Escolha o nome certo para o seu salão de beleza!

Escolha o nome certo para o seu salão de beleza!

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nome de salão de beleza

Quando abrimos um negócio, antes mesmo de pensar em clientela, em um bom ponto, em bons serviços, precisamos pensar em um nome! No nicho de beleza e estética isso é bastante visível, já que muita gente erra justamente na escolha do nome, fazendo com o salão não seja bem visto. Se você quiser ter sucesso com o seu salão de beleza, uma das primeiras dicas é escolher o nome certo. É preciso investir tempo, pesquisar a concorrência, o público alvo e quebrar bastante a cabeça na hora da escolha.

Não existem regras definitivas para criar/pensar no nome ideal do seu salão. Mas, como um bom empreendedor, você deve saber que existem pontos “facilitadores” para essa escolha.

4 dicas para encontrar o nome de salão de beleza perfeito

1 – Defina bem o seu público alvo e o posicionamento da sua marca. Por exemplo, o seu salão pretende atender somente mulher, homens, ou será unissex? O seu ponto está inserido em uma região onde predomina a classe A, B ou C? Você vai servir água e café para os clientes, ou espumante?

2 – Os produtos e tratamentos oferecidos no seu salão de beleza estabelecem um conceito. Esse conceito deve estar ligado ao nome de alguma maneira, trazendo simplicidade ou sofisticação.

3 – A escolha do local pode ajudá-lo a definir o nome de salão de beleza. Quais são as características que se destacam na região? Pense nas características marcantes da região: nome da rua, fama do bairro, alguma praça famosa, alguma história memorável e conhecida, entre outros marcos. Enfim, algum fato marcante pode ajudar a criar uma empatia com o seu público.

4 – Inovação. O seu salão de beleza, de preferência, precisa trazer algo novo para o mercado, seja através de um serviço personalizado, ou de produtos que não se encontram facilmente na sua região. Ter um slogan que se refira a esse diferencial pode chamar a atenção dos clientes.

Profissionais renomados

Se você possui uma carreira mais longa, clientes que valorizam o seu trabalho e é reconhecido por isso, uma boa opção é associar o nome de salão de beleza ao seu, de alguma maneira. Mundialmente, nesse ramo de negócio, essa alternativa faz sucesso. Grandes cabelereiros, manicures e esteticistas “carregam” o nome do salão. A vantagem nessa associação é que os clientes antigos vão chegar através de um nome conhecido e não de um nome empresarial. A longo prazo, com a chegada de novos clientes, tanto você quanto o seu salão vão acabar criando uma marca forte. Mas, se o seu nome não é sonoro ou agradável, vale adotar um nome artístico/profissional e adaptar o que for necessário, verificando sempre se alguém já adotou esse mesmo nome (pesquise no Google e na sua região).

Pegue a caneta e escreva, escreva, escreva…

Tudo começa com uma lista de nomes, onde cada um pode ser separado em blocos, definindo os tipos de associação que você quer fazer. Nesse momento, você pode aproveitar para colocar para fora uma enxurrada de ideias, sem medo de que algumas delas parecem sem graça. A próxima etapa é ler essa lista para amigos próximos e parentes, para recolher o máximo possível de opiniões. Afinal, eles possuem uma visão de fora do negócio e você já está vendo tudo com mais “apego”.

Nomes sonoros online e offline

De nada adianta ter um bom nome de salão de beleza se ele está sendo utilizado por outras pessoas em sites, por exemplo. Se seus clientes buscarem por você no Google e acharem outras pessoas, podem ficar frustrados e não desejarem marcar horário. O site é a porta de entrada para dezenas de clientes e excelente plataforma para apresentar seu portfólio.

A escolha de um logo, que mostre a sua identidade visual e o conceito da marca, também ajuda na identificação do seu negócio, mas, claro, deve seguir uma linha estética que esteja de acordo com seu público alvo, para criar empatia.

Nomes fáceis, simples e curtos

Isso facilitará a pronúncia de funcionários e clientes. Nada pior do que gostar MUITO do atendimento de um salão de beleza mas ter grandes dificuldades em pronunciar seu nome ao indica-lo para amigos depois! Ou seja, evite nomes muito longos, ou com muitas consoantes e até mesmo palavras de difícil pronúncia em outras línguas (o que acaba acontecendo bastante nesse segmento). Ao oferecer um flyer, panfleto com serviços ou o seu cartão de visitas, a longo prazo, observe se todos conseguem pronunciar facilmente o nome do salão.

Liberdade para o seu salão

Ter um salão de beleza que foque em algum tratamento ou serviço pode ser uma boa ideia hoje, mas talvez você queira expandir ou mudar o foco ao longo dos anos. Por isso, ter um nome de salão de beleza que limite muito a sua atividade não é o ideal. Por exemplo: Unhas e Beleza ou Makeup & Hair podem acabar prejudicando a chegada de clientes, que vão achar que o salão talvez não ofereça o serviço que estão procurando.

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Já no slogan da marca, você pode optar por colocar esse diferencial, como por exemplo: Wilson Coiffeur – espaço para noivas.

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Após falar a sua lista de nomes para amigos e parentes, ressaltando todos esses pontos, dificilmente você terá batido o martelo. Uns 2 a 3 nomes ainda estarão martelando na cabeça. Então, o ideal é que você peça para um designer montar seu logo com as duas principais opções de nome, pois ver o projeto pronto e ler o nome do salão escrito da maneira que ele será visto é um outro momento, importante e essencial, muito diferente de ver as sugestões em uma lista de papel.

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