Erros das lojas virtuais

Erros das lojas virtuais

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rros na criação das lojas virtuais
rros na criação das lojas virtuais

Nosso contato de hoje não tem o objetivo de apresentar um tópico sobre a sua loja virtual e detalhá-lo ao extremo. Não, hoje não. Vamos falar de vários assuntos, comentando erros clássicos que as empresas cometem com frequência no site de suas lojas, para que você evite esse quadro no futuro:

Pense no seu site para o seu cliente

Muitos lojistas acabam se empolgando com a ideia de ter uma loja virtual e caindo em um erro comum: desenvolvem um site para si próprio. A sua loja virtual deve ser projetada essencialmente para o seu cliente, e isso inclui adequar o design e o conteúdo dela para o público que você quer atingir. Está projetando uma loja virtual para vender ternos requintados? Beleza, então é melhor atentar para um visual sofisticado e um português bem escrito, sem erros simplórios e uso de gírias ou abreviações.

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Não ignore as redes sociais

O relacionamento que você pode estabelecer diretamente com o cliente é tão valioso quanto um comercial de massa durante o horário nobre da novela das oito. Com o relacionamento pessoal você pode cativar diversos grupos de pessoas com diferentes expectativas e necessidades, algo que um comercial genérico não consegue atingir. Uma das maneiras mais eficientes, e baratas, de se fazer isso hoje é utilizando ao extremo as principais redes sociais: como o Facebook, Twitter e Orkut. Seguem alguns dos erros frequentes em redes sociais empresariais:

– Postar fotos de conteúdo duvidoso;

– Defender e falar em nome da empresa em que trabalha;

– Não cuidar da privacidade;

– Revelar segredos da empresa;

– Pedir ajuda, sem ter liberdade e permissão para tal.

Poucas atualizações

Você acessaria com frequência um site que é atualizado uma vez ao mês? Acessaria no máximo, uma vez por mês, é claro. Por isso é tão importante manter seu site atualizado com notícias, drops ou qualquer outro tipo de conteúdo sobre o segmento que você atua. Sites de sucesso são constantemente atualizados, com informações de novos produtos e serviços, mudanças na equipe, além de outras notícias diversas.

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Não use cores muito pesadas

A gente entende que, na hora da criação do layout, você pode querer abusar de cores e texturas, mas vá com calma. Usar um fundo preto com fonte verde fosforescente vai fazer com que seus visitantes se cansem do seu site antes de cinco minutos de visitação. E o que isso significa? Um consumidor em potencial a menos.

Esquecer do atendimento

O primeiro item da lista falou da importância de desenvolver seu site para o cliente. Então, nada mais justo que dar um cuidado especial aos canais de relacionamento com ele. A maior parte das empresas disponibiliza diversas formas de contato (telefone, e-mail, chat e etc.) em seus sites, mas na hora mais importante, a hora de atender as chamadas nesses meios, falham. Não permita que isso ocorra com o seu empreendimento. Você pode até demorar para atender, por exemplo, uma dúvida de um cliente, mas confirmar o recebimento de uma solicitação e respondê-la em tempo hábil é o mínimo que uma empresa de qualidade deve oferecer ao seu cliente.

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