Saiba tudo sobre o networking profissional

Saiba tudo sobre o networking profissional

0
SHARE
networking profissional

Todo mundo sabe da importância em se ter boas relações profissionais, além de projetos bem-sucedidos, bem como uma qualificação adequada constando em nosso currículo, certo? Mas, você já parou para pensar como o networking profissional pode lhe ajudar?

Isso mesmo, esse método pode ser de extrema importância para os seus negócios online, desde que você saiba utilizá-lo de modo correto e coerente, pois ao mesmo tempo que o networking profissional pode ser benéfico, ele também pode atrapalhar se você não seguir as dicas e orientações corretas.

No concorrido ambiente da informação e da tecnologia, esta ferramenta pode ser algo extremamente eficaz e importante, mas, antes de qualquer coisa é mais do que necessário que você saiba o que ela significa e é sobre isso que iremos falar logo abaixo.

O que é o networking profissional

A grande maioria das pessoas imaginam que ter um número significante de colegas, conhecidos e amigos significa ter uma excelente rede de relacionamentos, mas, quem pensa assim está estritamente enganado.

No âmbito pessoal, isso pode até ser verdade, mas profissionalmente é necessário que você entenda que possuir uma boa rede significa ter contatos de empresas e pessoas que tenham motivos para lhe contratar, além de obviamente saber como oferecer o seu trabalho a eles.

Alguns profissionais acabam ficando na dúvida em sobre como começar a poder cultivar tal rede de contatos, por isso, pensando em auxiliar você um pouco mais neste assunto, resolvemos separar algumas etapas de extrema importância, as quais, sem dúvida alguma também poderão lhe auxiliar em seu e-commerce confira:

1-Desenhe seu perfil:

Essa etapa vai muito além de se confeccionar um currículo. Significa saber identificar todas as suas habilidades, pontos fortes e acima de tudo os seus diferenciais em relação aos demais profissionais.

É exatamente este perfil que você irá oferecer aos seus futuros empregadores ou clientes. Por isso, para poder fazer um bom networking profissional é necessário encontrar um possível contato.

Vale ressaltar que ao fazer tudo isso, é muito importante que você saiba respeitar os ambientes e espaços os quais estará, pois ninguém deseja se tornar um vendedor chato e insistente de revistas, certo?

Porém, podemos dizer que perder uma boa chance também é algo bem frustrante, por isso, saiba observar suas reais oportunidades e faça jus delas.

2-Conheça seu produto:

Uma vez que se conhece o seu produto, você já pode se preparar selecionando os locais em que irá frequentar, sejam eventos, cursos, feiras, etc., todos são especialmente propícios para conhecer pessoas consideradas interessantes ou com necessidades semelhantes.

Estar sempre preparado é algo fundamental, por isso, sempre tenha um cartão de visitas no ponto, além disso, lembre-se de manter sempre uma conta de e-mail a qual possa ser divulgada aos seus possíveis clientes.

3-Redes Sociais:

Sem dúvida alguma as redes sociais são ótimas ferramentas para o seu networking profissional. Porém, as mesmas se não utilizadas do modo correto também podem se tornar o seu pior pesadelo.

Infelizmente, grande parte dos usuários desses tipos de recursos acabam esquecendo que é mais do que comum alguém estar interessado em seu contato profissional, vindo a pesquisar nas redes suas ultimas experiências, gostos, opiniões, enfim, informações públicas sobre sua vida.

Deste modo, é sempre viável pensar um pouco antes de postar uma certa foto, ou fazer algum comentário que possa prejudicar a sua imagem na web.

4-Envolvimento com certos projetos:

Uma boa dica de networking profissional é se envolver em alguns projetos como fóruns, blogs e listas de discussões, onde ambas as opções podem lhe proporcionar excelentes contatos profissionais, além é claro de uma boa visibilidade.

Este é um espaço bem adequado e considerado praticamente sem custo algum, o qual você poderá divulgar um pouco de seu conhecimento e fechar possíveis negócios.

➜ Mini Curso SEO para Loja Virtual

5-Lugar certo e hora certa:

Para poder conhecer pessoas consideradas influentes e que provavelmente poderão ser de grande valia para seus negócios, um grande truque é saber estar no lugar certo e na hora certa.

Pode até não parecer, mas, se informar corretamente sobre os eventos que irão ocorrer, bem como as pessoas que irão estar presentes, já é algo extremamente bem planejado, deste modo, você irá com a certeza de que poderá encontrar possíveis contatos.

Mas, lembre-se de que nada deve ser forçado, muito pelo contrário, haja naturalmente, não seja inconveniente e saiba aproveitar as oportunidades, fazendo com que o contato em questão pensar que tudo foi um mero acaso e uma breve conveniência, a qual poderá estar surgindo no momento ideal para ambos.

➜ 7 dicas MATADORAS para você começar a usar o Youtube

O networking profissional está relacionado com muitas coisas, principalmente com o e-commerce, sendo assim, investir nisso com certeza é um grande passo para se tornar um empreendedor de sucesso, principalmente se o seu intuito principal é conseguir ganhar dinheiro na internet então, não perca mais tempo e comece agora mesmo angariar bons contatos.

LEAVE A REPLY