Links Patrocinados: sistema de publicidade do Adwords

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Uma das coisas fascinantes do Comércio Eletrônico é a possibilidade de se assistir ao nascimento de idéias criativas e acompanhar a sua transformação em negócios bem-sucedidos, muitas vezes milionários. Há menos de uma década, um sujeito chamado Bill Gross, contumaz empreendedor da Internet, estava insatisfeito com os anúncios do tipo CPM – Custo Por Mil, a forma de cobrança dos tradicionais banners. Ele achava os anúncios caros e improdutivos – o que é um fato até os dias de hoje – e pensou numa nova forma de divulgação na qual o anunciante pudesse pagar apenas pelos cliques que resultassem em visitas efetivas em seu site. Daí surgiu o sistema PPC – Pay Per Click , conhecido como links patrocinados, no qual os anunciantes pagam somente quando o anúncio é clicado pelo usuário. Bill Gross não ficou só na idéia e fundou a GoTo, a empresa que lançou o sistema de links patrocinados no mercado. Em 2003, já com o nome de OVERTURE, a empresa foi adquirida pelo Yahoo por US$ 1,6 bilhão.

Mais interessante ainda do que essa montanha de dinheiro é o fato de que o sistema de links patrocinados potencializou a viabilidade econômica de empresas gigantes como o Yahoo e principallmente o Google, com o seus sistemas Google AdWords e Google AdSense, que descobriu a fonte por onde jorram hoje os seus milionários lucros.

Entre outros motivos, o uso de links patrocinados tem crescido exponencialmente em todo o mundo pelo fato de que esse tipo de anúncio é mais ágil que os anúncios tradicionais e possibilita um maior controle sobre a campanha. Se você tem uma loja virtual, em quinze minutos pode abrir uma conta no Adwords (Google) ou no Yahoo Search Marketing e começar a divulgar seus produtos.

Com a vantagem de saber exatamente quantas vezes seu anúncio foi visto, quantos cliques obteve, quantos desses cliques se transformaram em clientes, além de inúmeras outras informações on-line cujo controle não é possível nos canais tradicionais de publicidade.
E a busca orgânica – aquela na qual o próprio site de busca decide qual é a página que deve aparecer primeiro na listagem – será que ela deixa de ser importante? A resposta é não, uma vez que os usuários sabem que o fato de uma determinada página aparecer no topo do ranking é um forte indicador de sua relevância, o que se traduz em cliques e visitação. Sem esquecer o fato extremamente relevante de que a presença nos sites de busca é gratuita. A melhor estratégia para os empreendedores da Internet é utilizar tanto a busca orgânica quanto os links patrocinados, pois seus benefícios são complementares: uma ótima relação custo-benefício da busca orgânica e uma enorme facilidade de implantação e gerenciamento dos links patrocinados. O fato concreto é que, na era da Internet, as empresas estarão cada vez mais recebendo clientes gerados pelos sites de busca, nas duas formas citadas. No próximo artigo, abordaremos o uso eficiente dos links patrocinados na geração de tráfego.

O que é o sistema Links Patrocinados / Características dos Links Patrocinados / Vantagens dos Links Patrocinados.

Links patrocinados são a forma mais ágil de se anunciar e gerar visitantes no comércio eletrônico.  Os links patrocinados são anúncios, geralmente de tamanho pequeno, postados em sites de busca como o Google com seu sistema de publicidade ADWORDS, ou em suas rede de parcerios ADSENSE.

CARACTERÍSTICAS DOS LINKS PATROCINADOS

Anúncios em Links Patrocinados são pagos por clique.

Diferentemente dos banners que são pagos no sistema de CPM (custo por mil exposições), os links patrocinados são pagos por clique, ou seja, você só paga se o usuário efetivamente clicar no link e for direcionado ao site.

O custo dos Links Patrocinados é estabelecido em um sistema de leilão.

Apenas o custo mínimo de cada link patrocinado é fixado. A partir dai esse custo aumenta conforme a quantidade de anunciantes interessados em determinada palavra-chave, ou seja, quanto mais anunciantes desejarem anunciar naquela palavra maior será o custo do anúncio.

Quem paga mais ocupa as melhores posições.

O anunciante que der o lance mais alto por determinada palavra-chave ocupará a primeira posição na página. O segundo maior lance ocupará a segunda melhor posição e assim sucessivamente. Dica: a melhor relação custo-benefício geralmente não é a primeira posição.

VANTAGENS DOS LINKS PATROCINADOS

  • Nos anuncios em Links patrocinados o anunciante pode procurar alguma palavra que tenha relação com o seu produto e cujo custo seja compatível com o retorno esperado. É importante ressaltar que a custo dos links patrocinados tende a aumentar em função da maior concorrência.

     

    Outra vantagem é que no sistema de links patrocinados o anúncio será exposto àquelas pessoas que digitaram uma palavra-chave associada ao produto e que, naturalmente, devido ao seu interesse, são mais propensas a clicar e  visitar a página do anunciante.

    Anúncios no formato de links patrocinados são relativamente fáceis de implementar e, principalmente, de serem avaliados em termos de retorno. O anunciante define os parâmetros da campanha e faz o rastreamento dos resultados, apresentando relatórios detalhados para cada palavra-chave.

     

 
 

COMO FAZER UMA CAMPANHA COM LINKS PATROCINADOS

1.  Inscrever-se em um fornecedor de serviços de Links Patrocinados

.Ao abrir uma conta, colocando suas informações cadastrais e dados financeiros como cartão de crédito, você já pode começar a sua divulgação em questão de horas. Os dois maiores fornecedores desse serviço são o Google Adwords e Yahoo

2.  Escolher as palavras-chave adequadas ao empreendimento

. O processo é similar ao utilizado na otimização de sites para posicionamento nos sites de busca. Você deve encontrar as palavras-chave que estão associadas ao seu produto e que irão servir como elo de ligação com seus clientes potenciais. O próprio sistema de gerenciamento dos links patrocinados vai fornecer sugestões de palavras com uma boa demanda.

3.  Escrever os anúncios

.Os anúncios são curtos, máximo de 250 caracteres no caso do Yahoo search, e no caso dos links patrocinados a preocupação com o convencimento do leitor não é tão crucial quanto em outros anúncios uma vez que o custo somente  vai ocorrer no caso do usuário clicar no link.

4.  Monitorar os resultados

. É fundamental fazer uma avaliação constante de suas campanhas, principalmente no início, para determinar quais as palavras-chave que apresentam os melhores custo-benefício . Os sistemas oferecem inúmeros instrumentos de avaliação, inclusive a a taxa de conversão para cada anúncio e o custo de cada conversão (venda concretizada por meio do link patrocinado)

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