7 Dicas de Empreendedores de Sucesso

7 Dicas de Empreendedores de Sucesso

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empreendedores de sucesso

Você deseja ser um empreendedor de sucesso ou até mesmo empreender futuramente em algum nicho de mercado? Certamente, esse será um dos maiores desafios da sua vida profissional, afinal, tirar uma ideia do papel e transformá-la em realidade requer muita competência e empenho. Apesar das dificuldades, ser bem sucedido através do empreendedorismo é totalmente possível, o que não faltam são exemplos de empreendedores de sucesso que começaram do nada e fizeram dos seus negócios verdadeiras máquinas de ganhar dinheiro.

Para chegar aonde todo mundo quer chegar, os empresários de sucesso possuem fórmulas e práticas diferenciadas, o que o faz se destacar em suas respectivas áreas de trabalho. Está precisando de inspiração para dar o pontapé inicial no seu negócio? Acompanhe abaixo 7 dicas de empreendedores de sucesso:

1- Empreenda o Quanto Antes

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Allan Kajimoto

Allan Kajimoto é um empreendedor de sucesso, responsável pela criação do Kekanto que é um guia de estabelecimentos pelo Brasil. A plataforma foi criada em 2010 e recebe mais de 20 milhões de acessos por mês. Segundo Kajimoto, as pessoas interessadas em ter um negócio próprio devem empreender o quanto antes, independente da idade ou experiência profissional.

O empreendedor Kajimoto aponta que quanto mais jovem for uma pessoa a empreender, mais chances ela tem de futuramente ser um empreendedor de sucesso. Geralmente, é difícil que a primeira empresa dê certo logo nos primeiros meses, sendo necessários alguns anos para tornar o negócio lucrativo. No entanto, o custo-oportunidade de um jovem é maior e melhor do que o de uma pessoa que já está na meia idade e tem uma família para sustentar.

2- Determine Três Grandes Objetivos

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Marc Benioff

Um empreendedor de sucesso não sonha pequeno, é isso que dizem Marc Benioff, co-fundador da Salesforce.com e Michael Lazerow, da Buddy Media. O empreendedor que quer ser bem sucedido deve parar de pensar apenas nas questões pequenas e corriqueiras do seu negócio. Benioff diz que os empreendedores costumam apresentar um tipo de distúrbio de déficit de atenção, perdendo o foco do que realmente é importante e se desgastando com o que não é prioritário no negócio.

Então, se você está na fase de desenvolvimento ou já está com o seu empreendimento ativo, é recomendado determinar, pelo menos, três grandes objetivos a serem alcançados ao longo do tempo, estipulando um prazo de 6 a 12 meses para alcançá-los. Empreendedores de sucesso têm visão de negócio e sabem aonde querem chegar.

3- Descubra o Seu Perfil de Empreendedor

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Claudia Bittencourt

Qual é o seu perfil de empreendedor? Saber essa resposta é fundamental para obter sucesso no seu empreendimento. Por isso, a empreendedora Cláudia Bittencourt, que criou o Grupo Bittencourt de aconselhamento para expansão de negócios por franquias em 1985, aconselha que a pessoa descubra o seu perfil de empreendedor, ou seja, se quer um negócio próprio ou apostar em uma franquia.

A empreendedora ressalta que quem deseja empreender precisa saber se prefere correr riscos abrindo um negócio do zero ou quer ter um pouco mais de segurança investindo em uma unidade franqueada, que já pertence a uma empresa estruturada. Para fazer a sua escolha, você tem que considerar quais são as suas necessidades pessoais e profissionais.

4– Deixe de Lado as Idealizações

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Eduardo Küpper

O empreendedor de sucesso Eduardo Küpper é responsável pelo desenvolvimento do F(x), que é uma plataforma voltada para os empresários que estão buscando financiamento nos bancos e fundos com dinheiro disponível, tendo sido batizado de “Tinder do Crédito’’. A plataforma tem dois anos de existência e já movimentou mais de 100 milhões de reais em propostas de financiamento.

Para Küpper, os empreendedores que querem ser bem sucedidos  precisam deixar de lado as idealizações sobre o mundo dos empreendedores como, por exemplo, a de que você não terá uma vida social, pois terá que trabalhar 24 horas por dia ou a de que ser chefe é apenas glamour e dinheiro. Pode ser que em algum momento você se depare com estas situações, mas é importante manter o equilíbrio para não se exaurir ou deslumbrar.

5- Desenvolva Um Empreendimento Que Reflita os Seus Valores

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Heloísa Bacellar

Antes de qualquer coisa, é necessário que você trabalhe com o que realmente goste, pois somente assim será capaz de gerar identificação com o público e consequentemente obter sucesso e lucro. A empreendedora Heloísa Bacellar, que criou a rede de restaurantes Lá da Venda, em 2009, aconselha os aspirantes a empreendedores a trabalhar com um empreendimento que reflita os seus valores.

Segundo a empreendedora paulista, ao pensar em um conceito de empreendimento que se adéque ao seu perfil pessoal e profissional, você está humanizando o seu negócio, refletindo os seus valores. Por exemplo, se você obtém motivação através do contato com o público, logo o ideal é trabalhar com uma atividade que o aproxime dos clientes.

6- Coloque a Empresa Para Atender os Consumidores

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Tony Hsieh

Colocar a empresa para atender os consumidores é uma dica dada por Tony Hsieh, um empreendedor de sucesso que se tornou famoso nos Estados Unidos por ser um dos fundadores da Zappos, uma plataforma online de venda de calçados, que foi vendido para a Amazon por aproximadamente 1 bilhão de dólares, além de ter investido em outros negócios.

Hsieh também é popular por ter transformado o seu negócio em uma das melhores empresas para se trabalhar nos EUA, sendo que uma das principais estratégias para atingir este resultado é fazer com que os funcionários deixem as suas funções uma vez por semana para atender os consumidores. A partir daí, todos os colaboradores podem ampliar os seus conhecimentos sobre as necessidades dos clientes e aplicar isso nas suas tarefas diárias.

7- Compartilhe a Sua Ideia de Negócio

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Eduardo L’Hotellier

Um comportamento comum entre os empreendedores iniciantes é ter medo de compartilhar a sua ideia de negócio, o que é um erro segundo Eduardo L’Hotellier, fundador da plataforma GetNinjas, que trabalha com a contratação de serviços e tem mais de 120 mil profissionais cadastrados.

Para L’Hotellier, ao compartilhar a sua ideia de negócio pode-se receber novas ideias e colaborações positivas de quem está de fora e enxerga o seu empreendimento por outro ponto de vista.  Portanto, esteja aberto para receber críticas e sugestões sobre o seu empreendimento, pois tudo pode ser analisado e revertido de modo positivo.

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8- Nunca Pare de Aprender

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Wanderley Nunes

Estar sempre disposto a aprender é uma dica dada pelo empreendedor de sucesso Wanderley Nunes, que criou a rede de salões de beleza Studio W, em 1988. Com mais de 25 anos de negócio, o empreendedor conta que nunca deixou de continuar aprendendo e retirar o seu conhecimento de todas as fontes possíveis.

➜ eBook: 8 dicas fantásticas para montar uma loja virtual

O empreendedor tem que observar a todos, não só os seus colaboradores, mas também os seus concorrentes e a partir daí procurar tirar aprendizados, além de buscar especializações que atualizem os seus conhecimentos. Isso faz com que o empreendedor não fique parado no tempo e esteja sempre evoluindo.

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