Conheça as etapas do processo de contratação de pessoas

Conheça as etapas do processo de contratação de pessoas

0
SHARE

“São os indivíduos que fazem as companhias” A citação é um mantra dos profissionais de recursos humanos, e auxilia a esclarecer a valia de escolher bem a equipe de trabalho. No momento de contratar os melhores candidatos para garantir a melhoria da empresa, um processo de contratação bem estruturado pode fazer a diferença.

Clique e descubra como automatizar o processo de recrutamento e seleção

Processo de contratação necessita de planejamento

“Ter atenção ao processo de contratação é fundamental”, avalia Fernando Medina, administrador da Luandre, uma das maiores agências de empregos da América Latina. “ São vários os elementos que são capazes de provocar uma empresa a não admitir um indivíduo para a vaga, e isto impacta de modo direto nos resultados da empresa no amanhã, uma vez que uma admissão errada custa bastante caro, e admitir o indivíduo certo é o que leva as companhias a conseguir melhores resultados.”

As etapas do processo de contratação

O processo de contratação é composto por diversas etapas, com uma coerência cronológica da administração. “Todas abrangem sua valia, porém a mais valiosa é o processamento de entrevistas, que é no qual se acontece a compilação das indivíduos que mais preenchem os critérios para a administração”

Listamos, a seguir, as principais etapas do processo de contratação:

Descrição da vaga

Comunicação do perfil procurado no mercado, com bases em competências como agilidade, formação, qualidades comportamentais e remuneração.

Anúncio da vaga

Divulgação da descrição da vaga nos canais aos quais os candidatos abrange acesso, como LinkedIn, Twitter, Facebook, aba “trabalhe conosco” no site da empresa, companhias de alistamento e categorias específicos.

Casting dos currículos

Filtro para desconsiderar os currículos que não são necessários ou que não estão adequados às pretensões da empresa.

Agendamento da entrevista

O agendamento pode ser realizado pelos gestores ou pelo único de RH, dependendo da cultura da empresa e do seu dimensão; também pode ser por videoconferência na internet.

Aplicação de testes

Certificação das agilidade e das competências importantes para o cargo, como avaliações de competências específicos e de linguagem, ou testes psicológicos.

Em seguida, depois de passar por todas as etapas e escolher o melhor candidato, o profissional lembra que similarmente é necessário acautelar os profissionais que não foram selecionados. “Aos que participaram do processamento, porém não foram aprovados, é fundamental enviar um e-mail agradecendo a participação”, recomenda. “O retorno, também precisa ser enviado, uma vez que é uma maneira de respeito ao indivíduo que dedicou seu tempo e força ao processamento.”

Por fim, é necessário acentuar que o processo de contratação precisa ser tão breve quanto possível. “ Quanto mais acelerado o processamento, maiores as chances de não perder candidatos no caminho”, explica Medina. “Muitas companhias acabam criando etapas desnecessárias ou demorando bastante entre uma etapa ou outra, o que faz com que candidatos desistam ou consigam um outro emprego no meio do processamento.”

Se você possui qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar este texto com seus amigos nas redes sociais.

 

LEAVE A REPLY