Dica de negócio: Venda de autopeças online

Dica de negócio: Venda de autopeças online

873
0
SHARE
Dica de negócio: Venda de autopeças online
Dica de negócio: Venda de autopeças online

Leia nesse artigo informações sobre Dica de negócio: Venda de autopeças online. Saiba mais aqui

Mais uma opção de empreendimento com grandes chances de crescimento e sucesso, é essa dica de negócio: venda de autopeças online.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Graças ao comércio eletrônico, que oferece a oportunidade de produtos vendidos no comércio tradicional, para um público limitado, em uma região limitada, possa chegar a qualquer lugar.

O negócio de autopeças no Brasil

Nos últimos anos, no Brasil, a frota de automóveis cresceu absurdamente. Imagine, então, que esses veículos precisam de manutenção. Cada vez mais carros são produzidos e vendidos.

Pronto, está bem na sua frente a possibilidade de negócio das mais rentáveis. Isso porque a logística de venda de produtos online é bastante facilitada.

Nesse ramo há muitas grandes empresas, empresas que fornecem autopeças e que podem ser ótimos parceiros para a sua loja virtual.

Talvez, páginas especiais para cada fornecedor, ou negociações que resultam em preços imbatíveis para o seu cliente.

Já que os custos de manutenção de uma loja virtual é infinitamente menor que de um comércio tradicional.

E se a internet é uma fonte de informações para mecânicos de qualquer canto do país, por que não ser um ambiente para pesquisa e compra de peças para reposição?

Esse modelo de negócios tem todas as condições de se estabelecer e se consolidar, por esses e tantos outros motivos.

Basta ficar atento aos movimentos do mercado. E o mercado automotivo tem muitas novidades o tempo todo.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Com o hábito de pesquisar bastante antes de comprar, que a internet consolidou, se a sua loja surge com bons preços nessa pesquisa, e cumpre bem os passos seguintes: boas condições de pagamento, bons prazos de entrega e boa assessoria no pós-venda, o relacionamento com esse cliente terá sido iniciado.

Estima-se que a cada 10 clientes, 7 pesquisem sobre autopeças na internet.

Uma das grandes vantagens do negócio de venda de autopeças online é que o ticket é mais alto, o estoque pode ser enxuto. O estoque deve ser composto por peças variadas para atender marcas populares e de luxo.

Vendas online só crescem

Tudo o que você pensar em compra vai encontrar em lojas virtuais. Essa certeza faz o e-commerce se consolidar cada vez mais, além de sempre oferecer os melhores preços e condições de pagamento e entrega.

Estima-se que em 2017 mais de 50 milhões de vendas sejam realizadas pela internet no Brasil.

Portanto, público existe para tudo. Talvez o número de lojas virtuais de venda de autopeças, ainda não.

Para atuar no mercado automotivo é fundamental um excelente relacionamento com fornecedores, essa é a chave do sucesso.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Para redução de custos, o ideal é realizar a venda e na sequência fazer o pedido ao fornecedor, assim você evita gastos elevados para manter grandes estoques.

Esse modelo somente será possível se o seu fornecedor garantir a entrega do produto. Uma variedade de fornecedores é o que você precisa para oferecer ao seu cliente o melhor prazo. Considere, por isso, fornecedores em qualquer lugar do mundo. Afinal, o seu negócio permite isso.

Em alguns casos, para alguns produtos, um contrato de exclusividade é a solução. Assim, muitas empresas fazem e operam com organização.

Outro aspecto importante para estabelecer um bom relacionamento com os seus clientes é oferecer frete grátis, seja pelo valor da compra, seja pelo endereço de entrega.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Saiba que pode ser necessário utilizar transportadoras para peças mais delicadas e pesadas. Mas os Correios atendem bem para todas as outras. Cabe um bom gerenciamento da logística de entrega. Se você não dominar o assunto, é bom se preparar.

Já que um grande número de mecânicos serão seus clientes, considere a revenda de peças usadas. Esses clientes podem formar uma rede para lhe fornecer peças usadas. Cabe um cuidado com a restauração das peças antes da revenda.

Quem pode abrir loja virtual de autopeças?

O dia a dia de quem trabalha com a venda de autopeças online gira em torno de assuntos sobre mecânica e carros em geral, se esse assunto lhe agrada, você pode considerar o negócio. Gostar eentender sobre carros é essencial.

Além disso, para criar uma loja virtual é interessante que saiba sobre entregas, sobre formas de pagamento, sobre marketing. E tudo o que envolve uma empresa desse tipo.

Se você é um mecânico, por exemplo, pode considerar fortemente se adaptar, pense nisso.

Para esclarecer qualquer dúvida, aqui vai uma relação dos principais pontos que devem ser cuidados antes de decidir abrir um negócio de venda de autopeças online:

– Planejamento

Mesmo que não esteja decidido crie um plano de negócios para uma possível loja virtual, assim, você consegue pesquisar sobre esse mercado, fazer um levantamento sobre as perspectivas, sobre os desejos dos clientes.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Além de testar no papel os seus planos e recursos, entender como e quando pode iniciar o projeto.

– Pesquise

Faça uma profunda pesquisa sobre o mercado, em especial sobre assuntos financeiros e afins.

Assim estará checando a viabilidade do negócio. E somente com informações sólidas é que você poderá dar os passos seguintes. Procure profissionais da área para trocar figurinhas, talvez buscar um sócio ou fornecedor. Aproveite todos os seus contatos.

– Logística

Para montar a sua loja de venda de autopeças online, a localização do seu estoque pode ajudar ou atrapalhar toda a logística do negócio. Avalie também esses detalhes de seus fornecedores.

– Concorrência

Observando os seus concorrentes você terá a chance de aprender muito. Principalmente sobre o perfil do público-alvo.

– Burocracia

Fala um levantamento sobre todas as exigências legais desse tipo de negócio. Na prefeitura, verifique as licenças de funcionamento, por exemplo. Saiba que muitos fornecedores vão avalia-lo nesse aspecto antes de formar contrato.

LEAVE A REPLY