Mercado Livre: Comércio C2C

Mercado Livre: Comércio C2C

0
SHARE
O site Mercado livre é uma plataforma que possibilita a realização de comércio eletrônico C2C e é o maior mercado de compra e venda da Internet brasileira. Saiba mais sobre este tipo de comércio e como você pode fazer e-commerce C2C utilizando o mercado livre.

O comércio eletrônico C2C, no qual a compra e venda é realizada entre pessoas físicas, é uma das formas de negociação realizadas pela Internet que vem obtendo grande sucesso.  Assim  como nas lojas virtuais  não há necessidade da presença física nem do comprador, nem do vendedor. A compra e venda é realizada  entre um comprador  e um computador localizado em qualquer lugar do planeta, por intermédio de um sistema eletrônico. Veja abaixo como funciona um mercado eletrônico C2C, utilizando o exemplo do mercado livre:

C2C – processo de compra e venda no mercado livre

Vender no Mercado Livre é fácil. Os interessados devem fazer o cadastro no site e, a partir daí, começar a anunciar seus produtos. Os vendedores podem escolher a forma de negociação – preço fixo ou venda pelo melhor preço (Negociação Normal) – detalhar o máximo possível na descrição da mercadoria e incluir fotos e arquivos de som e vídeo para promover seus anúncios. Os maiores beneficiados pela plataforma, além de pessoas físicas, são micro empreendedores, pequenas e médias empresas, que têm condições de oferecer virtualmente seus produtos e serviços a uma enorme gama de clientes nacionais e internacionais, em pé de igualdade com grandes vendedores.  Para se cadastrar:  
Cadastre-se para vender e comprar produtos no Mercado Livre

A segurança nas transações no mercado livre

O Mercado Livre desenvolveu o “Programa de Proteção ao Comprador” com o objetivo de manter uma comunidade segura, onde os usuários podem negociar com confiança. Com o Programa de Proteção ao Comprador do Mercado Livre, você poderá ser ressarcido caso suas compras de até R$ 600,00 (seiscentos reais)no Mercado Livre não tenham êxito.
Além disso, o sistema de qualificações entre compradores e vendedores contribui bastante para aumentar a confiança da comunidade, uma vez que todos os compradores e vendedores são avaliados ao final da transação.  O resultado de todas as avaliações vai construir a reputação de cada participante do mercado livre.
 

CURIOSIDADES SOBRE O MERCADO LIVRE

– Atualmente, o mercado livre conta com mais de 12 milhões de usuários em toda a América Latina.

– As vendas realizadas por meio do mercado livre superaram US$ 608 milhões, dos quais o Brasil é responsável por cerca de 50% e a Argentina e o México por 20% cada. Os outros 10% dividem-se entre Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela.

– Todos os meses, cerca de 1 milhão de transações são fechadas através da plataforma do Mercado Livre.

– Apesar de o mercado livre ter sido popularizado como site de leilões, atualmente 87% dos produtos são negociados com preço fixo e 80% dos artigos vendidos são novos.

– Atualmente, mais de 25 mil pessoas têm as vendas no mercado livre como sua fonte de renda principal ou secundária.

– Mensalmente, a plataforma recebe os anúncios de produtos de mais de 230 mil vendedores únicos e o número de compradores únicos supera as 700 mil pessoas em toda a América Latina.

– No mercado livre em toda a América Latina são vendidos: um celular a cada dois minutos, um notebook a cada 8 minutos, 6 televisores por hora e um livro a cada três minutos.

No quadro abaixo, veja 3 exemplos de produtos sendo vendidos agora no mercado livre, além de:

  • Categorias relacionadas: veja as categorias de produtos mais procuradas pelos usuários do mercado livre.

  • Buscas recentes:  veja os itens mais procurados pelos visitantes no site mercado livre recentemente.

LEAVE A REPLY