O VALOR DE SER UM GOOGLE TOP 10

O VALOR DE SER UM GOOGLE TOP 10

2313
0
SHARE

No atual estágio de desenvolvimento do e-commerce, diversas estratégias de marketing digital são implantadas visando um aumento na visitação dos sites. Email marketing, marketing viral, links patrocinados, bAnners, programas de afiliados, redes sociais… são todas estratégias válidas e eficientes na geração de tráfego. No entanto, em termos de resultados, nada supera um posicionamento top 10 no Google para palavras-chave relevantes.  Em primeiro lugar, porque o posicionamento na primeira página do Google representa a entrada de um grande número de visitantes com alto potencial de conversão. Isso ocorre porque os usuários de sites de busca estão a procura de seu produto e manifestaram por duas vezes esse interesse: ao digitar uma palavra-chave associada ao seu produto ou serviço e ao clicar no resumo da página apresentado pelo Google.

O benefício de ser um Google Top 10

Além disso, uma posição google top 10 significa um fluxo constante de visitantes a um custo praticamente zero. Para saber quanto isso representa em termos de economia basta levantar o custo médio por clique para as palavras-chave que estão sendo utilizadas, isso pode ser feito através do Adwords, e multiplicar esse valor pelos milhares de cliques recebidos mensalmente através da busca orgânica. Já para uma loja virtual que deseja saber quanto o Google transfere de receita, basta multiplicar o número de cliques recebidos através da busca orgânica pela taxa de conversão, que é a quantidade média de visitantes que se tornam clientes. Esse valor pode surpreender e, em alguns casos, representar mais de um terço do faturamento da loja.

Tem fundamento então, o grande desejo dos empreendedores em aparecer na primeira página do Google, como top 10. Melhor ainda seria aparecer como top 3, na dobra superior da página, de tal forma que o usuário possa clicar no resumo do site – snippet – sem ter que usar a barra de rolagem, ou quem sabe, emplacar a posição top 1, aquela página que, segundo avaliação do Google, é a mais relevante de toda a Internet para aquela palavra-chave.

Naturalmente, posicionar um página como Google top 10 para uma palavra-chave com grande demanda não é uma tarefa totalmente fácil, mas pode-se dizer com segurança que é algo plenamente factível para qualquer site que apresente um conteúdo de qualidade. Ocorre que essa questão da qualidade é algo ainda nebuloso para muitos empreendedores e até consultores: para ser relevante, e consequentemente ser eleita para estar no topo dos resultados de busca, a página deve trazer valor para o usuário, portanto qualquer ação de otimização deve, antes de mais nada,  procurar melhorar a utilidade dessa página para o usuário. O Google utilizando critérios, como percentual de cliques, tempo de navegação, taxa de rejeição, entre outros, tem como estimar a receptividade dos usuários àquela página e usa essa informação para determinar o posicionamento nos resultados. É por essa razão, que uma página pode mudar de posição no ranking do Google em questão de horas, mesmo sem ter sofrido nenhuma alteração.
A otimização de sites é uma especialização do marketing digital e torna-se uma atividade cada vez mais importante à medida em que o e-commerce e a propaganda on-line se desenvolvem. O empreendedor pode aprender as técnicas de otimização por meio de leitura ou cursos e trabalhar pessoalmente em seu site, ou pode também, contratar um consultor que conheça muito bem o assunto e agilizar o processo. De qualquer modo, é fundamental conhecer a lógica de funcionamento do Google e ter isso como referência na fase de implantação do site ou no caso de qualquer alteração ou upgrade.

LEAVE A REPLY