Importância de comparar preços

Importância de comparar preços

0
SHARE
Importância de comparar preços
Importância de comparar preços

Descubra qual a importância de comparar preços da concorrência para definir qual o valor que as suas mercadorias devem ter

Nem sempre os empresários, tanto de lojas físicas quanto de virtuais, dão a atenção necessária à importância de comparar preços da concorrência para definir o melhor valor para cada produto ou serviço que comercializa. A questão é que essa prática é de extrema necessidade para o sucesso do seu empreendimento, bem como conhecer a concorrência como um todo.

Simplo 7 - Loja Virtual

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Hoje em dia, em meio ao grande número de empreendimentos novos que surgem, principalmente, na internet, é preciso que cada marca possua um diferencial. Só assim ela consegue se estabelecer no mercado e para se distinguir em meio à concorrência é preciso conhecê-la muito bem.

Conhecer a concorrência significa saber tudo sobre ela, começando por identificar quais são as concorrentes diretas e indiretas. As direitas são aquelas que possuem o mesmo nicho de mercado que você, ou seja, que comercializam o mesmo produto para o mesmo público alvo que a sua empresa.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Os concorrentes indiretos ou secundários, por sua vez, são os empreendimentos que além de oferecerem os seus produtos, têm focos em outros artigos ou até mesmo comercializam apenas o mesmo ou os mesmos produtos que você, mas possuem o seu foco em outro público alvo. Nessa avaliação da concorrência é necessário ainda identificar quais são as estratégias de negócio, especialmente, dos seus concorrentes diretos.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Eles podem oferecer o preço mais baixo do mercado ou garantir a melhor qualidade ou até um atendimento de primeira e, assim como eles, você também deve definir os objetivos empresariais da sua empresa, isto é, a sua estratégia de negócio de sucesso.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Ao fazer essa análise e conhecer o que os seus concorrentes vendem, como vendem, de que maneira divulgam as suas mercadorias, como se aproximam do público alvo, etc, um dos pontos cruciais é saber quais os preços que eles praticam nos itens que você também comercializa. Inicia aqui a comparação de preços.

Como a comparação de preços pode ajudar o seu negócio

Basicamente, o objeto de um lojista é o de vender mais produtos que produz ou que revende para aumentar a sua margem de lucro e, assim, qualificar o seu negócio com mercadorias de melhor matéria prima, mão de obra qualificada ou mesmo para ampliar a sua atuação no mercado. Para qualquer uma dessas metas é preciso vender mais e para vender bem é necessário oferecer um bom preço para cada item comercializado.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

No entanto, o bom preço é relativo e não necessariamente é o preço mais baixo. Nesse momento, é preciso avaliar o comportamento do seu público alvo e, por isso, conhecê-lo é tão importante.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Conforme o tipo de atitude que possui os consumidores em potencial para o seu negócio pode ser mais vantajoso um artigo que qualidade elevada com um preço mais alto ou uma mercadoria de qualidade inferior com um preço mais baixo.

Isso porque existem tanto pessoas que aceitam pagar mais por um produto desde que a sua qualidade seja superior como aquelas que não se importam em obter um item com qualidade inferior, já que priorizam o preço mais barato. Isso tem muito a ver com a remuneração média do seu público alvo e com os seus hábitos de consumo.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO
>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Para quem está abrindo o seu próprio negócio, comparar os preços da concorrência é uma forma de identificar qual o valor que os consumidores estão dispostos a pagar. Por isso, é necessário avaliar os preços que os seus concorrentes com maior número de vendas está praticando. Ou seja, se os seus clientes em potencial estão pagando um valor X para comprar na concorrência, eles também podem comprar da sua empresa se oferecer um preço compatível.

Assim como o termo bom preço é relativo, o mesmo acontece com o preço compatível, uma vez que você pode vender a mesma mercadoria por um valor mais baixo para garantir a sua venda ou um preço igual ou até mesmo um pouco mais alto, desde que haja uma vantagem extra para o consumidor.

Esse benéfico para o cliente pode ser traduzido como um pagamento facilitado, como o parcelado, o frete mais baixo ou gratuito ou mesmo uma entrega mais rápida, entre outras.

Para saber qual dessas estratégias é a mais atraente para os consumidores do seu empreendimento é também preciso conhecer o seu público alvo.

Como comparar os preços da concorrência

Os negócios virtuais possuem uma vantagem sobre os empresários de lojas físicas quando o assunto é comparar preços. Isso porque, atualmente, existem muitas formas de saber quais são os preços praticados pela concorrência das lojas virtuais. Assim como qualquer internauta pode usar os buscadores da internet ou sites específicos para pesquisar o valor das mercadorias que deseja adquirir, o empresário online pode fazer o mesmo.

Desse modo, os lojistas podem acessar os sites dos seus concorrentes um a um e ver qual o valor que as suas mercadorias têm ou usar os sites de comparação de preço, como o Buscapé, Bondfaro, Zoom, Já Cotei, entre outros. No entanto, é preciso lembrar que nesses sites nem sempre aparecem todas as empresas que podem vender os mesmos artigos que o seu e- commerce.

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX SEM PAGAR NADA
>O QUE É E-PROCUREMENT?
>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET

Isso porque eles usam diferentes critérios na hora de escolher de que lojistas exibir os resultados de uma pesquisa. Você deve, portanto, saber como funcionam essas ferramentas, até porque posteriormente poderá inclui-las no plano de ação do seu negócio. Já os buscadores, como o Google, também são úteis porque mostram no resultado de busca alguns dos lojistas com credibilidade mais garantida.

Ou seja, não adianta você fazer uma comparação de preço usando lojas virtuais que não possuem confiabilidade, uma vez que elas possivelmente não vendam tanto e, assim, não são úteis para a sua comparação de preço. Por outro lado, ao precificar os valores de suas mercadorias é de extrema necessidade que o preço final seja condizente com a realidade do seu negócio.

Isso significa que o preço de cada produto do seu e-commerce deve refletir os gastos que a sua empresa tem, para você não ficar no negativo. No caso de um preço compatível para o mercado não ser o suficiente para você pagar os custos existentes na sua loja virtual é preciso rever os seus gastos e identificar o que está errado ou o que pode ser alterado.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE
>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

LEAVE A REPLY