Cursos à distância gratuitos funcionam?

Cursos à distância gratuitos funcionam?

0
SHARE
Cursos à distância gratuitos funcionam
Cursos à distância gratuitos funcionam

Cursos à distância gratuitos funcionam?É grande a oferta de cursos à distância gratuitos que estão à disposição de qualquer um com uma boa conexão de internet

Mas uma pergunta essencial que muitos se fazem é a seguinte: os cursos à distância gratuitos realmente funcionam?

Simplo 7 - Loja Virtual

Bem, tenho certeza que você deseja uma resposta simples, mas antes é necessário que você compreenda com clareza o que um curso à distância pode fornecer para a sua formação e depois buscar uma opção gratuita.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

De antemão, podemos afirmar que há excelentes cursos gratuitos, até mesmo alguns com certificados, e estão prontos para serem acessados. Mas boa parte desse contingente de cursos estão no idioma inglês e não possuem legenda em português. Isso, para muitos, é um grande complicador.

Mas para os que podem se aventurar, é possível encontrar cursos de universidades renomadas que apresentam certificado gratuito. Esses cursos, costumam ser principalmente de pequena duração.

Agora, caso você não tenha um inglês afiado para sair prestando atenção no que é dito pelos professores estrangeiros, também há opções em português. Algumas podem ser encontradas no site Coursera, uma das referências quando se trata de educação de ensino à distância.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Mesmo assim, é necessário saber que as opções que emitem diplomas são bem mais escassas. Muitas delas possibilitam o aprendizado, mas exigem o pagamento de uma taxa para que seja emitido o certificado de aprovação do curso.

Mas bem, esses cursos gratuitos funcionam?

A resposta é simples: sim e não. Caso você consiga encontrar o curso que está necessitando, que irá lhe fornecer um conhecimento necessário e útil para o momento que você está vivendo, provavelmente esse curso irá funcionar.

Agora, se você está fazendo cursos gratuitos aos montes apenas porque eles são gratuitos, a tendência é que você não veja tanta utilidade assim neles. Desse modo, é fundamental que você saiba exatamente o que quer estudar e a partir daí comece a buscar opções.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Outra dica fundamental também é sempre olhar qual é a instituição que está fornecendo o curso

Se está sendo distribuído algum tipo de material de apoio, se há possibilidade de conversar com outros alunos via chat ou fórum. Tudo isso agrega para que sua experiência possa vir a ser mais proveitosa e para que você possa fazer com que aquele curso gratuito realmente funcione e impacte nas suas atividades futuras.

Então, agora que explicamos se um curso gratuito pode realmente ser útil para o seu futuro, iremos demonstrar algumas características dessa modalidade de ensino. Confira:

Quais as principais vantagens do ensino a distância?

Em vários pontos, o ensino à distância não terá diferenças substanciais do ensino presencial, já que ambos necessitam que haja uma frequência mínima do usuário, obrigam a realização de trabalhos, de exames e dão uma média final pelas notas obtidas ao longo do curso.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Então, o que acaba diferenciando os cursos à distância são elementos que entendemos como vantagens que esta modalidade de educação tem sobre a tradicional. Confira alguma dessas diferenças:

1 – Você segue o seu próprio ritmo de estudo:

É o aluno quem decide qual será a hora mais adequada para começar ou parar de estudar;

2 – Economia de dinheiro e de tempo:

Não há nenhuma necessidade de que seja feito deslocamento diário até alguma instituição de ensino. Além disso, na sua grande maioria, os cursos de ensino à distância costumam ter mensalidades que são mais em conta do que as cobradas por cursos presenciais;

3 – Grande quantidade de opções:

Por se encontrar na internet, o aluno pode olhar rapidamente os cursos que são oferecidos em diferentes instituições. Também, pode fazer comparações entre eles e escolher o que irá melhor se encaixar dentro das necessidades que possui.

Escolho um curso à distância reconhecido ou não pelo MEC?

É fundamental que o curso à distância que você venha a escolher tenha o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Saiba que o reconhecimento do MEC é o que irá fornecer tanto a cursos superiores como a cursos menores a confiabilidade e uma forma de que se possa avaliar a instituição e o que ela vem a oferecer ao seu público.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Além disso, o MEC costuma ser bem exigente e possui critérios de avaliação que são utilizados por todo o Brasil para comprovar se a instituição e se o curso que tiver sido escolhido irá realmente conseguir capacitar o aluno para o futuro.

Isso irá colaborar tanto com a formação quanto com o desenvolvimento da carreira de quem escolher por esse tipo de curso.

Que tipos de níveis de formação que podem ser oferecidos em uma EAD?

Entre as principais vantagens de um ensino à distância está o fato de que para a grande maioria dos cursos, não é preciso que seja formada uma turma completa. Desse modo, é possível que você faça aula em uma instituição que irá oferecer uma quantidade bem maior de cursos.

Desse modo, os cursos podem ser tanto de nível de especialização ou MBA, como de pós-graduação, graduação ou até mesmo cursos complementares, como aqueles para aprendizado de uma nova língua ou cursos de pequena duração.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Mas como que funciona os cursos de ensino à distância?

De forma simples, o ensino à distância é uma modalidade de ensino em que, pelo menos, 70% do curso precisa ser realizado através das metodologias que não irão exigir nenhum tipo de presença nem do aluno e nem do professor ao mesmo tempo.

Nessa lógica, o material irá ficar disponível para o aluno, que o baixará em ambientes virtuais na internet e o acessará seguindo as suas necessidades e as suas possibilidades.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Nessa lógica, também pode ser requisitado que tanto tutores quanto professores dediquem um tempo mínimo para atendimento dos alunos. Além disso, para cursos de pequena duração, muitas vezes não é necessário nenhum tipo de presença física.

Em compensação, é solicitado que o aluno compra cotas de participação em fóruns, na resposta de questionários e até mesmo em debates em grupo realizados via internet. Desse modo, fica-se comprovada a participação exigida dos alunos.

LEAVE A REPLY