O que é newsletter e como funciona

O que é newsletter e como funciona

0
SHARE
O que é newsletter e como funciona
O que é newsletter e como funciona

O que é newsletter e como funciona leia nesses artigo.

Certamente a sua caixa de e-mails, a minha, e todas as pessoas com quem conversamos hoje, está cheia de mensagens. Como consumidores somos alvo permanente de empresas que querem se comunicar conosco. Para isso, essas empresas se empenham em produzir mensagens bonitas, interessantes e com conteúdo relevante. Mas essas mensagens ficam paradas, isso quando não são diretamente excluídas, sem que tenha a chance de desempenhar o seu papel.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Pois bem, se você sente aflição ao pensar que todo o trabalho que tem ao produzir as suas newsletters é desperdiçado, perceba se está fazendo todo o trabalho corretamente.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Para que você enviar newsletter?

Certamente porque já sabe que seus clientes não merecem aqueles e-mails marketing que saltam na tela a única mensagem COMPRE. Isso os irrita, e você não quer ninguém irritado associando a sua loja a algo negativo, não é mesmo? Portanto, ao adotar um boletim você já deu o primeiro passo para o sucesso na comunicação e construção do relacionamento positivo com os seus clientes.

E newsletter é isso, algo leve, que emocione e entregue algo para quem ler. Afinal, se um cliente, ou provável cliente, recebe uma newsletter da sua loja é porque aceitou entrar em sua lista. E isso já é algo muito importante. Aproveite a chance de, ao estabelecer o contato, surpreendê-lo.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Inclusive uma boa surpresa pode ser o formato, estamos acostumados com newsletter via e-mail, mas para os seus clientes que preenchem o cadastro por completo você pode enviar mensagens no celular. Afinal, esses boletins devem ser enviados periodicamente, sem que estejam, necessariamente, ligados a promoções ou ofertas.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

Não há crime em relacionar algum conteúdo ao seu produto, isso é visto como algo positivo por agregar valor. Se você tem um e-commerce de moda, pode enviar mensagens que apontam novas tendências, e assim apresentar seus produtos.Utilizar newsletter é autopromoção, mas não precisa ser apenas isso.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

Portanto, sabendo que a mensagem de vendas em newsletter não deve ser direta, você precisa praticar a sutileza. Assim seus clientes vão abrir as mensagens, e ao final da leitura deverão ter o desejo de consumir o produto, mas sem que percebam. Quase como um agradecimento pela oportunidade apresentada. É o despertar inconsciente para o desejo do consumo.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Exercite os seguintes pontos:

– Demonstrar desvantagem caso o leitor não abra. Exatamente porque ninguém gosta de perder boas oportunidades.

– E entregar constantemente informações relevantes em suas mensagens, despertando o desejo de forma racional ou irracional.

Utilizando as ferramentas certas para uma newsletter

A partir de qualquer serviço de e-mail é possível enviar esse tipo de mensagem, mas acredite, existem muitas vantagens ao contratar um serviço de envio de newsletter.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Ainda que a sua lista seja pequena, com um número limitado de contatos, o gerenciamento dos envios através de um serviço profissional garante técnicas modernas de programação e criptografia. A capacidade de envio é enorme, e mesmo assim as suas mensagens não seguirão imediatamente para a pasta de spam.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Os erros mais comuns no envio de newsletter

Evite as seguintes expressões no título das suas mensagens: grátis, desconto, black friday, sexo e promoção. Apenas por serem expressões que comprovadamente tem mais chances de caírem na pasta de excluídos.

Também incomoda bastante os consumidores as mensagens acompanhadas de anexos, especialmente os anexos pesados. O que dificulta a vida de quem os abre em aparelhos móveis.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Como fazer isso corretamente sua newsletter

Apesar de muitas pessoas confundirem, newsletter nada tem a ver com spam, afinal o cliente aceitou receber essa comunicação, caso queira a qualquer momento pode cancelar essa assinatura. Aliás, é dever de todo site oferecer o cancelamento de assinatura de newsletter de forma clara e facilitada. De nada adianta manter em sua base de dados contatos descontentes.

O mais interessante na newsletter é a adaptabilidade dessa ferramenta. Não há um padrão a seguir, e essa liberdade permite que a criatividade seja explorada. É fundamental que mensagem e conteúdo estejam alinhados com todas as redes sociais (empresas mais sérias não vão enviar mensagens com gracinhas ou publicar piadas nas mídias), porque essa relação é construída aos poucos e o resultado aparecerá somente no longo prazo. Mas o resultado vem sim, pode acreditar.

Para encontrar a sua linguagem, o seu formato, pense que a mensagem precisa ter um significado. E pode servir para tirá-lo, por alguns minutos, de sua rotina estressante. Já os envios, ordem de envio, subdivisão de clientes em certos grupos, reenvio, existem ferramentas especificas que fazem esse trabalho. Esses programas informam sobre o risco de sua mensagem ser considera spam, ajuda na segmentação, já que nem tudo precisa ser informado para toda a sua base. Ou reenviar mensagens apenas para aqueles clientes que não abriram, e mostra avaliações sobre taxa de abertura, número de cliques. Esses dados podem ser cruzados e utilizados para ações futuras.

Em sua próxima newsletter, seu objetivo deve ser impactar seu cliente para fazê-lo compartilhar sua mensagem, aceita o desafio? Fica agora o momento para reflexão, você gosta desse tipo de mensagem, mas aquelas que você recebe como consumidor. Já parou para avalia-las? Agora você tem subsídios para isso. Aproveite para extrair boas ideias.

LEAVE A REPLY