Manual prático do plano de projeto de loja virtual

Manual prático do plano de projeto de loja virtual

5030
4
SHARE
Projeto de loja virtual

Manter um negócio online pode até ser um processo facilitado, em comparação com uma loja física. Entretanto, não é nada fácil cuidar desse tipo de empresa. É preciso ser profissional, ter mente empreendedora e focar nas principais características desse tipo de loja. É necessário um planejamento detalhado de cada ação, para que cada passo seja dado com a certeza do alcance de seu objetivo. Por isso, é essencial a criação de um plano de projeto de loja virtual.
➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual
Trata­-se de ter em mente todo o trajeto a ser percorrido pela empresa, desde o momento de abertura do e-commerce até as ações sequenciais, tendo em vista toda a situação do mercado em que a empresa irá desenvolver suas atividades. Em resumo, trata-­se de colocar no papel tudo aquilo que é preciso fazer para que os objetivos da empresa sejam alcançados, tanto a curto como longo prazo.

Simplo 7 - Loja Virtual

Não existe um método mágico para fazer com que o planejamento seja executado perfeitamente, pois é comum que erros aconteçam, assim como imprevistos apareçam no meio do caminho. Entretanto, há alguns pontos que devem constar no projeto da loja virtual para que ela alcance todo o seu potencial. Listamos os principais para que você não deixe nenhum deles passar por despercebido.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

A proposta no plano de projeto de loja virtual

Antes de mais nada, é preciso compreender qual é o objetivo da empresa ao criar uma loja virtual. Lembre­-se que vender não é o objetivo principal, apesar de esse ser o mais importante meio para que o sucesso seja alcançado. De acordo com os produtos a serem vendidos, serviços prestados e público­ alvo a ser atingido, é possível traçar o motivo pelo qual a empresa decidiu abrir uma loja virtual. Um bom exemplo seria uma loja que já é referência em produtos esportivos em uma cidade, mas deseja aumentar seu público proporcionando a entrega em maior escala.

Assim, por meio da loja na internet, será possível ampliar as vendas para todo o Brasil utilizando os serviços dos Correios para entrega das mercadorias. Não é necessário que seja listado apenas um objetivo que motiva a criação do e-­commerce.

Podem haver uma série de propostas que fazem com que o negócio seja impulsionado, entretanto é interessante destacar um deles, para que esse seja o foco das ações que serão descritas mais adiante no plano de projeto da loja virtual.

Os produtos e a logística da loja virtual

O próximo passo é definir o que será vendido e como isso será comercializado entre os clientes. Parece algo simples, mas não se trata apenas de criar uma lista de tudo que será anunciado no site, com seus respectivos detalhes. Isso é apenas um método de organização que fará com que a empresa visualize melhor os produtos como um todo. De acordo com as especificações do que será oferecido aos clientes, é preciso pensar quem serão os fornecedores da loja virtual, como os produtos chegarão até o estoque, de que maneira isso será cadastrado no sistema e qual será o método de envio para que todo o processo de compra seja finalizado.

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS

>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX 
>O QUE É E-PROCUREMENT

A logística é algo difícil de ser planejado e todas as suas etapas precisam funcionar de forma totalmente integrada, pois uma falha em um ponto pode acarretar em um enorme erro, fazendo com que todo o processo seja paralisado. Essa é uma questão a ser tratada em equipe, para que cada setor possa opinar sobre a melhor forma de trabalhar, em busca de um plano que consiga fazer com que a prioridade de cada ponto funcione em perfeitas condições.

Análise de mercado no plano de projeto

O próximo passo no plano de projeto de loja virtual para garantir o sucesso de sua empresa no mundo online é fazer uma análise de mercado. No que diz respeito à concorrência, informe-­se sobre como as principais empresas do ramo têm trabalhado para atrair os clientes. É importante lembrar que você e sua equipe não estarão procurando por um modelo a ser totalmente copiado e aplicado em sua loja, mas sim as principais características que fazem com que os consumidores decidam efetuar a compra. Tudo que for avaliado como um ponto positivo deve ser trabalho, modificado e melhorado, para que possa ser incorporado nas estratégias cotidianas e faça com que o número de visitantes cresça a cada dia.

Também é necessário fazer uma pesquisa de mercado no que diz respeito aos interesses dos clientes. A maior parte das pessoas procura por uma solução de um problema ao realizar uma compra, mas muitas vezes a opção encontrada não atende 100% de sua demanda, pois o mercado não oferece o que realmente é procurado. Por isso, é preciso inovar! Faça uma análise aprofundada das necessidades de seus potenciais clientes e tente oferecer soluções diferenciadas, para que sua loja virtual chame mais atenção do que o concorrente que irá oferecer produtos menos prestativos.

Plano de marketing no projeto de loja virtual

De nada adianta ter o produto perfeito, que atente todas as necessidades de seus clientes, se você não souber como divulgar essa oferta. Todo projeto de loja virtual precisa conter um plano detalhado sobre as ações de marketing a serem realizadas. Um e­-commerce só se torna famoso a partir do momento em que as pessoas conseguem encontrar a página com facilidade.

Por isso, não deixe de fazer o máximo de publicidade que conseguir, principalmente no que diz respeito aos anúncios em redes sociais e atração orgânica por meio de marketing de conteúdo. A loja poderá se tornar referência em seu segmento, caso seja feito esse esforço. Além disso, a maior parte do conteúdo divulgado na internet não tem custo algum. Não deixe de aproveitar todas as ferramentas que você tem disponível, isso faz toda a diferença.

Análise financeira e de desempenho do projeto

Por fim, todo plano de projeto de loja virtual precisa ter um cronograma de atividades e metas a serem alcançadas. É nesse momento em que você precisa avaliar e decidir quais serão as suas prioridades na loja virtual, dentre todas as etapas apresentadas anteriormente.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Tente dividir o orçamento de forma uniforme durante todo o mês, dando destaque naquilo que é mais essencial para o funcionamento da loja a princípio e, em seguida, comece a investir em divulgação e ampliação do público. Feito isso, é só começar a fazer a análise dos resultados e acompanhar o desempenho do projeto. Se for necessário, é só fazer as alterações e aplicar novas estratégias.

4 COMMENTS

LEAVE A REPLY