Loja virtual WordPress: como funciona e quais suas vantagens

Loja virtual WordPress: como funciona e quais suas vantagens

0
SHARE
E-commerce no Brasil: perfil do mercado e do e-consumidor
E-commerce no Brasil: perfil do mercado e do e-consumidor

Saiba tudo sobre loja virtual WordPress, como funciona a plataforma, quais as vantagens em usá-la e muito mais

Quem já está decidido a ter um e-commerce, definiu que produto ou serviço vai oferecer e qual é o seu público alvo, provavelmente, agora, está avaliando qual a melhor plataforma para instalar o seu novo negócio. Existem muitas opções quando o assunto é plataforma de e- commerce  inclusive, as chamadas open source, ou seja, de código aberto.

Isso significa que não é preciso alugar nem comprar a licença para operar o e-commerce na plataforma, no entanto, tudo fica por conta do empreendedor ou das pessoas que ele contratar para montar a sua loja virtual. As opções dentro dessa possibilidade também são variadas, sendo que uma bastante popular é a loja virtual WordPress.

O WordPress há muito tempo se popularizou ao oferecer uma plataforma para blogs mais profissional, com recursos que a concorrência ainda não conseguia dispor. No entanto, nos últimos anos, a plataforma evoluiu também em termos de e-commerce, dispondo de plug-ins que não apenas tornam a sua loja virtual profissional como muito prática de gerenciar.

➜ Gestão de e-commerce para PME

Por isso, hoje em dia o WordPress é bastante usado por novos empreendedores virtuais que desejam abrir seu negócio online e não possuem um amplo capital inicial. De qualquer maneira, conforme a complexidade do seu projeto é possível que seja necessário dispor de certo investimento, que costuma ser bem menor se comparado aos aluguéis de lojas virtuais.

Dessa forma, a loja virtual WordPress grátis nem sempre funciona, a não ser que em um primeiro momento você tenha um projeto de e-commerce bastante simples. Alguns loja virtual WordPress template, isto é, os layouts disponíveis para e-commerce mais profissionais, e os plug-ins para a loja virtual, que são os recursos para a sua loja virtual, são pagos, mas nem todos.

Além disso, se você não é um profissional da área de informática possivelmente tenha que contratar uma pessoa capacitada para realizar a instalação do sistema do seu e-commerce. No entanto, é possível combinar com esse profissional que, depois de instalar a sua loja virtual, ele lhe ensine a trabalhar na plataforma.

Dicas para ter loja virtual WordPress

O primeiro passo, antes mesmo de executar a loja virtual WordPress download, é certificar-se que a plataforma suporta as necessidades do seu e-commerce, embora apenas algumas funções bem específicas o software não disponibiliza. Além disso, mesmo que para trabalhar com WordPress o usuário não tenha que entender de programação, é preciso que ele tenha o mínimo de noção a respeito do WordPress.

Isso é necessário para configurar os plug-ins e as suas funções, que podem ser incorporados à plataforma para que o seu e-commerce fique do jeito que você quer. Hoje em dia, pela internet, quem tem gosto pelo assunto encontra facilmente muito conteúdo que ensina a como fazer isso, por meio de passo a passo e tutoriais.

➜ Como montar um e-commerce

Outra forma é contratar terceiros, sendo que também pela internet existem sites que reúnem profissionais com as mais diversas habilidades, inclusive, para implementar lojas virtuais em WordPress e adicionar os plug-ins necessários. Dessa forma, é possível encontrar profissionais que oferecem preços bastante atrativos.

Quanto ao plug-in principal, que faz o WordPress virar um e-commerce, um dos mais populares nesse sentido é loja virtual WordPress WooCommerce. Outros exemplos de plug-ins que são responsáveis por montar e-commerce no WordPress são o Jigoshop e o WP E- commerce, os quais são gratuitos.

Essas opções englobam diversos plug-ins, com funções básica para o seu negócio até tarefas avançadas para adicionar a sua loja virtual. Alguns exemplos são loja virtual WordPress PagSeguro e outros intermediadores de pagamento, zoom para imagens dos produtos, galeria de fotos dinâmica, lista de desejos e vídeo do produto.

Outros exemplos de loja virtual WordPress plug-in são as ferramentas para calcular descontos nas compras, para adicionar código de barras na ordem de pedidos, opção de cores variadas para um mesmo produto e etiquetas de descontos.

Com os recursos certos você pode ainda ter no seu e-commerce integração com as redes sociais, comparação entre produtos, impressão de notas, pedidos e notas de entrega, cálculo de frete, entre outras possibilidades. Todas elas facilitam o gerenciamento do seu negócio e a venda dos seus produtos.

➜ Planejamento de ações

Vantagens de loja virtual WordPress

Além de ser uma plataforma eficiente e simples de operar para você que deseja montar a sua loja virtual, o WordPress conta ainda com mais vantagens, como um ótimo painel de controle, que reúne recursos variados de gerenciamento de vendas, estoques e pagamentos. Outro benefício que possui é o de permitir ao usuário o acesso às ferramentas de SEO para e- commerce .

Dessa forma, não é preciso contratar terceiros para implementar os recursos para otimização de site, os quais permitem que a sua loja virtual fique bem ranqueada nos resultados de pesquisa dos internautas. Além dessa, existem outras funcionalidades relacionadas ao marketing digital disponível na loja virtual WordPress free.

É o caso do Google Analytics, que já está associado à plataforma. Quanto à navegabilidade, o WordPress é bastante responsivo, isso significa que o layout usado para o seu e-commerce consegue se adaptar com sucesso ao tamanho das diversas telas existentes, sejam elas de computadores desktop ou laptops, smartphones e mesmo tablets.

Dessa forma, além de enxergar bem a imagem no dispositivo, o internauta consegue navegar na sua loja virtual facilmente, sem empecilhos. Isso garante que nenhuma venda seja comprometida, já que a falta desse recurso, segundo levantamentos, pode prejudicar em torno de 10% as vendas de um e-commerce.

Outra vantagem da loja virtual WordPress é a possibilidade do seu usuário integrar a sua comunidade, que conta com mais de 10 milhões de pessoas que usam a plataforma, na qual é possível conferir muitas dicas, buscar informações e esclarecer dúvidas. Por esse fórum é possível aprender algumas das funções mais básicas do WordPress.

Entre elas, cadastrar produtos no seu e-commerce, criar novas categorias de mercadorias, trocar as cores do layout, fazer uso dos intermediadores de pagamento, integrar as redes sociais a sua loja virtual, gerenciar seus pedidos, oferecer cupons de descontos aos clientes e muito mais. Com todo esse roll de opções é possível desenvolver uma loja online como você sempre sonhou.

 

LEAVE A REPLY