Dicas de E-commerce

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Na era digital o comércio está cada vez mais amplo e a busca por empreendimentos digitais é o sonho de uma boa parte das pessoas, ser dono do próprio negócio não é um objetivo tão difícil de alcançar, muitos recursos e informação da internet faz com que a facilidade seja um atrativo para o empreendedor digital.

Mas o empreendedorismo digital não é simples e precisa de muito trabalho, dedicação e tempo para poder ser mais um dentre vários. Assim como a concorrência física a virtual também acontece obrigações e documentações também fazem parte do e-commerce.

Para fazer parte desse mundo digital é necessário um procedimento feito por fases que auxiliam na criação de um e-commerce com chances maiores de sucesso.

Planejar o e-commerce.

 A primeira parte da mesma maneira de uma loja física o planejamento do negócio onde se coloca no papel tudo o que se pensou ao ter a ideia de criar um e-commerce, primeiro fazemos um esboço simples com papel e lápis e depois cada fase vai se desenvolvendo passo a passo não esquecendo dos menores detalhes e de cada setor necessário para que o seu e-commerce funcione e possa disputar de igual para igual os clientes do seu segmento.

Alguns itens do seu planejamento:

  • Nome do e-commerce
  • Nome fantasia (Marca)
  • Segmento
  • Investimento
  • Capital de giro
  • Sociedade
  • Plataforma
  • Design
  • Meios de Pagamento
  • Logística
  • Política de privacidade, troca e Devolução
  • Marketing
  • Certificações de segurança
  • Atendimento ao cliente
  • Atendimento ao fornecedor
  • Promoções, descontos, frete grátis

Dependendo de alguns fatores pode ser que tenha mais tópicos em seu planejamento, cada tópico deve ser estudado e pesquisado para que possam ser feitos da melhor maneira possível tanto para o cliente quanto para o empreendedor de e-commerce.

Plataforma do e-commerce

A plataforma do e-commerce é a estrutura da sua loja, muitas empresas oferecem esse serviço com suporte técnico e outras opções de interação ao fazer seu planejamento é possível saber qual o tipo de plataforma é melhor para o funcionamento de seu e-commerce. É importante que ao escolher a plataforma você tenha em mente sua empresa a longo prazo, alguns recursos podem ser necessários em um futuro próximo.

Alguns esclarecimentos sobre Plataforma Digital:

O que é Plataforma Digital?

Uma plataforma digital é um sistema que permite que diferentes aplicativos executados no mesmo ambiente, permitindo que os usuários os acessar através da Internet.

Isto significa que, quando você usa uma plataforma virtual, o usuário só precisa ter uma conexão com a Web que permite que você insira a plataforma em questão e fazer uso dos seus serviços. Como cadastramento do cliente, formas de pagamento e muito mais.

Componentes básicos que uma plataforma deve ter:

  • Escalabilidade da plataforma;
  • Recursos disponíveis;
  • Questões relativas ao processo de SEO;
  • Interação da loja com as redes sociais;
  • Diversidade de opções de formas de pagamento;
  • Suporte oferecido pelo fornecedor.

Alguns Exemplos de Plataformas Digitais.

 Simplo7

A plataforma Simplo 7 permite que você personalize sua loja alterando layout, cores, fontes das letras com um conhecimento em CSS** a loja toda pode ser recriada de acordo com o lojista.

A Simplo 7 conta com uma loja de site responsivo que se adapta ao celular, tablet, Smart Tv sendo assim acessada em qualquer ferramenta eletrônica.

A Simplo 7 possui diversas formas de pagamento que poderão ser usados na sua loja virtual elas podem usar:

  • Depósito
  • Boleto bancário
  • Cartão de credito
  • BCash
  • Mercado Pago
  • MoIP
  • PayPal
  • PagSeguro
  • Koin
  • Stelo

Dentre outros sendo que você seleciona os que mais se identificam com sua loja virtual.

As taxas por vendas dependem do tipo de pagamento que sua loja faz por exemplo se utilizar depósito bancário, não existe taxa, mas se usar o boleto o seu banco irá cobrar uma taxa por boleto.

Na plataforma simplo7 você encontra a opção de sua loja pertencer ao Marketplace que é a sua loja pertencer a um grupo de lojas sendo possível a compra de seu produto por uma outra loja já conhecida no e-commerce.

  A Simplo 7 tem uma série de recursos são eles:

 Layout: configuração, cores, fontes, Customização de CSS, Banner

  • Integração: Google Analytics, Bling, tiny…
  • Marketing: Recuperação de carrinho, Newsletter, Mailchimp, Chat…
  • Vendas: Pesquisa de Satisfação, Cupom de Desconto, Relatórios…
  • Canais de venda: Mercado Livre – Produtos, XML Zoom…
  • Produtos: Cotação de Produtos, Grade/Variação de Produtos…
  • Formas de entrega: Correios – PAC, Sedex, e-Sedex, outros…
  • Pagamentos: MOIP, PagSeguro, Mercado Pago, PayPal…

 Acesse: http://simplo7.com.br/

Locaweb:

Organização especializada em Hosting Infrastructure Services. A Locaweb oferece planos para hospedagem de sites e a criação de lojas virtuais com a solução TrayCommerce, registro de domínio, servidores de cloud, serviços de Data Center, E-mail Locaweb e Exchange, próprias para seus colaboradores.

Site: http://www.locaweb.com.br/default.html

Design / Layout

 Layout é uma palavra inglesa que significa plano, arranjo, design, projeto, na área de arte gráfica layout é um esboço ou rascunho que mostra a forma física de uma página seja ela em uma revista, jornal, site, blog ele engloba os textos, gráficos, imagens como se fossem peças de um quebra cabeça que se encaixam e formam a pagina seja ela virtual ou física.

O Design ou layout é a forma da sua loja na internet onde estão as categorias dos produtos e descrições.

É a forma como sua loja é vista, tamanho das fotos, conteúdos, opções de links dentre outras funções.

Formas de pagamento do e-commerce.

 Ao escolher a plataforma você terá as opções de formas de pagamento para que seus clientes encontrem a que mais lhe agradar, algumas opções abaixo:

  • Cartões de crédito: Bandeiras Visa, Master Card., American Express, Diners, Hiper Card., Aura e Elo.
  • Cartões de débito: Visa Eléctron e Master Card. Maestro
  • Boleto bancários: Itaú, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil,
  • Depósitos bancários identificado
  • Pagamento contra – entrega

Deve-se analisar as opções de plataforma e as condições que ela oferece no quesito pagamento é muito importante ter segurança na hora de pagar e o cliente ter essa opção com bom funcionamento.

Logística do e-commerce.

 O que é logística?

A logística é uma área da administração responsável por promover recursos, equipamentos e informações para a execução de cada atividade de uma empresa. A logística é uma subaérea da Administração, envolve diversos recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia do transporte e dos recursos humanos. Ela tem uma visão organizacional, onde administra todos os recursos desde a matéria prima até os dados pessoais de cada funcionário, é onde tem movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de material até o planejamento de produção, monitora as operações e gerencia as informações toda a parte de entrega e recebimento de produtos na empresa.

A logística reversa: 

As principais atividades atingidas na logística reversa são:

  • Retorno do produto a origem
  • Revenda do produto retornado
  • Venda em um mercado secundário
  • Venda do produto com desconto
  • Remanufatura
  • Reciclagem
  • Reparação ou reabilitação
  • Doação

Política de privacidade e Devolução de Produtos.

Esses recursos são protegidos por lei e o cliente tem todo o direito de trocar o produto e até mesmo desistir da compra, por 7 dias (corridos) pois o produto não foi de seu agrado.

Marketing do e-commerce.

 É ele que faz sua loja ou serviço ser conhecido na internet, para que você exista no mundo virtual você tem que aparecer e ser visto, por essa razão é muito importante o marketing. As técnicas de SEO fazem a ligação entre loja e o cliente, sendo usado com as normas de uso e criatividade fazem com que ele seja uma ferramenta indispensável em qualquer e-commerce.

Segurança do E-commerce.

 É um dos fatores mais significativos do e-commerce, muitas pessoas ainda hoje têm medo de comprar pela internet e esse é o ponto que o lojista pode ganhar um cliente com certificados de segurança e oferecendo o acompanhamento da compra até a entrega, várias formas de contato via telefone fixo, e-mail, SMS, dentre outros. É importante ter contato com o cliente em todo o percurso da entrega vai ajudar a trazer segurança e vai gerar confiança e com certeza esse cliente volta a comprar.

O que mais pode ser feito no seu e-commerce.

 Muito mais coisas dependendo do segmento de sua loja ou serviço oferecido em seu e-commerce ao escolher a plataforma que mais de identifica com o seu segmento e depois da escolha e contratação explore ele ao máximo use todos os recursos disponíveis, para seu e-commerce use ferramentas que ofereçam produtos semelhantes ou complementares ao que foi comprado exemplo: A pessoa comprou um celular, ofereça capas, telas de proteção, fones de ouvido, carregadores, dentre outros. Promoções, brindes, frete grátis, esses são atrativos bons para todo tipo de cliente.

Essas dicas e muitas outras você pode encontrar na internet e pesquisar sobre e-commerce, pesquise, estude, crie, descubra o que você puder sobre o que você vende, empreendedor tem que conhecer seu produto ou serviço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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