O que é certificado digital?

O que é certificado digital?

0
SHARE
O que é certificado digital
O que é certificado digital

Você sabe o que é certificado digital? Nunca ouviu falar? Leia nesse artigo algumas informações que poderão te ajudar nesse assunto

A cada dia, os serviços bancários digitais são mais utilizados pelos indivíduos. Possibilidade de pagar contas, fazer transferências entre contas, agendar pagamentos, realizações investimentos.

Tudo isso disponível a alguns clicks de distâncias. Mas se as possibilidades de uso são cada vez maiores, ainda há muitos sujeitos que não se sentem seguros em realizar esses serviços pela internet. Como resultado, acabam se deslocando até os bancos, enfrentando longas filas e tendo que ter paciência para conseguir ser atendidos.

Simplo 7 - Loja Virtual Agora, se eles se sentirem totalmente seguros, de tal modo que não teriam problemas em enviar informações sigilas sobre a própria empresa de modo online? Bem, acredito que tudo isso mudaria e esses empreendedores passariam a utilizar ainda mais o computador como ferramenta de contabilidade digital.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Ainda mais sabendo que vivemos uma época de inúmeras fraudes, principalmente quando se refere à diversas formas de transações eletrônicas, é frequente que a preocupação com a segurança das próprias informações em respeito às transações eletrônicas continue em alta.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Sendo que a preocupação com a segurança das informações que são trocadas no ambiente digital ainda poderiam impossibilitar o acesso de várias pessoas a internet. Mas fique sabendo que essa preocupação já pode ser evitada rapidamente com uma solução bem simples chamada de Certificado digital. Nunca ouviu falar?

O que significa um certificado digital?

Certificado digital se constitui como um arquivo eletrônico que trabalha se passando como uma assinatura digital do indivíduo ou da empresa, tendo inclusive uma validade jurídica e, com isso, garantindo que haja proteção às transações eletrônicas e a outros serviços que são realizados via internet, sendo necessário que tantos indivíduos jurídicos como físicos precisem se identificar e acintar de forma digital, de qualquer parte do mundo esse certificado, para realizar operações bancárias, possuindo muito mais agilidade e segurança.

Atualmente, a certificação digital acaba sendo tido com o que há de mais evoluído em termos de segurança para conseguir proteger as informações que são trocadas dentro do ambiente virtual.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Nesse ponto, a tecnologia desenvolvida acaba sendo utilizado de forma específica para que se possa vir a oferecer autenticidade, confidencialidade, segurança e integridade a todo tipo de informação eletrônica. Desse modo, a certificação digital acaba funcionando como se fosse uma espécie de carteira de identidade eletrônica, vindo a garantir a segurança da identidade de todos os tipos envolvidos.

 

Qual a utilidade de um certificado digital?

O certificado digital foi criado com o objetivo de facilitar a vida do usuário, evitando que ele venha a perder tempo fazendo tarefas de forma presencial de coisas que ele pode resolver de modo online, tendo muito mais segurança e prática.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Nesse ponto, atividades que tem como objetivo o reconhecimento de firmas, as idas ao banco e a entrega de documentos via moto boy, podem acabar sendo substituídas por outros tipos de transações online, que deem como garantia a autenticidade e toda a proteção das informações que são trocadas.

Para ficar em alguns exemplos, entre as principais atividades que costumam ter sua segurança garantida por um certificado digital, estão:

 Todo tipo de realização de transações bancárias;
 Conhecimento de transporte eletrônico (conhecido como Cts-e), manifestações de destinatário e assinatura de notas fiscais;
 Envio de documentos e de assinatura pela internet;
 A garantia de que haverá validade jurídica dos documentos eletrônicos;
 Possibilidade de envio de declarações da empresa do empreendedor;
 Possibilidade de economizar muito tempo, já que todos os serviços acabam sendo realizados pela internet, podendo ser feitos em qualquer lugar que tenha acesso a rede;
 A diminuição da burocratização dos processos, já que o processo de certificado digital acaba dispensando o reconhecimento de firmas;
 E o login em ambientes virtuais que tenham garantia de segurança.

Quem precisa ter algum certificado digital?

Primeiro deve se dizer que todos os indivíduos podem ter um certificado digital, sejam pessoas jurídicas ou físicas. Para tanto, basta que elas queiram vir a realizar um certo conjunto de atividades online de maneira autenticada e segura.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Mesmo assim, o certificado digital não se constitui como uma escolha para todos os indivíduos. O motivo é que para alguns indivíduos, ele acaba sendo uma grande exigência. Agora, para empresas que precisar fazer a emissão de nota fiscal eletrônica e para aqueles empreendimentos que estão inscritos no regimene de tributação do lucro real ou do lucro pressumido, a uma obrigação de se fazer o uso do certificado digital.

Por sua vez, as empresas que possuem inscrição no Simples, como não possuem uma obrigatoriedade de fazer a emissão de nota fiscal eletrônica, acabam não precisando ter nenhum tipo de certificação digital.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Conheça os tipos de certificados existentes

Atualmente, são dois tipos de certificados digitais existentes. Para facilitar seu entendimento, abaixo explicamos como funciona cada um deles. Veja:

1 – e-CNPJ:

ele acaba funcionando como se fosse um CNPJ virtual e, por isso, serve para que seja feita a emissão de uma nota fiscal eletrônica, podendo se realizar a transmissão fiscal digital e outras obrigações acessórias.

2 – e-CPF:

Do mesmo modo que o e-CNPJ, o e-CPF também funciona como um modelo virtual que vem a ser utilizado para que se possa fazer a entrega da declaração do imposto de renda e de outros tipos de documentos eletrônicos que também exijam algum tipo de assinatura digital.

Com essas informações, você, empreendedor, já pode tomar a melhor decisão para o seu negócio, sabendo se é preciso ou não implantar um processo de certificado digital. As vantagens são muitas e óbvias, mas não são todos os empreendedores que já se sentem seguros com as garantias dadas pelo certificado digital.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Mas isso, claro, deve ir mudando rapidamente devido a quantidade de investimentos que está sendo aplicada no setor, fazendo com que a cada mês haja mais e mais segurança. Além disso, um sistema cada vez mais intuitivo e responsivo faz que mesmo os indivíduos com idade já avançada possam se beneficiar do uso desse tipo de ferramenta para ganhar tempo e realizar suas tarefas com precisão. Então, pese bem e veja se o certificado digital já deve ser aplicado no seu comércio eletrônico.

LEAVE A REPLY