O que é capital social?

O que é capital social?

0
SHARE
O que é capital social?
O que é capital social?

Capital social?Você sabe o que é e como utilizar?Leia nesse artigo dicas importantes de sobre esse assunto

Talvez você não tenha parado para pensar, mas o capital social do seu negócio precisa ser tratado com o mesmo tipo de atenção que você dá aos seus serviços e produtos. Assim, a contabilidade irá ter um papel importante dentro do seu negócio, já que será a partir dela que você poderá definir quais são os valores mais corretos para o capital social integralizado da sua empresa.

Simplo 7 - Loja Virtual

Mas bem, caso você não conheça muito bem o assunto, é hora de entender um pouco mais. Então, continue a leitura.

BAIXE NOSSO MATERIAL:


>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Capital social, em suma, se trata do poderio financeiro de uma empresa. Ou seja, da quantidade de investimento feito pelos sócios da empresa no momento em que o seu empreendimento ainda estava no início das atividades. Assim, quando você ouvir que uma companhia vale uma certa quantia de recursos, tenha em mente que parte de todo esse valor é claramente ligado ao capital social.

Do mesmo modo, caso o empreendimento continue de pé, isso mostra que o capital social do seu negócio esteve em boas mãos, foi bem administrado e com isso começou a alcançar os primeiros lucros.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Qual a importância da gestão estratégica?

Essa é uma questão fundamental. Imagine: quando você está se preparando para comprar um automóvel, para ficar apenas em um exemplo mais prático, você não irá pensar apenas no custo que o veículo terá para ser adquirido, não é? Também será levado em conta os gastos futuros que você terá com impostos, seguros, manutenção, quantidade de gasolina consumida e aí por diante.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Então saiba que o mesmo também irá se aplicar as empresas. Isso porque o capital social é uma parte da gestão estratégica de qualquer tipo de organização.Desse modo, não fique preocupado somente com a parte operacional do seu negócio.

Também esteja atento a parte administrativa e com a parte financeira. Desse modo, o primeiro passo que você deve dar é saber se no setor financeiro da sua empresa, você conseguirá responder a seguinte questão: qual é o valor que precisa ser investido no empreendimento para que ele possa começar com o fôlego necessário para ter um crescimento tranquilo?

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS

>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX 
>O QUE É E-PROCUREMENT

A resposta dessa pergunta fará que você venha a ter certeza de qual será o seu planejamento estratégico e o que precisa ser feito para que ele ganhe forma.

Saiba como definir o que é capital social

Você sabe falar de bate pronto o que é capital social? Bem, é importante que saiba. Uma empresa nasce sem nenhum tipo de lucro, possuindo apenas os recursos que são disponibilizados pelos seus sócios. Desse modo, é fundamental que você saiba que há formas de definir uma estratégia correta para o valor do capital social do seu empreendimento.

Caso você tenha dúvidas sobre a melhor forma de fazer isso, saiba que esse não é problema somente seu. Mas aqui vai uma boa dica para facilitar esse cálculo: fique preocupado apenas com os pontos de insumos e de materiais para a sua linha de produção, com a folha de pagamento, com os gastos com publicidade e qualquer outro tipo de despesa da sua empresa.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

 

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Para tornar o processo mais simples, reúne os seus sócios e defina conjuntamente qual será o valor que irá cobrir todos os gastos do seu negócio até o momento em que as receitas passem a superar as vendas.

Saiba como você pode formalizar o seu capital social

Após você definir qual é o valor do seu capital social, será necessário discriminá-lo por escrito. Isso será feito no chamado contrato social e consistirá na natureza e na quantia dos recursos que foram doados por cada um dos sócios. Então, saiba de antemão se os recursos serão disponibilizados em bens materiais, dinheiro ou em bens imateriais.

Após essa etapa, para conseguir alterar o valor do capital social da sua empresa para um valor maior, será necessário que você tenha a quantia inicial totalmente disponibilizada para uso da sua empresa.

Desse modo, a cada aumento que for dado, o contrato social que tiver sido alterado deve vir a ser registrado com a junta comercial da sua cidade. Da mesma forma que é possível aumentar o capital social, também é possível diminuir, mas isso é algo bem mais raro de ocorrer. Portanto, saber definir corretamente o capital social de uma empresa não se constitui em uma tarefa simples. Por isso é fundamental estar por dentro do assunto.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

 

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Comece pequeno, se for possível

Se você começar com um capital social alto e depois precisar reduzi-lo, saiba que você precisará não ter nenhum tipo de dívida. Além disso, será necessário publicar em jornal (e esse tipo de publicação não costuma ter um preço amigável) para só após 90 dias de publicação, caso ninguém tenha se manifestado em contrário, você possa vir a reduzir o capital social da sua empresa.

Então, o processo é moroso e complicado e por isso prefira começar com um pequeno capital social. Isso, porque caso seja necessário aumentá-lo, você terá custos com o contador, com a junta comercial (além de ter o valor do capital inicial anterior disponível, como já dissemos acima). Mas isso, é feito de forma mais imediata e prática do que é exigido para uma redução.

Então, caso você tenha uma dúvida, como pequeno e depois vá aumentando quando sentir necessidade. É menos trabalhoso e dá mais resultados.

Para os que abrirão empresas junto sem nenhum sócio

Há dois tipos de formatos jurídicos aceitos para aqueles que abrirão empresas sem nenhum tipo de sócio. O primeiro é abrir como Eireli e o segundo como Empresário individual. No primeiro caso, caso você abra como Eireli, o capital social precisará ser superior a 100 saláris mínimos.

Aqui vale enfatizar que esse valor não precisará ser comprovado, mas terá que estar disponível para uso da empresa. Por ventura, caso você não tenha essa quantia, provavelmente haverá uma inconsistência na na sua declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), o que pode acarretar em problemas com a Receita Federal. Já o modo Empresário Individual é o mais aceito e o que mais costuma ser feito por novos empreendedores.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

LEAVE A REPLY