O Que É Startup?

O Que É Startup?

0
SHARE
o que é startup

Você sabe o que é startup? Bom, talvez você queira ter o seu próprio negócio, mas não sabe como dar os primeiros passos para alcançar este objetivo. Esse problema assola muitas pessoas que estão iniciando no mundo business e que por vezes acabam deixando de seguir em frente por medo de falhar.  Uma recomendação, que a princípio parece básica, mas é fundamental para obter sucesso, é ter uma boa ideia de negócio, pensar em algo diferenciado para se destacar em um mercado que está cada vez mais concorrido.

Os empreendedores que possuem uma ideia inovadora com muitas chances de ser bem sucedida podem montar uma startup, que se caracteriza por ser uma modalidade de negócio que mais cresce no mundo, principalmente entre os profissionais jovens. Para montar uma startup é necessário conhecer como funciona esse negócio. Confira abaixo o que é uma startup:

O que é startup:

Basicamente, pode-se dizer que as startups são empresas que possuem grande potencial de crescimento e lucratividade. A palavra ‘’startup’’ é um termo relativamente novo no mundo dos negócios, o que faz com que muitos especialistas ainda divirjam em relação ao seu significado. Pois bem, este nome foi criado nos Estados Unidos, durante o ano de 1996, quando estava acontecendo o período denominado ‘’bola da internet’’, que deu origem às primeiras empresas online.

Nos tempos atuais, o conceito mais aceito relacionado à startup é o que a configura como uma modalidade de negócio que tem uma ideia inovadora, desenvolvida por um grupo de pessoas e que tem um grande potencial de crescer rapidamente nos próximos meses e anos. A startup também se caracteriza por ter um baixo custo inicial.

Motivos Para Montar Uma Startup:

Há vários motivos para montar uma startup. Por exemplo, você tem uma ideia diferenciada de negócio, quer deixar de ser um empregado assalariado para ser o seu próprio chefe e mudar a sua vida financeira? Estes são apenas alguns dos motivos para montar uma startup e transformar a sua vida pessoal e profissional.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, para montar uma startup não é necessário ter muito dinheiro, visto que uma das características do negócio é não precisar de um investimento alto, o que abre oportunidades para todos os profissionais. Este modelo de negócio também viabiliza parcerias e financiamentos com outras empresas que estejam dispostas a investir na sua ideia.

Dicas Para Montar a Sua Primeira Startup:

Será que a sua ideia de negócio pode ser transformada em um startup? Se você tiver uma ideia de negócio inovadora, certamente pode recorrer a esta modalidade de empresa. Para viabilizar o seu plano é necessário saber como montar uma startup na prática. Confira a seguir:

1 – Desenvolva Uma Ideia de Negócio Inovadora

O motor que vai impulsionar a sua startup é o desenvolvimento uma ideia de negócio inovadora. Para criar o modelo ideal é recomendado conhecer e acompanhar o mercado, principalmente o seu setor profissional. A partir daí, você terá embasamento para identificar onde estão as oportunidades de negócio e discernir o que pode dar certo ou errado.

Somente encontrar a sua oportunidade de negócio não é o suficiente para montar uma startup bem sucedida. É preciso que esta oportunidade esteja relacionada aos seus gostos e habilidades profissionais, pois é necessário que o dono do negócio se sinta motivado diariamente para tocá-lo em frente.

2 – Analise a Ideia de Startup

Após definir a sua ideia de negócio é importante ter calma para não se antecipar e acabar dando passos errados. A primeira coisa a se fazer é uma análise profunda da sua ideia de startup, colocando-a sob uma lupa para checar todas as vantagens e desvantagens, bem como a viabilidade e desafios que serão enfrentador para transformá-la em realidade.

A análise da ideia de startup deve ser realizada nos mínimos detalhes. Faça um estudo do nicho que a empresa irá atuar, qual o tipo e como o serviço será prestado, as características do público consumidor, onde está a demanda, quais são os custos operacionais e o potencial de crescimento da empresa. A partir dessas respostas, você pode dar forma para o negócio e melhorá-lo.

3 – Estipule Um Modelo de Negócio Lucrativo

Para ganhar dinheiro com a startup é necessário estipular um modelo de negócio lucrativo, ou seja, qual a maneira que será utilizada para lucrar como, por exemplo, por meio da venda dos próprios produtos ou serviços, veiculação de anúncios, assinatura de clientes, entre outras viabilidades de monetização.

Ter um modelo lucrativo é essencial para abrir uma startup de sucesso, pois do contrário mesmo que a ideia seja interessante, a tendência é que o negócio não vá para frente se não for estruturado corretamente. O modelo de monetização deve estar de acordo o serviço oferecido e as características do público-alvo.

4 – Atualize-se Constantemente

O universo dos negócios é muito dinâmico e está mudando constantemente, onde o que era tendência de mercado no último pode não ser mais na atualidade. Sendo assim, para evitar apostar em uma ideia incerta é recomendado acompanhar as variáveis do mundo dos negócios, mantendo-se informado sobre o seu nicho de negócio e demais áreas que o influenciam. Assim, você pode aprimorar o seu negócio crescer em harmonia com fatores importantes como, por exemplo, tecnologia, política, e economia, que muitas vezes fazem o mercado esquentar os esfriar.

➜ Ebook grátis: Os principais desafios de um ecommerce

5 – Aprenda Gestão

A maioria das pessoas que está abrindo uma startup está tendo o seu primeiro contato com a gestão de uma empresa. Para ser um bom gestor e garantir que o negócio seja um sucesso desde o início é indicado aprender sobre gestão, estudando conceitos gerais e da sua área em específico. Dessa maneira, você estará reduzindo as chances de erros e prejuízos morais e financeiros.

➜ Planilha para análise de concorrência no e-commerce

6 – Tenha Um Plano de Negócios

Para montar uma startup é necessário construir um plano de negócio, onde devem ser consideradas todas as ações necessárias para colocar a empresa em prática, estudando desde as atividades a serem prestadas até o capital necessário para começar a trabalhar.

O dinheiro para iniciar a startup é uma das principais questões do plano de negócios. Quem não tem o capital necessário deve buscar outras soluções com, por exemplo, fazer parcerias com empresas que estejam relacionadas à sua atividade ou mesmo procurar por investidores.

LEAVE A REPLY