O QUE É UM INVESTIDOR ANJO

O QUE É UM INVESTIDOR ANJO

0
SHARE

Como o investidor anjo pode apoiar o empreendedor em seu projeto

O que é um Investidor Anjo

Investidor anjo é a denominação dada ao investidor que atua na fase inicial do empreendimento, nas chamadas StartUps, ou empresas nascentes. Geralmente  o investidor anjo é uma pessoa física que reside geograficamente próxima da empresa de forma a facilitar o contato com o empreendedor, tem recursos acumulados em função de muitos anos de trabalho, além de uma grande bagagem profissional.

Como o investidor Anjo pode ajudar o empreendedor

Em primeiro lugar com recursos financeiros, que geralmente ficam entre  R$ 100 mil e R$ 500 mil. Em segundo lugar, e não menos importante, o investidor anjo utiliza a sua experiência profissional e os seus contatos no mercado para orientar e ajudar o empreendedor a ter sucesso com o seu negócio. Normalmente, os recursos investidos pelo investidor anjo tem como contrapartida uma participação na empresa que gira em torno de 20% do capital.

Qual é o interesse do investidor anjo

O investidor anjo busca obter um ganho maior que as aplicações tradicionais, mesmo que isso implique num risco maior. Para isso, investe em startups e vende a sua participação posteriormente, quando a empresa estiver mais estruturada e lucrativa e, consequentemente, mais valorizada. O investidor anjo normalmente dilui o seu risco, investindo em várias empresas porque sabe que apenas uma pequena parte delas atingirá o sucesso.  As empresas que forem bem sucedidas, portanto, devem se valorizar o suficiente para compensar o fracasso ou o baixo retorno das outras empresas do portfólio.

O que é  preciso para conseguir o apoio de um investidor Anjo

A figura do investidor anjo surgiu nos Estados Unidos e embora sejam recentes no Brasil, já é possível encontrá-los por aqui. É importante ressaltar que cada investidor anjo tem a sua preferência em possíveis áreas de investimento. Isso significa que o seu projeto pode não ser aceito, mesmo sendo um bom projeto, trata-se apenas uma questão de escolha por parte do investidor. Outro aspecto que é fundamental para o investidor anjo é a capacidade do empreendedor em levar adiante o empreendimento, afinal o dinheiro dele estará nas mãos do empreeendedor. Em função disso, o empreendedor deve estar muito bem preparado para apresentar e defender o seu projeto. O empreendedor pode ter iniciado ou não as atividades, porém é necessário ter um modelo de negócios já definido e um plano de negócios que apresente as principais variáveis do negócio. .

Links úteis: Investidores Anjos no Brasil

São Paulo:

ANJOS DO BRASIL  – www.anjosdobrasil.net

Florianópolis:

FLORIPA ANGELS – www.floripaangels.org

Miami:

KNIGHT FOUNDATION  – www.knightfoundation.org/enterprise

LEAVE A REPLY