Dica de negócio: Food Truck

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Dica de negócio Food Truck
Dica de negócio Food Truck

Dica de negócio Food Truck. Leia nesse artigo como montar um Food Truck e ganhar dinheiro com essa modalidade de negócio

De acordo com uma série de fatores, internos e externos, a economia brasileira oscila entre momentos de estabilidade e recessão, entre crescimento e crise, e com tamanha volatilidade, é exigido um esforço ainda maior de empresários e empreendedores, já que além das condições desfavoráveis para a instalação de um negócio no país, como a burocracia e a falta de incentivos, é preciso ainda lidar com uma série de variáveis, índices e cálculos antes de abrir as portas de qualquer empreendimento.

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Mesmo nesse cenário desanimador, é fato que o brasileiro é um empreendedor nato e as estatísticas comprovam o interesse de grande parte da população em ser dono de seu próprio estabelecimento, e um dos ramos comprovadamente promissores é o da alimentação. Mesmo em tempos de crise e de instabilidade, investir neste ramo é sempre uma tacada certeira, pois se trata de um item básico, necessário para a sobrevivência das pessoas e das famílias.

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Nos últimos anos, um nicho que vem crescendo a olhos vistos, a despeito da retração verificada em outras áreas, é o do food truck, que cada vez se especializa e profissionaliza mais.

O conceito é bem simples: levar a comida onde o público está, e a partir da adaptação de utilitários ou pequenos caminhos, montar uma verdadeira cozinha sobre rodas, que pode ser levada, literalmente, para qualquer lugar.

Um mercado em franca expansão

Muito comum nos Estados Unidos e na Europa, o food truck vem ganhando espaço a cada ano no Brasil, por diversos motivos. Entre eles está o fator novidade que a atividade ainda desfruta, pois por se tratar de um ramo recente, a cada semana é possível encontrar uma nova especialidade ou comida regional em algum canto das cidades brasileiras.

Em cidades menores, em geral no interior do pais, são muito comuns os “trailers” que servem lanches e/ou porções, que funcionam em geral a noite e que são recolhidos ao final do expediente de trabalho. O food truck é, na verdade, uma evolução desse tipo de serviço de gastronomia já tradicional no país, a diferença é que os cardápios são mais elaborados e cada vez mais os pratos são especializados em algum nicho específico.

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Outro fator determinante para esse sucesso é a tendência cada vez maior entre a população de valorizar pratos mais elaborados e sofisticados, fruto ainda do aumento do poder de compra verificado nas últimas décadas e que oportunizou a outras classes sociais ter acesso a cardápios mais finos, conhecidos como gourmets, e a partir disso, refeições e lanches simples ganharam em sabor, em aparência e em formas de preparo.

Qualidade e inovação agregam valor

A grande característica do food truck é a mobilidade, e essa é também sua grande vantagem em relação ao comércio tradicional de alimentação. Poder estar a cada dia da semana em um bairro diferente, ou mesmo em cidades diferentes a cada curto período de tempo, faz com que a sensação de urgência atraia ainda mais os consumidores, pois se hoje o food truck está em determinada praça, o mais provável é que amanhã ele não esteja, e com isso, as pessoas se veem compelidas a aproveitar a oportunidade de experimentar um prato diferenciado, mesmo que isso implique em passar um longo tempo na fila.

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Uma estratégia muito interessante adotada pelos empresários desse setor é a de juntar diversos tipos diferentes de food truck em um mesmo evento, em dois ou três dias consecutivos. Isso acaba por caracterizar um verdadeiro festival gastronômico a céu aberto, onde se encontram muitas opções, desde pratos salgados, até doces e bebidas, entre elas as cervejas artesanais, que também vivem um boom em praticamente todo o país.

Por oferecer produtos diferenciados, os empreendedores do setor conseguem praticar valores mais elevados do que os praticados tradicionalmente, e dessa forma, as margens de lucros de um food truck são muito melhores que de um estabelecimento em espaço físico fixo.

Da mesma forma, os custos são menores, pois apesar de demandar um investimento inicial mais alto na compra e adaptação do veículo utilitário, esse custo inicial é compensado pela eliminação do aluguel, por exemplo, que é o verdadeiro calcanhar de Aquiles de qualquer empreendimento.

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Quanto mais especializado, mais atrativo

Investir em um food truck é extremamente vantajoso, principalmente se o cardápio contemplar pratos que não são encontrados com tanta facilidade, mesmo nas cidades maiores e capitais do país.

Portanto, quão mais especializada for a culinária, maior a atração, e consequentemente, maior o movimento e os lucros. Atualmente é possível encontrar praticamente de tudo quando se trata de food truck, de hambúrgueres artesanais a churros gourmet, de pratos orientais a comida árabe, de cervejas artesanais a comida típica alemã.

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É importante, no entanto, que o empreendedor que pretende investir em food truck não seja um completo leigo no assunto, e de alguma forma imprima sua marca e sua assinatura no cardápio a ser oferecido. Essa é também uma característica desse ramo, onde o dono do negócio põe a mão na massa, literalmente, e assim, serve seu público como quem serve aos amigos em um fim de semana.

Negócio próprio ou franquia?

Como em diversos outros setores de sucesso, o food truck oferece também a modalidade de franquias, onde o investidor pode optar por uma marca já reconhecida no mercado e onde ele terá todo o treinamento e suporte necessários para que seu negócio prospere.

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Essa é uma boa alternativa para aqueles empresários que não são da área da gastronomia e que veem nesse nicho uma boa oportunidade.

A outra possibilidade é a de revirar os livros de receitas da família e encontrar aquela receita exclusiva, e trabalhar em cima desse prato personalizado, o que certamente será muito mais divertido e agradável, principalmente se o proprietário tiver paixão pela culinária.

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Em ambos os casos, é preciso disposição e um bom plano de negócios, uma equipe afinada e muita simpatia para atender bem os clientes, que mudarão a cada dia e que serão os responsáveis pelo sucesso do seu empreendimento, em uma área estável e com grande perspectiva de crescimento.

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