Importância do certificado digital no e-commerce

Importância do certificado digital no e-commerce

359
0
SHARE
Importância do certificado digital no e-commerce
Importância do certificado digital no e-commerceBusiness, technology, internet and networking concept.

Entenda a importância do certificado digital no e-commerce e esclareça mais dúvidas sobre esse assunto.

Muito se fala da importância do certificado digital no e-commerce, de como ele pode aumentar a credibilidade da sua loja virtual e, por consequência, ajudar a sua conversão de vendas. Mas você sabe o que é um certificado SSL? Essa sigla significa Secure Sockets Layer, que se refere a uma ferramenta que serve para criptografar páginas web antes que elas sejam enviadas pela internet ao seu destinatário.

Simplo 7 - Loja Virtual

Desse modo, o certificado SSL consiste em um tipo de documento, um mecanismo, que as lojas virtuais podem obter para garantir aos seus clientes que o seu site se trata de um ambiente seguro para as transações comerciais e financeiras.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja 
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja 
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Diferentes empresas, as certificadoras, hoje em dia, dispõem desse serviço, sendo que existe um custo para isso, porém, que é recomendado por especialistas. Eles afirmam que ao contar com esse certificado as chances de vender mais são maiores porque representa uma segurança importante aos consumidores.

Com tantas lojas virtuais na internet, ter um certificado SSL também é uma forma de se destacar perante a concorrência, ainda mais se a sua empresa é nova e está batalhando para se estabelecer no comércio eletrônico. Ou seja, se um consumidor ficar na dúvida se compra no seu e-commerce ou no concorrente, ter esse mecanismo de segurança pode ser o fator responsável pela decisão do internauta.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Como funciona a certificação SSL

Essa certificação, portanto, é positiva tanto para os lojistas virtuais quanto para os consumidores que adquirem produtos na web. Se para o empresário online é uma forma de aumentar as suas vendas devido à confiabilidade maior que tem perante o seu público alvo, o consumidor não precisa se preocupar em ter os seus dados roubados.

A questão é que em uma loja virtual com certificado SSL, quando o cliente digitar os seus dados pessoais e, inclusive, as informações do seu cartão de crédito, não se corre o risco de terceiros mal-intencionados conseguirem acessá-las.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Isso porque ao criptografar a página do e-commerce, as informações contidas nelas são codificadas, isto é, se transformam em códigos, que apenas o servidor onde está hospedada a loja virtual consegue ler.

Para entender a importância do certificado digital no e-commerce

É necessário compreender também que todas as informações que são digitadas na internet podem ser lidas por terceiros, mesmo que para acessar um site, por exemplo, o usuário tenha que digitar o seu login e senha.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Pessoas mal-intencionadas que desejam roubar informações e prejudicar os outros possuem técnicas para acessar dados mesmo que aparentemente estejam seguros.

Já para saber se um site possui o certificado SSL, existem diferentes maneiras, entre elas,aparecer a letra “s” junto ao “https” no URL, mostrar o endereço do site na cor verde e/ou o desenho de um cadeado, que pode estar também no URL ou em outro local do site. Desse modo, ao enxergar um desses sinais, o consumidor tem a certeza de que está em um site original e não em cópias fraudulentas.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Por que ter um certificado digital no e-commerce

São vários os motivos para ter um certificado digital no e-commerce, como o de tornar a sua loja virtual um ambiente seguro para os seus clientes. Essa é possivelmente a maior razão para buscar essa certificação. Cada vez mais, as pessoas estão percebendo a importância de ter um comportamento seguro ao usar a internet e isso não se limita apenas a atualizar o antivírus.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

As pessoas entendem ainda que é necessário avaliar bem um site antes de acessá-lo, ainda mais se for um e-commerce onde se pretende fazer uma compra, inclusive, se a ideia é pagar com cartão de crédito, o que vai exigir que as suas informações sejam digitadas na página web.

Sabendo isso, portanto, os consumidores virtuais preferem adquirir mercadorias onde há esse mecanismo de segurança.

Isso significa que você pode alcançar uma maior conversão de vendas ao dispor do certificado SSL. Além disso, para poder oferecer o pagamento em sua loja virtual por meio de cartão de crédito, é preciso ter esse certificado, já que isso costuma ser uma exigência das operadoras.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

E levando em consideração que um grande número de internautas prefere comprar com cartão de crédito é praticamente impossível pensar em um negócio de sucesso que não ofereça essa modalidade de pagamento.

Como escolher certificado digital para o seu e-commerce

Mesmo que haja um investimento para ter um certificado digital SSL no seu e-commerce, a sua importância comprova que vale a pena o custo. No entanto, é necessário pesquisar bem as opções, uma vez que são várias as empresas que oferecem o certificado, sendo que os preços podem ser bem diferentes de uma para a outra.

Também é importante buscar empresas de credibilidade

Caso contrário, pode não surtir o mesmo efeito de escolher pelas mais conhecidas no seu ramo. E mais, algumas delas oferecem serviços adicionais a quem as contrata. Alguns exemplos de empresas certificadoras são a Certisign, GoDaddy, Symantec, Comodo e GeoTrust.

Há também variações a respeito dos certificados de segurança, sendo que todos eles criptografam os dados das páginas da loja virtual, a diferença está na maneira como elas realizam a autenticação dos dados, ou seja, como elas fazem para garantir que você que está querendo uma certificação é você mesmo e o seu site não é fraudulento.

Uma das variações de certificado digital é a do tipo DV (Domain Validation)

Que costuma contar com o preço mais acessível, uma vez que a sua forma de autenticação é simplificada, consistindo somente no empresário da loja virtual ter que comprovar que o domínio do e-commerce realmente pertence ao seu empreendimento. Já o de tipo OV (Organization Validation) exige uma comprovação por meio de nome e dados cadastrais, bem como documentos, que devem ser encaminhados à certificadora.

Por fim, a certificação EV (Validação Extendida) é bastante completa, sendo que para a loja virtual ser autenticada, o empresário deve encaminhar à certificadora dados corporativos.

Também são feitas comprovações por meio de contato telefônico, e-mail e consultas. Agora que você já conhece a importância do certificado digital no e-commerce pode começar a pesquisar qual a melhor opção para o seu negócio e oferecer total segurança aos seus clientes virtuais.

LEAVE A REPLY