Controle de estoque: saiba o que é e como fazer

Controle de estoque: saiba o que é e como fazer

0
SHARE
Programa de controle de estoque: saiba o que é e como fazer

A organização do estoque é fundamental para o bom andamento de uma empresa, previne a falta de produtos e contribui para o controle financeiro, evitando gastos desnecessários. Mas como fazer um programa de controle de estoque? Leia e descubra.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Inicialmente, você precisa registrar a quantidade, o custo unitário e o custo total dos produtos. Isso pode ser feito manualmente ou por meio de programas de informática. Deve-se fazer uma comparação periódica entre o estoque físico eo que consta no sistema de controle. O ideal é que os números sejam idênticos.

O programa de controle de estoque tem por objetivo verificar a quantidade de mercadorias disponíveis para uso, bem como seu custo, a fim de evitar desperdícios com a aquisição de insumos já existentes ou a não utilização do material que se tem.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Para cada tipo de produto (matérias primas e produtos finais) deve existir um formulário específico de controle, para que a dinâmica seja acompanhada individualmente. Quando concluído, o controle deve informar qual a quantidade de itens em estoque e quanto esse resultado representa em valores.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Os objetos utilizados em um negócio englobam, em média, 60% (sessenta por cento) do custo total investido. Por isso é tão importante controlar o estoque. A falta desse trabalho pode levar a empresa a defasagens financeiras, o dinheiro acaba sendo aplicado de uma maneira não muito eficaz, gerando falhas na gestão de recursos.

➜ Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

Sem o efetivo controle, não se tem ideia da real situação, o que dificulta o cálculo do capital a ser disponibilizado para o giro dos negócios. Outro risco é ter que pausar a produção ou as vendas por falta de matéria prima e, consequentemente, perder de dinheiro.

➜ Baixe E-book sobre capturar E-mail

3 passos para ter um programa de controle de estoque eficiente:

1. O a periodicidade do controle deve ser seguida com rigidez. Entrada e saída de materiais precisam ser anotadas e/ou lançadas no sistema informatizado de controle.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

2. Para saídas de material do estoque é necessária a utilização de requisições com dados como identificação de quem está retirando, descrição do produto, quantidades, finalidade, etc.

➜ Baixe E-book porque usar e-mail mkt em sua loja

3. Devem existir normas para entrada e saída de material. Isso dará uma base estatística ao gestor na hora de fazer novas aquisições, e ajudará na prevenção de perda, tanto de material, quanto de capital.

➜ Lista vip

Informações básicas do formulário de controle de estoque:

Código e descrição do produto
Unidade de medida (Kg, peça, caixa, etc.)
Estoque mínimo (quantidade mínima para que não falte)
Localização (onde encontrar no almoxarifado)
Data de entrada ou de saída
Quantidade
Custo

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

Esses dados podem ser preenchidos com base nas informações da nota fiscal ou de algum documento de recebimento e também considerando as requisições de material.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Gerir a dinâmica de entrada e saída de mercadorias e materiais em uma empresa é tarefa de grande importância, pois aperfeiçoa os investimentos, possibilita uma projeção de produção, vendas ou serviços, bem como de pedidos a serem feitos no mês posterior.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Um bom programa de controle de estoque mantém a quantidade exata de mercadorias necessárias para o funcionamento da empresa, sem gastos em excesso. O resultado é a economia de recursos financeiros e melhora na qualidade dos produtos e serviços prestados.

➜ Como montar e-commerce

LEAVE A REPLY