Como vender pela Internet

Como vender pela Internet

0
SHARE
Leia nesse artigo dicas de como Vender Pela Internet
Leia nesse artigo dicas de como Vender Pela Internet

Leia nesse artigo dicas de como Vender Pela Internet

Ao longo dos últimos anos, o mercado de e-commerce teve um grande crescimento no Brasil,atraindo muito empreendedores. São diversos exemplos de cases de sucesso de empresas que conseguiram ser bem sucedidas investindo nesta área. Não podemos negar que é uma grande oportunidade de abrir seu próprio negócio, com possibilidade de lucro maior em menos tempo que uma empresa convencional.

Se você está pensando em abrir seu e-commerce e não sabe como vender pela internet ainda? Fique ligado nas dicas que vou te apresentar, é nos detalhes que o sucesso mora!

Faça um planejamento para vender pela internet

Movidos pela ansiedade, as pessoas cometem muitos erros na hora de montar uma loja virtual. Elas acreditam que apenas montar a página e sair divulgando fará com que as vendas aconteçam. Desta forma, acabam aprendendo a gerenciar um e-commerce por meio de erros.

Os especialistas aconselham a fazer um plano de negócios para esse projeto. Sozinho ou com ajuda de profissionais, você deve reunir o máximo de informação possível sobre a abertura desse seu novo negócio. Por exemplo:

 Determinar os custos de investimentos,
 Identificar o ponto de retorno,
 Conhecer fornecedores,
 Estudar parcerias,
 Criar uma estratégia de marketing dentre outros pontos.

Mas principalmente você deve conhecer o mercado no qual quer investir.

 Descobrir os concorrentes diretos e indiretos,
 Qual seu público em potencial,
 Quais são as expectativas do setor para os próximos anos.

Apenas depois de juntar todos esses dados é possível avaliar se seu projeto é viável ou não.

Uma boa dica para novos empreendedores sobre como vender pela Internet: Invista em nichos com poucos concorrentes. Desta forma, você terá maiores possibilidades de conquistar uma fatia de mercado. Ao apostar em um meio com vários concorrentes, quem está iniciando nessa área poderá ter pouca visibilidade.

Claro que não podemos descartar a criatividade, mesmo num nicho com uma grande concorrência se seu projeto for inovador, com certeza ganhará uma fatia maior no mercado.

Invista em um site com boa navegabilidade

Depois de elaborar o plano de negócio, agora o empresário pode pensar em desenvolver sua loja virtual. Quem está dando os primeiros passos e hoje tem poucos recursos pode estar associando sua loja a plataformas e-commerce especializada, além do suporte, ajudam o cliente a entrar mais rapidamente na tão sonhada fatia do mercado.

Possuem uma taxa de manutenção baixa e oferecem ferramentas importantes Como, por exemplo, alteração do layout da loja deixando de acordo com o seu projeto.

Mas como toda plataforma, acaba criando lojas virtuais muito parecidas já que é do padrão de alguns programas, mas se isso não for um empecilho, pode ser um bom investimento.

Caso você tenha como investir na criação de uma loja virtual do zero, busque por empresas realmente conceituadas no mercado. Por mais que o custo possa ser considerável em relação a uma plataforma, você terá a garantia que o serviço será executado com qualidade. E uma

página bem estruturada é essencial para o começo de um e-commerce.

Lembre-se: O consumidor é muito exigente. Ele quer um site rápido e responsivo – fácil acesso em tablets e smartphones – a página tem que ter um visual agradável e imagens de ótima qualidade (evite usar imagens da internet, use imagens dos seus próprios produtos e de banco de imagens free, pois não tem direitos autorais).

O cliente deseja encontrar facilmente o que procura, se a página for muito complexa, ele desistirá e não fechará o pedido. Lembra-se que falei sobre marketing digital? Pois bem, existem métricas que computam o tempo no qual o cliente permanece em sua página e o que ele olha, assim é possível mensurar o que dá e o que não dá resultado.

Outra regra importante sobre como vender pela internet é a segurança da loja virtual. É necessário que o cliente se sinta seguro para fornecer os dados pessoais para efetuar a compra. Então invista em serviços de proteção contra ataques e suportes para uma operação segura.

Seja sempre transparente para vender pela Internet

Assim como nas lojas físicas, a honestidade é muito valorizada no meio digital. É importante expor as informações sobre a empresa, como: nome do comércio, CNPJ, endereço, telefones e e-mails de contato. O acesso a esses dados deve ser fácil para os consumidores.

Outra recomendação sobre como vender pela internet é criar uma página com as respostas para as perguntas mais comuns. Lá, deixe claras as informações sobre os prazos de entrega, as taxas de cobrança de frete e qualquer outro assunto de interesse do cliente.

Evite ao máximo que seu consumidor sinta-se confuso ou mesmo frustrado, porque não tinha a informação correta no momento da compra.

Faça da logística um diferencial para vender pela Internet

Pode confessar. Você fica muito alegre quando um produto que encomendou pela internet chega antes do prazo, não é mesmo? Pois bem, para o cliente é a mesma coisa. Ele fica na expectativa de sua encomenda, se e ela for entregue antes do prazo, ficará contente, se atrasar se sentirá frustrado. .

Pelo cliente não ir a uma loja física para compra, o cuidado com a logística no e-commerce é fundamental, e é isso que irá lhe da concorrência. Os produtos devem chegar antes ou no prazo estipulado pelo site na hora da compra. E claro, a encomenda deve estar muito bem embalada. Isso conta muitos pontos e até mesmo garante fidelidade. Claro que pode haver casos em que haja uma situação que impossibilite a entrega do produto no prazo, então avise sobre esse imprevisto. Pior do que ter uma entrega atrasada, é não receber nenhum satisfação sobre a mesma.

Tenha funcionários preparados e bem treinados para vender pela Internet

É muito importante contar com uma equipe qualificada para trabalhar no e-commerce. Elas devem entender muito bem a proposta do projeto e como vender pela internet. Claro que no começo é tudo muito difícil, mas saiba direcionar uma pessoa para cada uma das funções por trás de uma loja virtual.

Por exemplo, uma pessoa para gerenciar as vendas, outra para cuidar da logística, outra para cuidar do marketing e assim por diante. Assim como uma loja física, é muito trabalhoso cuidar de um e-commerce. Focar tudo em uma ou poucas pessoas gera margem para diversos erros e problemas com o gerenciamento.

Crie um atendimento de qualidade para vender pela Internet

As pessoas ainda são muito desconfiadas ao comprar pela internet, ainda mais em uma loja que está no começo. E por outro lado, bons atendimentos são raros de se encontrar.

Então, empenhe-se em executar um serviço de qualidade. Seja gentil e atencioso, lembre-se que se para você isso é novo imagine para o cliente.Atendimento e agilidade será seu cartão de visitas.

Divulgue para vender pela internet

O site já está no ar, abastecido de produtos, com uma boa equipe para dar suporte e com a logística bem organizada. Não adianta esperar as pessoas procurarem no Google a loja, é necessário investir na divulgação dela. E atualmente temos uma vantagem de usar as redes sócias para isso.

Sempre deixe uma verba para investir em anúncios no Facebook, Google AdWords e entre outras plataformas. Outro meio de conseguir destaque em sites de busca é utilizando as ferramentas de SEO nos textos dentro da loja virtual. Se isso for muito complexo, contrate uma agência especializada para executar esse serviço.

Além de tudo isso que foi citado, procure sempre estar atualizado ou investir em sua qualificação também. O mundo do e-commerce tem sempre novidades que podem ser muito úteis para o seu negócio. Então, nunca deixe de buscar mais informações sobre como vender pela internet.

LEAVE A REPLY