O poder das palestras motivacionais

O poder das palestras motivacionais

0
SHARE
palestras motivacionais

Sua empresa está afundando por causa da desmotivação dos funcionários? Conheça as palestras motivacionais, um método barato e eficaz de engajamento da equipe

O próprio nome já entrega a sua importância: motivacional. Não precisamos nem discutir o que é motivação e porque os seres humanos precisam dela. Basta dizer que motivação nos move e nos dá forças para enfrentar as barreiras de todas as áreas presentes em nosso dia a dia.

Precisamos ser motivados a todo instante para conseguir fazer coisas em nossas vidas, principalmente quando se trata de emprego e mercado de trabalho, que está cada mais vez mais qualificado e concorrido.

A melhor forma de se preparar para esse mercado – estando dentro ou fora dele – é através das palestras motivacionais. Sendo assim, elas têm dois objetivos: motivar as pessoas para procurarem e lutarem por um emprego ou alinhar a equipe dentro de uma empresa. Elas são mais recorrentes e importantes no segundo caso, sendo importantes para a equipe e empresa, que passa por um momento conturbado, uma crise financeira ou falta um bom relacionamento no trabalho.

Uma equipe desmotivada gera um caos tão grande, que chega até a ser maior que os problemas anteriores da empresa. Quando os funcionários estão fadigados e estressados, o foco e comprometimento são praticamente nulos e nada funciona, a produtividade cai e o resultado final é fortemente afetado.

Para uma empresa funcionar em perfeito estado, atingindo metas e objetivos, é mais que necessário ter uma equipe motivada e inspirada. É nessa hora que entram as palestras motivacionais: elas trabalham a motivação de toda equipe em conjunto e criam um senso de coletividade e empatia jamais esperados pelos gestores.

Assim, podemos afirmar que a palestra motivacional, que foi baseada na filosofia do coaching, objetiva levantar e resolver os problemas dentro de uma empresa, apresentando os erros, acertos, questionamentos e soluções, buscando, sempre, a instigar o senso colaborativo dos funcionários. As palestras motivacionas fazem parte do ramo de Treinamento e Desenvolvimento, como cursos, formações, workshops e se mostram uma opção eficaz e rápida no quesito mudança estrutural da empresa.

O foco principal, além de solucionar os problemas da empresa, é trabalhar a motivação da equipe, entusiasmando-os e transformando-os em um único time, o time da empresa. Assim, eles tomarão os resultados da empresa para si e saberão se relacionar melhor uns com os outros. Com esse resultado, a empresa terá mais harmonia em sua rotina e conseguirá executar todas as tarefas de forma eficiente e alcançar bons resultados.

Além disso, outras competências e habilidades são trabalhadas, como a comunicação, controle emocional, visão sistêmica, comprometimento, planejamento, organização, gestão do tempo e inteligência.

Segundo uma pesquisa da Gallup, as empresas com melhor rendimento apresentam 67% dos funcionários engajados. Portanto, os resultados esperados de uma boa palestra motivacional é a equipe sair do auditório percebendo o seu verdadeiro valor, com os objetivos e desafios esclarecidos e, claro, pronta para alcançar bons resultados e colher frutos para a empresa, sabendo que aqueles frutos também são bons para a vida profissional e pessoal dela.

Benefícios das palestras motivacionais

  • Motivação da equipe;
  • Especificação do objetivo a ser cumprido;
  • Engajamento;
  • Melhora na relação entre funcionários da empresa;
  • Trabalho produtivo e colaborativo;
  • Crescimento da empresa;
  • Solução dos problemas da empresa;
  • Aumento da receita.

Como faço para promover uma palestra motivacional em minha empresa?

Antes de fazer uma palestra em sua empresa, você precisa definir qual a equipe que irá participar: é de vendas? De marketing? A gestão? Todos?

Defina a equipe e trace seu perfil, identificando, também, qual é o problema interno: desmotivação? Desorganização? Falta de comunicação?

A partir dessas informações, você conseguirá saber exatamente qual o ponto chave para trabalhar com os grupos. É assim que você terá como dar suporte ao problema e motivá-los no “x da questão”.

Algumas empresas estão treinando o pessoal do RH para dar essas palestras para o restante da equipe, porém, é aconselhável, dependendo do grau dos problemas da empresa, contratar um bom profissional para dar essas palestras, como um bom palestrante de marketing ou um coach renomado.

Um palestrante especializado é enérgico e dinâmico, na medida certa. Ele é capaz de interagir com toda a equipe, usando abordagens técnicas voltadas para a capacitação da liderança, cooperatividade e pensamento coletivo. Esses profissionais sabem como agir em situações específicas e dão ótimas dicas para o público, tanto para os gestores como para os funcionários.

É recomendável o treinamento do RH para ir mantendo os ensinamentos passados nas palestras e deixar a equipe sempre bem alinhada, engajada e que quer sempre entregar o melhor.

Antes da palestra é necessário planejar com cautela o evento. Uma dica: promova o acontecimento em um local longe da empresa, onde os funcionários não estão habituados a ir, como um hotel, uma chácara ou um restaurante – fechado para a ocasião. É muito importante que, nesse dia, os funcionários se sintam especiais. Deixe-os ir sem uniforme, com uma roupa mais à vontade, porém, sempre bem apresentáveis.

Ademais, ofereça uma alimentação de qualidade: se ficarem apenas na parte da manhã, proporcione um coffee break farto, e, se for o dia inteiro, garanta coffee breaks e almoços para todos. O seu empregado será treinado para se sentir importante e parte da empresa, então, oferecer regalias nesse dia em especial é uma ótima oportunidade para começar a mudar os hábitos da empresa.

➜ 7 dicas MATADORAS para você começar a usar o Youtube

Sendo assim, palestras motivacionais são ótimas formas de integrar e unir uma equipe desunida, desmotivada e sem propósito. Na maioria das vezes, benefícios, planos de carreira e participação nos lucros não são estratégias que atraem e motivam os funcionários. A questão não é recompensar para fazerem seu trabalho, é dar recursos para que façam seu trabalho de forma inspiradora e consciente para serem recompensados.

➜ Veja se o seu site é otimizado

O profissional deve querer ver sua empresa crescer e fazer parte desse crescimento, sentindo-se orgulhoso de estar contribuindo para a construção; não apenas ganhar o seu salário e ir embora sem motivo para se orgulhar.  Pode ter certeza: esse investimento é retorno garantido. As palestras irão desenvolver o lado humano e profissional da sua equipe, além de ensiná-los a como serem produtivos e fazer a empresa lucrar, convencendo-os que o lucro também é deles.

LEAVE A REPLY