.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Espero que o artigo de hoje tenha ajudado vocês a compreender melhor sobre o departamento de Recursos Humanos e que possam escolher com sabedoria os melhores profissionais para sua empresa. Até o próximo artigo

LEAVE A REPLY