Produzindo conforme a demanda: a filosofia Just-in-time

Produzindo conforme a demanda: a filosofia Just-in-time

0
SHARE
just in time

Produzindo conforme a demanda: Esse é Just-in-time uma proposta que procura melhorar continuamente os processos de produção de uma organização

Reorganizar o ambiente produtivo visando um melhor entendimento do que pode vir a ser eliminado.

Esse sistema japonês serve como base para uma contínua melhoria de uma organização, buscando melhorar particularmente aspectos que envolvem a qualidade, o preço dos produtos e a velocidade de realização dos serviços relacionados ao seu negócio.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Como parece claro, “JIT” é um método de gestão da produção. No Brasil, o termo poderia ser traduzido como algo “na hora certa” ou como “no momento certo”. A JIT busca controlar a produção enquanto um determinado produto ou serviço está sendo realizado. Controle que é efetuado apenas pelos operários.

A origem do JIT

Just-in-time surgiu na década de 50 do século passado, no Japão. Até hoje seu surgimento é tido como tendo sido realizado pela Toyota, empresa de motores e carros. A história conta que a empresa japonesa buscava um sistema de gestão que desse a possibilidade de coordenação da produção dentro de uma rotina de trabalho que envolvia diferentes modelos de veículos. O objetivo principal é que esse sistema pudesse realizar esse trabalho de forma eficiente no menor tempo possível.

O motivo para ter um sistema de gestão visando a produção rápida de diferentes modelos é que a Toyota, como empresa pequena, precisava ter uma grande flexibilidade para a produção de pequenos lotes de veículos.

Então, essa filosofia que visava produzir apenas o que o mercado exigia acabou reduzindo gastos, evitando desperdícios e claro, aumentando consideravelmente os custos. Com o tempo, passou a ser adotada por outras empresas orientais. É atribuído a esse sistema ao reconhecimento que as empresas japonesas passaram a obter no restante do mundo a partir da década de 70.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

O método Kanban

Derivando da filosofia Just-in-time surgiu o método Kanban. Esse método nada mais é do que a produção das quantidades necessárias, no momento necessário, das peças necessárias para que determinado produto seja finalizado. O nome foi dado devido aos cartões que eram utilizados para autorizar ou não determinado tipo de produção ao longo do processo produtivo.

Quais os objetivos do JIT?

Como estamos afirmando, a ideia do Just-in-time é entregar serviços e produtos na hora exata para que sejam utilizados imediatamente. Seu objetivo principal é melhorar continuamente o processo de produção, que ao se desenvolver, deve ter seu estoque de produtos reduzidos gerando um menor gasto. Além disso, esse processo irá permitir a continuidade dos processos mesmo quando houver problemas em estágios anteriores a produção final.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Esse processo de gestão irá exigir bastante do administrador, que precisará saber o momento de abastecer ou de desabastecer a produção. Essa busca pela otimização constante do sistema de manufatura geralmente é feito através do desenvolvimento de procedimentos, de políticas e de atitudes.

No geral, são criadas metas para que os colaboradores possam atingir. Alguns exemplos dessas metas são a otimização dos processos, a confiabilidade das relação com clientes e fornecedores e o compromisso contínuo com a melhora.

Características do JIT

A filosofia JIT possui determinadas características. Abaixo, listamos algumas. Confira:

– Não se adapta perfeitamente a muitos processos produtivos, já que precisa de flexibilidade extrema do sistema produtivo.
– O processo de produção precisa ser celular, sendo dividido em componentes produzidos em pequenas linhas de produção, de modo a tornarem o processo mais eficiente.
– A linha de produção será gerida de forma que os encarregados tenham autonomia e possam fazer o balanceamento da linha.
– A produção precisa ser focada em grupos de trabalho, com colaboradores multifuncionais que saibam todas as etapas de produção de todos os diferentes tipos de produtos que a empresa faz.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

– O controle de qualidade é realizado diretamente na fonte, ou seja, durante o processo de produção. Assim, se adapta aos princípios de controle total de qualidade.

– Ênfase total na redução dos tempos de produção. O entendimento é que apenas assim será conseguida uma maior flexibilidade, já que somente desse modo será reduzido o tempo com atividades que não possam ser eliminadas das etapas de produção.

– Os momentos de fornecimento de material no sistema JIT precisam ser coligados com o restante do processo de produção.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Além das características citadas acima, há um caráter social do Just-in-time que precisa ser ressaltado, já que será ele o responsável pelo fracasso ou pelo sucesso do empreendimento. Me refiro à valorização do fator humano, isso porque esse sistema de gestão de produção somente dará certo se bem executado pelos responsáveis por cada setor.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

São eles que irão diminuir as distâncias de hierarquia e que criarão um sentimento de participação entre todos os membros do sistema. Além disso, somente com um responsável comprometido será alcançado o cumprimento de todos os objetivos.

O Just-in-time tem vantagens?

Sim, tem várias. E pode ser importante a implantação dele no seu negócio. Confira algumas das vantagens que esse sistema japonês trará ao seu produto:

Custos: só o que é realmente necessário é utilizado. Com responsabilidade dos encarregados da produção e planejamento, haverá redução de desperdício.

Qualidade: o nível de defeitos aceitável do sistema é zero, então haverá uma constante procura das causas de cada problema, acompanhado das soluções para que esses problemas sejam eliminados. Com colaboradores realizando todas as tarefas, se reduz a possibilidade de ser fabricado um produto mal feito.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Flexibilidade: aumento da flexibilidade também aumenta a possibilidade que cada um contribua em todos os níveis de produção. A responsabilidade é compartilhada e todos se sentem responsáveis pelo produto final.

LEAVE A REPLY