Veja quais são alguns tipos de e-mail marketing software mais eficientes para divulgar o seu negócio a um grande número de pessoas
Na hora de apostar no marketing digital para promover o seu negócio online, uma ferramenta muito usada é o e-mail marketing software. Com ela, você pode enviar um mesmo e-mail para um imenso número de usuários, sem que eles sejam configurados com spam. Hoje em dia, existem muitas opções de programa de e-mail marketing grátis em português e inglês.
➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual
Para conferir algumas das opções e como funciona cada uma delas segue a lista com algumas sugestões:
– Free Email Marketing: é uma alternativa de e-mail marketing software grátis bastante usada atualmente por quem deseja aproveitar as vantagens que o envio de e-mails ainda oferece para promover uma marca ou produto. Para utilizá-la, é preciso inserir no programa o arquivo com a mensagem que você quer enviar, que deve estar no formato XML.
É possível deixar o e-mail bem personalizado, ao incluir o nome do cliente e da sua empresa, além de dispor de outros campos. Entre outras vantagens, destaque-se a isenção de novos contatos, sendo que se você já tem todos os e-mails em outro arquivo basta importá-los. No entanto, o programa é todo em inglês, além de funcionar no Windows 2000, XP, Vista e 7.
LEIA TAMBÉM: >PLANO DE NEGÓCIOS >CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET >SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE >COMO CRIAR UMA NEWSLETTER >SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS >COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER >APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS
Esse e-mail marketing software gratuito é ideal para quem não vai contratar terceiros e prefere operar por conta o envio de malas-diretas e outros conteúdos com facilidade. Por outro lado, o seu envio é limitado, sendo que a cada 10 e-mails enviados ele faz uma pequena pausa.
➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM
E-goi
Essa é outra opção de e-mail marketing software grátis em português de Portugal, que cada vez mais ganha fama no Brasil, devido a sua facilidade em usar, já que possui uma interface bastante intuitiva. Outro benefício para quem usa esse programa é que existe a opção de integrar o envio de e-mail com o de SMS.
Porém, apenas a sua versão para teste está disponível de forma gratuita, sendo que pode ser o suficiente conforme a quantidade de e-mails que deseja enviar. Mesmo quem não possui experiência com esse tipo de software pode usá-lo sem maiores problemas. Além disso, conta com a ferramenta de criação de Landing Pages integradas ao e-mail marketing.
AWeber
Embora seja toda em inglês, esse e-mail marketing software free por 30 dias é uma das ferramentas mais usadas em todo o mundo. Assim, é possível conferir as suas vantagens e depois adquiri-la, caso supra as suas necessidades, por um dos melhores custos-benefícios do mercado, segundo especialistas.
LEIA TAMBÉM: >E-MAIL MARKETING >PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE >COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO >COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM >COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL >FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE
Por se tratar de um produto pago conta com total segurança e alta performance. Aqui, não existem limites para o seu uso, além de contar com funções avançadas. O único porém é que por se tratar de um programa mais completo exige um pouco mais de conhecimento em informática.
Isso significa que você pode ter que contratar um profissional experiente para configurar o programa. Se você precisa de uma solução mais completa para o seu e-mail marketing é um investimento que pode valer a pena.
➜ Baixe planilha de Análise de concorrência
GetResponse
Mais completas, embora também não seja gratuita e exige um investimento mensal. De qualquer forma, deve ser levado em consideração, pois é um programa bastante simples de ser usado, sem exigir a contratação de um profissional, caso você não seja um expert da informática. Outro destaque para essa ferramenta é a possibilidade de criar Formulários e Landing Pages.
Existem ainda recursos adicionais que podem tornar a sua campanha de marketing baseada no envio de um grande número de e-mail para clientes e consumidores em potencial do seu produto mais eficiente.
MailChimp
Embora não seja um e-mail marketing software grátis em português, já que está disponível apenas em inglês, pode ser usado sem custos se o seu envio de e-mails não extrapolar os 2 mil clientes cadastrados. O limite para usar essa ferramenta de forma gratuita suporta ainda 12 mil e-mails enviados mês.
Para muitos empreendedores virtuais é o suficiente para uma campanha publicitária de sucesso, a fim de divulgar um produto, uma marca ou mesmo fidelizar clientes. Além disso, é fácil de usar, com um layout bastante intuitivo, sendo que há também uma tradução automática para o português, que pode ajudar na sua utilização.
➜ Baixe E-book sobre capturar E-mail
Como escolher e-mail marketing software
Perante tantas opções de programas para enviar e-mails em massa você pode ficar na dúvida sobre qual o melhor entre os disponíveis. Caso você nunca tenha usado um desses softwares, portanto, uma dica é escolher entre os mais simples, que estejam em português e sejam gratuitos.
Essa dica é ainda mais útil se você mesmo pretende gerir o envio de e-mails para os seus clientes e consumidores em potencial. Dessa forma, você vai entender bem como funciona o e-mail marketing software, fazer testes, avaliar como melhor se encaixa em sua campanha de marketing, como funciona o seu retorno e mesmo identificar do que mais você precisa.
LEIA TAMBÉM: >COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO >PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL >SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS >O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET >COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX >O QUE É E-PROCUREMENT
A partir disso, fica mais fácil de analisar a necessidade de um programa mais robusto, com mais recursos, no qual possa ser enviado um maior número de e-mails e mais vezes por mês. Se houver essa necessidade, é preciso considerar entre os pagos qual deles oferece o melhor custo-benefício para a sua empresa.
➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações
No entanto, mesmo o mais simples dos softwares pode satisfazer as suas necessidades. Além disso, mais importante do que saber qual programa de envio de e-mails escolher é definir como integrá-lo com eficiência ao seu plano de marketing. Por mais que seja tentador encher a caixa de entrada dos seus clientes é preciso usar essas ferramentas com moderação.
Ou seja, é preciso eleger uma periodicidade para o envio de e-mails, a fim de evitar o excesso, o que pode ser negativo para o seu negócio. Além disso, o melhor momento de mandar mensagens ao seu público alvo é quando você possui algo realmente relevante, como um novo produto, uma promoção ou o lançamento de um programa de fidelidade.
Também há e-mail marketing softwares que permitem programar o envio de e-mails facilitando a definição de uma periodicidade adequada. Outros programas oferecem a criação de relatórios, que ajudam a avaliar a porcentagem de internautas que estão lendo os seus e-mails e mesmo buscando mais informações sobre a sua empresa.
Assim, além de enviar os e-mails é imperativo acompanhar o quão essa ferramenta é eficiente, quantos dos recebimentos convertem-se em compras ou acessam a sua loja virtual ou site.Enfim, as possibilidades são muitas e cabe a você nomear qual delas vai ao encontro das necessidades do seu empreendimento de modo mais adequado.