SHARE

Vou começar compartilhando a minha opinião. Me incomoda um pouco quando alguém que eu conheço diz que fez uma compra pela internet e quando eu pergunto o nome da loja, a pessoa responde que comprou de alguém no Facebook, ou seja, não foi de uma loja virtual. Apesar de me incomodar, quando alguém compra de alguém e a negociação é feita através do Facebook, mas não de uma loja virtual no Facebook, foi uma venda na internet. Porque quando pesquisamos a definição de o que é e-commerce, encontramos basicamente essa resposta: E-commerce é o nome que se dá para qualquer negócio ou transação comercial feita através da internet.

Então às vezes acontece o comércio eletrônico sem se ter uma loja virtual. Se você vende pelo Instagram, ou briques e grupos do Facebook e Whatsapp, você faz transações de e-commerce. Mas então, o que é e-commerce? E-commerce é o comércio online, claro que quem vende pelas redes sociais e não paga os devidos impostos, não emite notas, não está dentro da lei.

Mesmo não estando dentro da lei essas transações são caracterizadas como e-commerce. No entanto, quando a grande maioria das pessoas usa a palavra e-commerce, está se referindo a um sinônimo de loja virtual. E loja virtual todos sabem quem é uma loja que vende produtos na internet, não é um perfil nas redes sociais, e sim uma loja que vende. Essa mesma loja pode atender os clientes através das redes sociais, mas não deixa de ser uma loja.

Em sua maioria as lojas virtuais, possuem CNPJ, e pagam todos os impostos, é obrigatório por lei aqui no Brasil, emitir notas fiscais por cada transação comercial e para emitir notas fiscais é necessário ter CNPJ. Quem gosta de viver perigosamente e não envia as notas fiscais junto com os produtos, corre o risco, de cair em alguma fiscalização e pagar multa, o recomendado é fazer tudo dentro da lei para evitar despesas e incomodações.

Se você ainda está um pouco confuso, vamos tentar com exemplos. Tem uma página no Facebook que vende camisetas de futebol. Eles postam as fotos, as pessoas comentam e entram em contato através de mensagens, é ali que a transação é concluída, variações de cor e tamanho acertadas, é passado o número da conta para depósito, assim que o pagamento é feito, o produto é enviado, na maioria das vezes, sem nota fiscal.

o que é e-commerce
Página no Facebook que faz transações comerciais online.

Agora existem também lojas virtuais dentro do Facebook, mesmo estando dentro da rede social, realmente são lojas. Essa pagam impostos e ainda oferecem melhores opções de pagamento que apenas depósito bancário. A compra chega na maioria das vezes, com nota fiscal. Veja o exemplo abaixo, é uma loja virtual, dentro de uma página no Facebook. Para comprar aqui é a mesma coisa que se estivesse comprando no site, não precisa enviar mensagens para escolher cor e tamanho, é só marcar as opções e finalizar a compra.

o que é e-commerce
Loja virtual dentro da página do Facebook, que também faz transações online.

Se você está interessado em ter um e-commerce, recomento que você encontre as formas corretas e que mais se adequam ao seu negócio. Pode ser uma página no Facebook que vende produtos, e que tem CNPJ e emite NF. Você também pode vender seus produtos em algum marketplace, como Mercado Livre, Enjoei entre outros. Mesmo você não tendo uma loja virtual própria, vai ter transações online, logo, vai ser um e-commerce, que nada mais é do que comércio eletrônico.

Talvez a compreensão desse termi ficasse mais fácil se a gente usasse comércio físico para classificar as lojas que não são virtuais. Apesar de que hoje muitas lojas possuem lojas físicas e lojas virtuais, nem sempre as lojas são integradas. Algumas lojas acabam metendo os pés pelas mãos e transformando seus e-commerces em concorrentes o que é totalmente errado. Pois se o cliente está comprando da sua loja, a sua empresa está ganhando. Não importa se foi uma compra virtual ou presencial.

Bom, só para finalizar a partir de hoje, quando alguém perguntar o que é e-commerce, você vai ter a resposta na ponta da língua, é uma transação comercial feita através da internet.

SHARE
Previous articleCapital de Risco
Next articleTutorial Google AdWords: O que é e como funciona

LEAVE A REPLY