Dicas para definir o assunto para e­-mail marketing

Dicas para definir o assunto para e­-mail marketing

0
SHARE
Abertura de e-mails

O marketing digital está diretamente ligado a todo e qualquer tipo de empresa do mundo atual. É difícil encontrar uma instituição que não busca novos clientes, e até mesmo firmar um relacionamento mais próximo, por meio do mundo online. Dentre tantas estratégias utilizadas por diferentes empresas, o e­-mail marketing é uma das que têm maior efeito no que diz respeito a criar maior proximidade com o público.

Entretanto muitas empresas ainda não sabem exatamente como utilizar essa ferramente da maneira certa. Existem métodos e dicas que podem ser aplicados para que se tire total proveito dessa relação. Um simples envio de e­-mail pode transformar uma cliente em potencial em um comprador frequente. Basta saber definir o assunto para o e­-mail marketing da maneira correta.

➜ Baixe E-book sobre capturar E-mail

Persuasão, frases de venda, boa argumentação, palavras de fácil entendimento e um vocabulário adequado ao do público que se pretende atingir fazem toda a diferença no momento de um usuário abrir ou não um e-­mail. Por isso, as estratégias para escolher os assuntos precisam ser traçadas. Confira algumas dicas de como melhorar seu desempenho.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

E-­mail marketing como SPAM

É importante lembrar, antes de mais nada, que ao enviar um e­-mail marketing para um contato que sua empresa já possui, sua intenção é despertar o interesse do leitor para algo novo, algo que ele ainda não conheça. A vontade em abrir uma mensagem para verificar do que se trata o conteúdo pode se transformar em uma nova venda, mas é necessário tomar bastante cuidado.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Existem algumas palavras e expressões que são consideradas como negativas no momento em que uma caixa de entrada recebe uma mensagem. Ela é programada para filtrar algumas informações. Dentre elas, está selecionar aquelas que são spam em potencial, graças ao seu formato. O destinatário pode nem chegar a saber que algum conteúdo foi enviado. Portanto, evite palavras como promoção, grátis, dinheiro, entre outras parecidas. Esse é o momento de utilizar toda sua criatividade e criar conteúdos diferenciados.

Histórico de assunto para e­-mail marketing

É necessário ter um registro de tudo aquilo que já foi enviado para seu mailing de contatos. Para que você não seja ignorado pelos clientes, antes mesmo de o e­-mail marketing ser aberto, é necessário que sua empresa não seja repetitiva. Verifique os principais assuntos que foram tratados nos últimos tempos. Caso exista algo que ainda possa valer a pena para de ser divulgado, mesmo que não seja uma novidade, é hora de investir em uma ótima redação para transformar o jeito em que aquilo está sendo anunciado.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Uma das coisas mais irritantes ao abrir uma caixa de entrada é verificar que uma empresa está enviando um e­-mail marketing pela segunda segunda vez (ou até mais) sem se dar ao trabalho de modificar o conteúdo. A taxa de rejeição será altíssima e o motivo ficará bem claro. Se um cliente não teve interesse em uma anúncio, não será por insistência e repetição que isso será mudado. É necessário ter criatividade e saber lidar com o público ­alvo.

LEIA TAMBÉM:


>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Assuntos personalizados para e-­mail marketing

Para ter sucesso nas estratégias de e­-mail marketing, antes de mais nada, é necessário conhecer o perfil de quem está do outro lado. Os clientes costumam ignorar e-­mails de promoções que não os interessa e, consequentemente, não prestam atenção caso chegue algo diferente em seguida. Portanto, é importante que o perfil seja traçado e os conteúdos enviados sejam totalmente personalizados. É possível fazer isso utilizando técnicas que filtram os interesses de pesquisas no site e até mesmo citam quais foram as compras anteriores: “Se você comprou x, provavelmente irá se interessar por y”.Além disso, a taxa de abertura de e­-mail marketing se torna bem mais alta quanto o assunto para e­-mail marketing é dado de forma objetiva, expressa e sem rodeios. “Toda a loja com 50% de desconto” funciona bem melhor do que algo como “Você irá encontrar todos os produtos da loja pela metade do preço nessa semana”. Deixe os detalhes para o corpo do e­-mail, não para o assunto.

E­-mail marketing e o teste A/B

Essa dica vai para quem tem dificuldade em definir um assunto para e-­mail marketing. Essa é uma questão mais comum do que você pode imaginar. Afinal, o envio de conteúdo para os clientes não é algo que acontece como em uma grande campanha publicitária, em que uma grande ideia é escolhida hoje e trabalhada durante um mês ou mais. Trata­se de um trabalho diário, em que é necessário fazer testes, analisar os resultados e aplicar melhorias constantes.

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS

>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX 
>O QUE É E-PROCUREMENT

A maioria das ferramentas de envio de e-­mails permite que seja efetuado o que é chamado de “Teste A/B”. Essa estratégia consiste na possibilidade de enviar um e-­mail diferente para cada porcentagem de destinatários de uma base de dados. Por exemplo, é possível selecionar três assuntos e dividir sua lista de contatos em três, para analisar como o público reage diante de cada tipo de chamada. Os resultados também devem ser monitorados separadamente. Assim, é possível verificar que tipo de assunto chamou mais a atenção dos leitores.

O uso de palavras­chave nos assuntos

Outra forma de saber por quais temas seus clientes andam pesquisando na internet, é utilizar as ferramentas de pesquisas de palavras­chave. Um ótimo exemplo que vem sendo usado por milhares de empresas diariamente é o Google Suggest, que funciona de uma forma muito simples. O usuário deve colocar uma palavra que funcione como referência aos produtos vendidos, como por exemplo “óculos escuros”. Após digitar esse termo serão dadas diversas sugestões de frases com o que vem sendo procurado pelos internautas por meio do Google, como “Nova coleção de óculos escuros de praia”, “últimos lançamentos de óculos escuros”, “guia para utilizar óculos escuros”.

Com base nesses resultados, a empresa poderá ter uma ideia melhor do que está sendo procurado por potenciais clientes, que podem levá­los até uma nova compra. Pense em campanhas que possam ser chamadas pelo assunto do e­-mail marketing em uma estratégia de marketing utilizando uma dessas expressões. Conhecendo melhor o que o público procura, faz com que fique bem mais fácil atender aos seus desejos.

LEAVE A REPLY