Descentralizando o poder: empowerment

Descentralizando o poder: empowerment

0
SHARE
empowerment

Você pode ainda não saber, mas o empowerment pode ser uma ferramenta importante para o seu negócio. Mas o que seria isso? Bem, o empowerment é uma forma de abordar o trabalho buscando o objetivo de delegar o poder de decisão, a autonomia a participação dos funcionários a administração das empresas.

Assim, o empowerment quer que os colaboradores sejam capazes de não só participar mas de tomarem decisões dentro da organização, sendo assim uma transformação radical, mas fundamental para empresas que trabalham em ambientes dinâmicos e complexos. Para deixar claro, essa descentralização de poder pode ser entendida das seguintes formas:

– Dar aos funcionários a autoridade para realizar mudanças no trabalho e na forma como ele é desempenhado;

– Reconhecer e liberar dentro de sua empresa, o poder para aqueles indivíduos que já possuem algum tipo de conhecimento útil para a realização de mudanças estruturais;

– A reunião de procedimentos que querem interagir e envolver as pessoas com o trabalho, impulsionado cada uma delas a tomar iniciativas afim de melhorar o processo produtivo;

– Capacitar e valorizar os colaboradores que desejam contribuir na inovação e na busca pela solução de problemas em seu ambiente de trabalho;

– Dar importância a opinião do trabalhador e com isso conseguir seu comprometimento no melhor desenvolvimento da empresa.

Como vimos, o empowerment pode significar várias coisas, embora todas sejam complementares e visem uma melhora do potencial produtivo da sua organização.

Mais do que apenas delegar tarefas

É comum a confusão, embora seja um erro estratégico. Empowerment não é apenas delegar tarefas e nem se baseia no estilo de gerenciamento chamado de ODS, que significa organizar, delegar e supervisionar. Empowerment, numa tradução simples do inglês para o português, significa empoderar.

Ou seja, o objetivo é obter o comprometimento e a responsabilidade do funcionário. E, claro, eles só farão isso caso sintam-se como integrantes ativos do seu negócio, como responsáveis pelo sucesso ou não da empresa.

O poder está na coletividade ou em cada um?

Embora seja óbvio que o empoderamento atinge cada um dos indivíduos em graus diferentes, essa descentralização do poder só atingirá seus melhores resultados na coletividade.

Assim, é só quando é compartilhado e realçado através da cooperação entre todos os indivíduos que o empoderamento ocorre.

Dessa forma, podemos colocar que o empowerment é uma descentralização que ocorre em escala organizacional, dando capacidade para que indivíduos de diferentes níveis da hierarquia possam agir de forma mais livre ao visar o melhor para a finalização do produto ou serviço.

Não é apenas para líderes

Pode até parecer que só os líderes de departamentos ou setores devem ter possibilidade de empoderamento, mas essa visão está equivocada. O empowerment incentiva que todos os colaboradores possam sugerir e realizar mudanças na empresa. A ideia é quanto mais pessoas participarem do processo, melhor será.

Mas isso, é claro, não quer dizer que as tarefas de liderança devem ser distribuídas aleatoriamente entre todos os membros. O empowerment deve ser implantado com cuidado, crescendo gradualmente.

Uma forma de reter o talento

Vivemos em uma era nova, em que os jovens não querem estar presos em estruturas rígidas. O empoderamento dos funcionários é uma forma de permitir que colaboradores com múltiplos talentos sejam retidos nos seus postos.

Assim, acaba sendo uma estratégia excelente, ao reconhecer, valorizar e até mesmo despertar o surgimento de talentos. Então, esse tipo de abordagem acaba dando a organização uma forma de alimentar o potencial criativo dos funcionários e acelerar transformações importantes no seu ambiente de trabalho.

Quais são as vantagens do empoderamento no meu negócio?

Para facilitar, passaremos uma lista de todas as melhoras que o sistema de empoderamento pode dar a sua organização, ajudando a melhorar o crescimento organizacional e possibilitando o sucesso nos negócios.

– Motivação da equipe e melhora da autoestima dos colaboradores;

– Foco unicamente no cliente;

– Processos sendo simplificados;

– Custos reduzidos;

– Direção, departamentos e setores alinhados em estratégias, objetivos e metas;

– Aumento da produtividade;

– Ações sendo implementadas mais agilmente;

– Talentos sendo retidos;

– Melhora do ambiente organizacional, com melhor sinergia entre os colaboradores.

➜ Veja se o seu site é otimizado

Como o empoderamento é aplicado?

Se você chegou até aqui, já percebeu que o empoderamento é aplicado aos poucos, não é restrito apenas a lideranças e que pode ser muito importante para a melhora da sua organização.

Bem, mas como aplica-lo? O passo mais importante é entender que o empoderamento dará a sua equipe de trabalho uma nova energia, na qual haverá possibilidade para que todos pensem, transformem (positivamente) o negócio e ajam da melhor forma possível, contribuindo com seus superiores em uma gestão compartilhada da empresa.

Então, siga os passos abaixo e realize o empowerment em sua organização ou negócio.

– Crie estratégias que possibilite mudanças no estilo de gestão, nas quais exista transformação de funcionários dependentes de seus líderes em funcionários empreendedores;

– Examine e identifique o estágio e as causas que geram essa dependência organizacional;

– Crie metas e estabeleça prazos. Isso ajudará na formação de equipes que irão se auto gerenciar;

– Invista na educação corporativa, com treinamentos, palestras e cursos. Esse investimento, é claro, precisa ser em educação visando o empowerment;

– Avalie e acompanhe constantemente os resultados;

– Atribua responsabilidades de acordo com as competências, com a habilidade e os talentos de cada funcionário;

– Faça com que todos compreendam a responsabilidade e a autonomia que possuem na tomada de decisões;

➜ Dia D E-book Para Você se Preparar Para as Datas Comemorativas

Acima de tudo, empoderamento é uma forma de influenciar, de acreditar e de dar poder para que seus colaboradores transformem e realizem um serviço melhor em prol de seu negócio. Então, o sistema de emporwement pode ser fundamental para o crescimento de sua organização.

LEAVE A REPLY