Locação de carros pode ser um bom negócio

Locação de carros pode ser um bom negócio

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Abrir uma locadora de veículos
Abrir uma locadora de veículos pode ser um bom negócio

Trabalhar com locação de carros não é a primeira opção de muitos sujeitos quando se pensa em ter o próprio negócio.

A locação de carros requer algum capital de giro, muito planejamento e também tino com o negócio, para saber em qual região é mais adequado fazer o investimento.

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No entanto, esse pode ser um excelente negócio, que pode dar um grande retorno para aqueles que fizeram o caminho correto. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre essas possibilidades, continue lendo.

Quer trabalhar com locação de carros é necessário planejar

Nos EUA, esse tipo de serviço costuma ser bem comum, mas aqui no Brasil a realidade é outra, embora já existam bastante empresas focadas em oferecer esse tipo de serviço. Para se dar bem, é necessário planejar muito, saber qual veículo oferecer, qual região se instalar e como conseguir fazer o negócio se disseminar de modo que você venha a ter um bom lucro.

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Aqui, é fundamental destacar que o investimento inicial para entrar no negócio é relativamente significativo, o que torna ainda mais essencial que cada detalhe seja planejado de antemão, minimizando assim as possibilidades de imprevistos e evitando que o orçamento seja comprometido. Por exemplo, a locação de carros costuma, geralmente, exigir que haja uma frota de veículos variados, indo do mais executivo até o mais popular.

Assim, apenas para dar uma ideia dos serviços ofertados, o chamado transporte de luxo, que está cada vez mais sofisticado, faz com que haja veículos que além dos equipamentos básicos, venham com wifi, motorista, frigobar, poltronas reclináveis, entre inúmeros outros serviços que podem ir aumentando os custos e também se diferenciando das locadoras normais. Assim, é possível encontrar uma locação de van executiva por preços que chegam até R$ 5 mil a diária.

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Quem é o público alvo que irá optar pela locação de veículos

Geralmente, quem trabalha com locação de carros enxergam como os clientes aqueles profissionais que estão apenas de passagem por determinadas localidades, sejam em seminários ou congressos e que, por isso, precisam do carro por alguns dias. Outros indivíduos que podem ser encaixados como público alvo são turistas e famílias que estão em férias.

Tenho certeza que no Brasil você já viu ao menos uma empresa de locação de carros a Localiza Rent Car, que detém mais de 40% do mercado brasileiro. Mas a outras locadoras bem conhecidas, como a Linces Vistorias e a Yes Rent Car.

Outra informação importante é divulgada pelo Sebrae, que defende que as franquias podem vir a ser uma excelente forma de negócio, já que seu percentual de falência é relativamente baixo, ficando na casa dos 2,5% até, no máximo, 10%. Por sua vez, o mesmo estudo alega que entre as outras empresas do setor, 80% supera os dois anos iniciais e apenas 60% das empresas chegam até os cinco anos.

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Desse modo, é fundamental que seja feita uma avaliação clara se o negócio é o ideal para você, já que se trata de um grande investimento.Logo, é necessário que você encontre formas de garantir a completividade do seu negócio, sendo que muitas locadoras investem pesado nas suas frotas.

Isso significa que os carros costumam ser trocados com certa regularidade e por, em sua maioria, se tratarem de carros executivos, os modelos escolhidos costumam chamar a atenção dos clientes. É importante também mencionar que o peso da marca do veículo escolhido costuma contar bastante.

Como é o mercado para a locação de carros

Para se dar bem nesse negócio, é fundamental a capacidade de encantar clientes, sendo que para isso as locadoras não costumam medir esforços na hora de competir. Desse modo, é fundamental que as locadoras costumem fornecer serviços de motoristas e que, em alguns casos, esses sejam até mesmo bilíngues, além de outros serviços adicionais que servem como diferenciais.

Para que tudo isso dê certo, é fundamental que seja preparado um plano de negócios no qual o empresário irá conseguir se antecipar e saber com clareza qual é o próximo passo da sua ação. Quanto mais claro for o planejamento, melhor para iniciar as suas atividades.

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Um exemplo pode ser a Savoya, uma empresa norte-americano, que tem uma tecnologia totalmente virtual. Assim, para vender seus serviços ao cliente, ela entrega todos os dados pormenorizados via digital, sem que este precisa se deslocar até a locadora para saber de nada.

É claro que os critérios de seleção para aceitar os clientes acabam sendo um pouco mais rígido, mas isso é compensado pelas ferramentas online e pelo atendimento 24 horas durante o ano inteiro.

Como vencer a burocracia

Como toda empresa, é necessário que o dono de uma locadora de veículos tenha CNPJ e que ele faça um registro na junta comercial, conseguindo alvará de funcionamento. Além dessas exigências básicas, é fundamental ficar atento a riscos inerentes ao trabalho, como multas de trânsito cometidas pelo cliente e costumam ir para as empresas, além de ter que manter os IPVAs dos veículos em dia.

A estrutura necessária

Um negócio de locação de carros exige que se tenha um imóvel amplo, já que será necessário um grande estacionamento para acomodar toda a sua frota de veículos.

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Também é importante afirmar que é preciso que haja uma grande variedade e uma grande quantidade de veículos disponíveis para os clientes. Isso, claramente, acaba influenciando e tornando mais simples conseguir que clientes aluguem veículos no seu estabelecimento. Além disso, você também precisará ter funcionários, como vendedores, gerentes e profissionais de limpeza.

Qual o investimento necessário para começar um negócio de locação de carros

Como já dito anteriormente, uma locadora de veículos tem um alto custo de investimento, não sendo todos que possuem o capital necessário para se aventurar nesse tipo de negócio. Além disso, uma locadora de veículos exige um grande planejamento.

Ainda mais se levando em conta que o aluguel de veículos costuma variar bastante de um estado para outro, com os custos ficando entre R$ 150 e R$ 500 a diária média, levando em conta os serviços mais simples.

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Assim, para começar uma boa locadora de carros, se estima que o investimento inicial fique na casa dos R$ 2 milhões, sendo que o investimento poderia ser alcançado em cerca de dois a três anos.

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