Loja virtual: como calcular frete

Loja virtual: como calcular frete

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Saiba como calcular frete para sua loja virtual e oferecer um preço competitivo para os seus clientes
Como calcular frete para sua loja virtual e oferecer um preço competitivo para os seus clientes

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Leia nesse artigo como calcular frete para sua loja virtual

O frete de uma mercadoria é calculado em função do seu peso e volume (espaço que ela ocupa). Quando o volume é maior que o peso, é ele que determina o valor do frete. No caso de produtos leves como espumas, por exemplo, se tiverem um grande volume, o frete acaba saindo no mesmo valor, ou até mesmo mais caro que o de um objeto mais pesado.

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Ninguém gosta de ficar esperando, não é mesmo? E isso pode ser provado quando se fala dos prazos de entrega de lojas virtuais. Embora existam consumidores que até preferem gastar menos no valor do frete, mesmo que tenham que esperar mais para receber a sua encomenda, só fazem isso pelo custo reduzido.

Ou seja, se não fosse isso, iriam preferir receber a sua mercadoria o quanto antes. Desse modo, saber como calcular frete para sua loja virtual para oferecer um preço competitivo é um diferencial que o seu e-commerce pode ter para aumentar o número de conversões de venda.

O volume de determinado produto é medido multiplicando-se suas dimensões (comprimento, altura e largura) quando já embalado. Esse valor varia de acordo com o meio de transporte utilizado na entrega, se aéreo, rodoviário ou pelo serviço dos correios.

Quando se trata de lojas virtuais, o valor do frete é determinado por sistemas de cálculo automáticos, que se baseiam sempre pela maior margem, com o objetivo de evitar o prejuízo para o comerciante.

Como calcular frete em uma loja virtual- principais maneiras:

A primeira, e mais recomendada, é por meio da importação de planilha de custos e CEP do operador de logística da empresa. As tabelas, juntamente com os dados de peso e volume, formam a base para que o sistema calcule o frete que o cliente deve pagar. Os correios disponibilizam uma planilha do Excel, com uma lista de CEP adequada para este serviço.

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O uso desta planilha proporciona à loja virtual um cálculo rápido e sempre disponível. Por outro lado, corre-se o risco de que os valores apareçam desatualizados, já que se baseiam na lista de CEP, que está sujeita a mudanças.

A segunda forma de se definir o frete no comércio eletrônico é a consulta remota. Ela é feita por uma plataforma de internet, com linguagem XML. Entre a loja e o operador logístico existe uma comunicação virtual, em que os dados são trocados por meio de um sistema de cálculo online.

 

A desvantagem desta opção é que a o e-commerce fica “nas mãos” no provedor do serviço. Caso haja instabilidades nos servidores, a comunicação pode se tornar lenta ou inativa. Com vantagem, a base de dados como a lista de CEP e outros itens estará sempre atualizada.

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Cientes da importância do frete nas transações, as lojas virtuais vêm oferecendo benefícios aos clientes como:

1. Escolher se paga mais ou menos – O cliente pode, por exemplo, pagar menos por um prazo de entrega maior, ou receber a mercadoria em tempo recorde, pagando um pouco a mais. Assim, o cliente tem opções de escolha e fica satisfeito.

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2. Frete grátis – Ao calcular o valor do chamado ticket médio (total de vendas em determinado período, dividido pelo número de pedidos no mesmo tempo) e constatar que ele está acima da média, a loja virtual pode disponibilizar o benefício sem prejuízo.

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3. Vantagens ao realizar compras – cupons promocionais de desconto no frete podem ser oferecidos na primeira, ou décima compra, por exemplo.Ou frete grátis em compras a partir de determinado valor. Isso encoraja o cliente a realizar novas compras.

Embora não pareça, o frete é um tema decisivo no comércio eletrônico e merece atenção considerável. Ele é um dos fatores que formam a imagem da loja diante do público e, segundo especialistas, é o principal motivo de desistência de compras. Mas pode ser também uma das melhores ferramentas para fidelizar clientes virtuais.

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